Recomendado para você

F1: Se 'desastre' não é a palavra certa para definir a temporada 2025 da Ferrari, qual é?

F1: Se 'desastre' não é a palavra certa para definir a temporada 2025 da Ferrari, qual é?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Se 'desastre' não é a palavra certa para definir a temporada 2025 da Ferrari, qual é?
F1: Red Bull anunciará duplas de pilotos para 2026 em nova data; entenda

F1: Red Bull anunciará duplas de pilotos para 2026 em nova data; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Red Bull anunciará duplas de pilotos para 2026 em nova data; entenda
Após confirmações de Schumacher e Collet, veja o grid da IndyCar 2026

Após confirmações de Schumacher e Collet, veja o grid da IndyCar 2026

Indy
Indy
Após confirmações de Schumacher e Collet, veja o grid da IndyCar 2026
F1: Qual é a "grande vantagem" da Red Bull para novas regras de 2026?

F1: Qual é a "grande vantagem" da Red Bull para novas regras de 2026?

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Qual é a "grande vantagem" da Red Bull para novas regras de 2026?
ANÁLISE: Las Vegas encontra seu papel na F1, mas ainda tem onde melhorar

ANÁLISE: Las Vegas encontra seu papel na F1, mas ainda tem onde melhorar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
ANÁLISE: Las Vegas encontra seu papel na F1, mas ainda tem onde melhorar
F1: 'Jogou a toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026

F1: 'Jogou a toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: 'Jogou a toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026
Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel

Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel

Bike
Bike
Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel
Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026

Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026

MotoGP
MotoGP
Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026

MotoGP: Ducati revela mudança "simples" que ajudou Bagnaia no GP de Aragón

Fabricante italiana e o bicampeão começam a entender o porquê' de um passo à frente dado pelo piloto italiano na etapa espanhola da categoria rainha

Francesco Bagnaia, Ducati Team

Pecco Bagnaia conseguiu voltar ao pódio no GP de Aragón de MotoGP, depois de algumas etapas 'azaradas' para o bicampeão da categoria rainha. A equipe de fábrica da Ducati revelou a "simples" mudança feita na sessão em Motorland para ajudar o piloto italiano.

Leia também:

Depois de estar no pódio em três das quatro primeiras corridas, incluindo a vitória em Austin, Bagnaia afundou em uma espiral a partir do GP da França (16º), sem conseguir se recuperar no GP da Inglaterra (queda) - uma dinâmica ruim que continuou no sprint de Aragón, onde ele perdeu muitas posições e terminou em 12º.

O bicampeão de MotoGP pediu ajuda à Ducati, uma mudança, "para conversar e encontrar uma solução". Neste domingo, o piloto italiano conseguiu voltar ao pódio, um brilhante terceiro lugar atrás de Marc Márquez e de Álex Márquez, mas no pódio, se defendendo de ataques de Pedro Acosta.

No final do dia, o Motorsport.com conversou com Davide Tardozzi, gerente de equipe da Ducati de fábrica, para descobrir o que havia mudado.

"Acho que era necessária uma pequena mudança para lhe dar confiança na frenagem", disse. "Encontramos isso nos discos de freio e no novo sistema, então acho que isso realmente fez uma grande diferença", revelou Tardozzi.

"Dito isso, não houve um momento, nem mesmo um minuto, em que todos na Ducati não estivessem tentando ajudar Pecco", acrescentou.

O que torna Aragón única

Francesco Bagnaia, Ducati Team

Francesco Bagnaia, Equipe Ducati

Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images

O circuito Motorland Aragón é uma pista onde os freios da MotoGP são aplicados em 29% da volta, com um nível de estresse do disco de freio de 4 em uma escala até 6, e classificado pelo fornecedor italiano Brembo como "duro". Mesmo assim, a maioria dos pilotos usa o modelo de 340 mm de diâmetro para o disco dianteiro de suas motos.

"Usamos discos maiores, os de 355 mm, que apenas Pecco usou aqui em Aragón [neste domingo]". Tal 'pequena' mudança ofereceu um grande benefício para o italiano. A questão é se essa recuperação agora será permanente ou apenas temporária.

"Acho que entendemos algumas coisas, e acho que a Pecco também. Dito isso, veremos amanhã o que acontece com outras mudanças", em referência ao teste oficial que acontece nesta segunda-feira (9) em Motorland, onde a Ducati espera introduzir novos recursos.

"Sim, teremos um novo pacote aerodinâmico e também testaremos outras coisas que Pecco separou para melhorar a motocicleta. Marc já está usando alguns deles, então, a partir de amanhã, pediremos a Pecco para testá-los novamente para ver se ele melhora ainda mais".

Após a corrida, Fabio Di Giannantonio soube que Bagnaia havia usado esse disco de 355 mm, e o italiano da Pertamina VR46 vai montá-los em sua moto nesta segunda-feira durante o teste, para ver se eles também podem ajudá-lo na pilotagem da GP25.

MARTÍN DIZ QUERER SAIR: APRILIA 'BATE O PÉ'! Que será de ACOSTA? Quartararo, TRACKHOUSE, Arena Cross

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

MARTÍN DIZ QUERER SAIR: APRILIA 'BATE O PÉ'! Que será de ACOSTA? Quartararo, TRACKHOUSE, Arena Cross

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior MotoGP: Veja como ficou campeonato após vitória de Marc Márquez em Aragón
Próximo artigo MotoGP: Márquez experimenta novo pacote aerodinâmico no teste de Aragón

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros