MotoGP: Equipe de Oliveira, RNF Aprilia pode não estar no grid em 2024; entenda

Situação da equipe malaia é alvo de discussão no paddock em Valência

Miguel Oliveira, RNF MotoGP Racing

Miguel Oliveira, RNF MotoGP Racing

Gold and Goose / Motorsport Images

O paddock da MotoGP em Valência foi pego de surpresa por uma informação que veio à tona nesta sexta-feira (24). Equipe de Miguel Oliveira e Raúl Fernández e satélite da Aprilia, a RNF pode fechar as portas e não estar presente no grid de 2024.

A informação foi publicada pelo jornalista Simon Patterson do portal The Race, que divulgou detalhes sobre a crise da equipe malaia.

Leia também:

A RNF entrou na MotoGP em 2019 sob o nome de SRT (Sepang Racing Team), após uma trajetória de relativo sucesso nas categorias de acesso. Com Fabio Quartararo e Franco Morbidelli, a equipe surpreendeu logo de cara na classe-rainha, com o ítalo-brasileiro conquistando o vice-campeonato de 2020.

Mas após um 2021 complicado e o fim da parceria com a Petronas, a SRT ficou próxima de fechar as portas, sendo salva pelo então chefe de equipe, Razlan Razali. Ainda como satélite da Yamaha, a RNF fechou um acordo com a WithU como patrocinadora máster, que foi trocada pela CryptoData em 2023, junto com a mudança de motos para a Aprilia. Pouco depois, a marca romena surpreendeu ao comprar 60% das ações do time.

Mesmo com a venda das ações, a situação financeira da equipe não teria melhorado, com dívidas a diversos fornecedores. Essa questão já estava rondando o paddock recentemente, após Fernández declarar em uma coletiva que o time "não teria nenhuma peça nova, apenas os pneus".

E, segundo o The Race, a situação deve piorar ainda mais nas próximas semanas, com uma possível 'separação' entre Razali e o chefe da CryptoData, Ovidiu Toma, o que deixa no ar o futuro da operação da RNF como um todo.

Porém, a situação não seria tão preocupante quanto parece. De acordo com a reportagem, as motos e boa parte dos funcionários da RNF estão ligados diretamente à Aprilia e não ao time malaio. Com isso, seria corrido mas não impossível a formação de uma nova 11ª equipe para o grid a tempo do começo da temporada 2024.

A crise da RNF deve ser particularmente frustrante para Oliveira que, recentemente, negou a oferta da Honda para substituir Marc Márquez após a montadora japonesa oferecer a ele um contrato de apenas um ano. Tanto ele quanto Fernández já estavam garantidos com a RNF para a temporada 2024 da MotoGP.

F1 AO VIVO: LECLERC supera Norris e lidera TL2 com BATIDA de Sainz e Verstappen 3º; DRUGO 2º no TL1!

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se GP de Las Vegas de fato teve sucesso

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Viñales lidera TL2 em Valência com Martín em 2º; Bagnaia terá que disputar Q1 da classificação
Próximo artigo MotoGP: Viñales quebra recorde e faz primeira pole do ano

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil