MotoGP GP da Tailândia

MotoGP: Em meio a julgamento por falência, KTM pode ser comprada por BMW, afirma jornal austríaco

Futuro da fabricante de motocicletas será decidido pelo tribunal na terça-feira (25)

KTM factory Mattighofen

A montadora alemã BMW é uma das interessadas em comprar a fabricante de motos KTM, informa o canal televisivo austríaco oe24.at. A marca austríaca, que possui equipe na MotoGP, irá saber a definição do seu futuro após o seu julgamento da falência na terça-feira (25).

O administrador de insolvência do tribunal regional de Wels, Peter Vogl, anunciará sua decisão sobre qual das opções de reestruturação da empresa KTM é a mais viável e, portanto, a escolhida para tentar levar a fabricante da Áustria adiante.

Leia também:

Além de vários planos de reestruturação, o escritório de advocacia de Vogl foi abordado com várias ofertas de aquisição, inclusive de fabricantes como a chinesa CF Moto e a indiana Bajaj Group, que já tem uma participação de 49% na empresa.

No entanto, o oe24.at no domingo (23) relatou como um "forte rumor" que a montadora alemã BMW, que além de carros tem uma divisão de motocicletas, estava entre os interessados em comprar a KTM.

O administrador da insolvência do tribunal regional de Wels convocou todos os credores da KTM, incluindo instituições financeiras, fabricantes de peças e os funcionários, que estão com parte de seus salários atrasados.

Vogl deve moderar a votação entre os credores para que a decisão seja tomada por eles. Entretanto, o valor do voto depende do nível de endividamento e, nesse caso, os bancos têm a maioria para decidir.

La estructura de KTM podría pasar a manos de BMW si se confirman los rumores de compra

A estrutura da KTM poderia ser assumida pela BMW se os rumores de aquisição forem confirmados.

Foto de: KTM Images

Conforme relatado pelo oe24.at, "Na reunião de compensação de terça-feira, a BMW Motorrad quer se tornar um investidor e continuar com a marca KTM, mas não mais na Áustria", um movimento que, acrescenta, "levaria a produção para fora do país", denuncia o portal austríaco, alertando que isso significaria que "os 4.500 funcionários na Alta Áustria seriam demitidos até o final de 2025".

O portal também afirma que "a pesquisa será transferida para a Alemanha e a produção para a Índia", onde a BMW tem um parceiro de produção, a TVS, bem como o grupo indiano Bajaj, que já fabrica para a KTM na Índia.

De acordo com o site oe24.at, se a BMW concluísse a aquisição da fabricante austríaca, os trabalhadores perderiam seus empregos, os fornecedores locais iriam à falência e o dinheiro dos contribuintes teria que pagar pelos custos que o fundo de compensação de insolvência da Áustria teria que arcar para cuidar dos desempregados, que estima em mais de 225 milhões de euros por ano.

Nenhuma notícia da MotoGP

O relatório do portal austríaco não menciona a divisão de corridas da KTM, que no próximo fim de semana participará do início da temporada 2025 da MotoGP com o GP da Tailândia, se nada acontecer amanhã para impedi-lo.

A KTM está representada por duas equipes e quatro pilotos de ponta, o espanhol Pedro Acosta e o sul-africano Brad Binder na garagem da fábrica, com o italiano Enea Bastianini e o também espanhol Maverick Viñales na equipe satélite de fábrica Red Bull Tech3-KTM.

Os rumores sobre o futuro das corridas estão obviamente condicionando a preparação da temporada, tanto na categoria rainha quanto nas equipes de Moto2 e Moto3, onde o fabricante fornece muito material, bem como no campeonato de treinamento RB Rookies Cup.

A BMW participa do Campeonato Mundial de Superbike, onde foi campeã no ano passado com Toprak Razgatlıoğlu. No entanto, a BMW não participa da MotoGP, à qual poderia ter acesso direto se a compra da KTM se concretizar, o que, por sua vez, levaria a estrela turca do SBK para o paddock da categoria rainha.

Toprak Razgatlioglu, BMW Motorrad WorldSBK Team

Toprak Razgatlioglu, Equipe BMW Motorrad WorldSBK

Foto de: Gold and Goose

Como BAGNAIA REAGE A MARC MÁRQUEZ? Álex Márquez, APRILIA e Acosta ESTÃO NO PÁREO? R3 Horas Cascavel

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Como BAGNAIA REAGE A MARC MÁRQUEZ? Álex Márquez, APRILIA e Acosta ESTÃO NO PÁREO? R3 Horas Cascavel

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Germán Garcia Casanova
MotoGP
Maverick Viñales
Enea Bastianini
Brad Binder
Toprak Razgatlioglu
Pedro Acosta
Red Bull KTM Factory Racing
Tech 3
BMW Motorsport
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior MotoGP: Atual campeão, Martín perderá GP da Tailândia após nova lesão

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros