Recomendado para você

Anúncio de Diogo Moreira fecha grid da MotoGP 2026; veja equipes e pilotos

Anúncio de Diogo Moreira fecha grid da MotoGP 2026; veja equipes e pilotos

MotoGP
MotoGP
Anúncio de Diogo Moreira fecha grid da MotoGP 2026; veja equipes e pilotos
VÍDEO: Bonner alfineta Band sobre retorno da F1 à Globo

VÍDEO: Bonner alfineta Band sobre retorno da F1 à Globo

Fórmula 1
Fórmula 1
VÍDEO: Bonner alfineta Band sobre retorno da F1 à Globo
Diogo Moreira tem "todas as qualidades para se tornar um dos maiores da MotoGP", diz chefe da LCR Honda

Diogo Moreira tem "todas as qualidades para se tornar um dos maiores da MotoGP", diz chefe da LCR Honda

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
Diogo Moreira tem "todas as qualidades para se tornar um dos maiores da MotoGP", diz chefe da LCR Honda
F1: Audi já fez primeiros testes no simulador com carro de 2026; saiba mais

F1: Audi já fez primeiros testes no simulador com carro de 2026; saiba mais

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Audi já fez primeiros testes no simulador com carro de 2026; saiba mais
Chegada à MotoGP é um "sonho virando realidade", diz Diogo Moreira

Chegada à MotoGP é um "sonho virando realidade", diz Diogo Moreira

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
Chegada à MotoGP é um "sonho virando realidade", diz Diogo Moreira
F1: Hakkinen dá prazo para adaptação da Ferrari para Hamilton

F1: Hakkinen dá prazo para adaptação da Ferrari para Hamilton

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Hakkinen dá prazo para adaptação da Ferrari para Hamilton
F1: Aston Martin ficou "lisonjeada" com rumores sobre Verstappen

F1: Aston Martin ficou "lisonjeada" com rumores sobre Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Aston Martin ficou "lisonjeada" com rumores sobre Verstappen
F1: Bortoleto fez "lição de casa" após Singapura e está "confiante" para Austin

F1: Bortoleto fez "lição de casa" após Singapura e está "confiante" para Austin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Bortoleto fez "lição de casa" após Singapura e está "confiante" para Austin

MotoGP: Ducati revela mudança "simples" que ajudou Bagnaia no GP de Aragón

Fabricante italiana e o bicampeão começam a entender o porquê' de um passo à frente dado pelo piloto italiano na etapa espanhola da categoria rainha

Francesco Bagnaia, Ducati Team

Pecco Bagnaia conseguiu voltar ao pódio no GP de Aragón de MotoGP, depois de algumas etapas 'azaradas' para o bicampeão da categoria rainha. A equipe de fábrica da Ducati revelou a "simples" mudança feita na sessão em Motorland para ajudar o piloto italiano.

Leia também:

Depois de estar no pódio em três das quatro primeiras corridas, incluindo a vitória em Austin, Bagnaia afundou em uma espiral a partir do GP da França (16º), sem conseguir se recuperar no GP da Inglaterra (queda) - uma dinâmica ruim que continuou no sprint de Aragón, onde ele perdeu muitas posições e terminou em 12º.

O bicampeão de MotoGP pediu ajuda à Ducati, uma mudança, "para conversar e encontrar uma solução". Neste domingo, o piloto italiano conseguiu voltar ao pódio, um brilhante terceiro lugar atrás de Marc Márquez e de Álex Márquez, mas no pódio, se defendendo de ataques de Pedro Acosta.

No final do dia, o Motorsport.com conversou com Davide Tardozzi, gerente de equipe da Ducati de fábrica, para descobrir o que havia mudado.

"Acho que era necessária uma pequena mudança para lhe dar confiança na frenagem", disse. "Encontramos isso nos discos de freio e no novo sistema, então acho que isso realmente fez uma grande diferença", revelou Tardozzi.

"Dito isso, não houve um momento, nem mesmo um minuto, em que todos na Ducati não estivessem tentando ajudar Pecco", acrescentou.

O que torna Aragón única

Francesco Bagnaia, Ducati Team

Francesco Bagnaia, Equipe Ducati

Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images

O circuito Motorland Aragón é uma pista onde os freios da MotoGP são aplicados em 29% da volta, com um nível de estresse do disco de freio de 4 em uma escala até 6, e classificado pelo fornecedor italiano Brembo como "duro". Mesmo assim, a maioria dos pilotos usa o modelo de 340 mm de diâmetro para o disco dianteiro de suas motos.

"Usamos discos maiores, os de 355 mm, que apenas Pecco usou aqui em Aragón [neste domingo]". Tal 'pequena' mudança ofereceu um grande benefício para o italiano. A questão é se essa recuperação agora será permanente ou apenas temporária.

"Acho que entendemos algumas coisas, e acho que a Pecco também. Dito isso, veremos amanhã o que acontece com outras mudanças", em referência ao teste oficial que acontece nesta segunda-feira (9) em Motorland, onde a Ducati espera introduzir novos recursos.

"Sim, teremos um novo pacote aerodinâmico e também testaremos outras coisas que Pecco separou para melhorar a motocicleta. Marc já está usando alguns deles, então, a partir de amanhã, pediremos a Pecco para testá-los novamente para ver se ele melhora ainda mais".

Após a corrida, Fabio Di Giannantonio soube que Bagnaia havia usado esse disco de 355 mm, e o italiano da Pertamina VR46 vai montá-los em sua moto nesta segunda-feira durante o teste, para ver se eles também podem ajudá-lo na pilotagem da GP25.

MARTÍN DIZ QUERER SAIR: APRILIA 'BATE O PÉ'! Que será de ACOSTA? Quartararo, TRACKHOUSE, Arena Cross

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

MARTÍN DIZ QUERER SAIR: APRILIA 'BATE O PÉ'! Que será de ACOSTA? Quartararo, TRACKHOUSE, Arena Cross

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior MotoGP: Veja como ficou campeonato após vitória de Marc Márquez em Aragón
Próximo artigo MotoGP: Márquez experimenta novo pacote aerodinâmico no teste de Aragón

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros