Últimas notícias

MotoGP limita regras aerodinâmicas para temporada 2019

Times não poderão mais montar novas estruturas no pacote aerodinâmico existente

Jorge Lorenzo, Ducati Team

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Desde a proibição das aletas no final da temporada de 2016, as fabricantes da MotoGP desenvolveram pacotes aerodinâmicos mais complexos em uma tentativa de replicar os efeitos de aumento de downforce dos dispositivos proibidos.

Atualmente, as equipes estão restritas a dois projetos diferentes de carenagem por temporada: uma versão 'padrão' que deve ser homologada antes do início da temporada e uma 'evolução' que pode ser introduzida em qualquer corrida do ano. Os pilotos estão então livres para alternar entre os dois projetos.

No entanto, alguns fabricantes - principalmente a Ducati - incorporaram projetos com várias seções, que podem ser adicionadas e removidas para atender às exigências aerodinâmicas das diferentes pistas.

Esta prática será proibida em 2019, de acordo com um comunicado divulgado pela MotoGP após uma reunião da Comissão do Grande Prêmios na semana passada em Assen.

"As diretrizes de projeto de corpo aerodinâmico foram divulgadas pelo Diretor Técnico. Foram introduzidas novas dimensões e limites do corpo aerodinâmico e foram introduzidas limitações à combinação de diferentes partes do corpo do veículo."

"Como resultado, os designs atuais ainda serão permitidos, mas não será possível remover/trocar peças aerodinâmicas significativas."

Outra área em que serão impostos limites mais rigorosos para 2019 é a eletrônica, especificamente com a introdução de uma "plataforma inercial unificada".

Isso segue a adoção da MotoGP de uma ECU (Unidade de Controle Eletrônico) única para a temporada de 2016, concebida para reprimir as práticas das equipes que utilizam a plataforma inercial para alimentar os diferentes dados da ECU sobre o que a moto está fazendo e obter uma vantagem com isso.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Crutchlow: Honda sofre ao andar no meio do pelotão
Próximo artigo Pedrosa revelará futuro na MotoGP na Alemanha

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil