MotoGP - Lorenzo revela que Rossi não queria espanhol na Yamaha: "Ou ele ou eu"
Segundo piloto espanhol, intenção do "The Doctor" era continuar na equipe em 2011, mas sem o #99
Na véspera do GP da França da MotoGP, Jorge Lorenzo relembrou como foi a temporada de 2010 na Yamaha e revelou que Valentino Rossi disse à fabricante que teriam que escolher entre um dos pilotos para o ano seguinte.
Depois de duas campanhas como companheiros de equipe, a tensão entre Rossi e Lorenzo foi aumentando. O italiano tinha acabado de ganhar os dois últimos títulos do Mundial, mas o espanhol o ofuscava cada vez mais.
No terceiro GP daquele ano de 2010, na França, Lorenzo chegou a líder do campeonato, com quatro pontos de vantagem sobre o companheiro. Os contratos dos dois pilotos foram encerrados naquele ano e o #46 teve uma oferta interessante da Ducati. A intenção de Rossi era continuar na Yamaha, mas sem o #99 no mesmo time.
No GP da França, o "The Doctor" garantiu a pole sobre o espanhol. Naquele momento, Rossi avisou a fabricante que eles teriam que escolher entre um dos pilotos para o ano seguinte.
“Foi uma corrida vital para ambos, alguns pilotos começaram a negociar para o ano seguinte. O Valentino começou a falar com a Yamaha e disse basicamente: 'ou eu ou o Lorenzo'. Surpreendentemente, a Yamaha o recebeu de braços abertos, mas disseram-lhe: 'se quiser continuar, vamos esperar por ti, mas não vamos ficar sem Lorenzo'. Isso fez Valentino se sentir mal, que viu isso como uma traição a ele após os títulos. Mas a Yamaha também estava pensando no futuro e não estava disposta a ficar sem meu trabalho", disse Lorenzo em seu canal no YouTube.
No entanto, a história foi diferente na corrida. Lorenzo estudou Rossi para se preparar para a ultrapassagem e venceu a prova.
“Comecei a corrida, e perdi a posição para o Pedrosa. Passei por ele e por trás pude ver os pontos em que ele era superior ao Rossi. Ultrapassei ele chegando à curva 1, mas ele me devolveu na próxima, na chicane de Dunlop. Comecei a pensar sobre o próximo ponto de ultrapassagem. Tentei no mesmo ponto e, quando consegui, decidi fechar todas as lacunas possíveis. Ao passar pela linha de chegada, decidi ir um pouco mais rápido. O Valentino tentou apertar, mas não foi treinado para isso e começou a cometer erros. Demorei meio segundo e quando o seu rival vê que tem que arriscar muito, joga a toalha.”
Na etapa seguinte, na Itália, o italiano machucou a perna e disse adeus às possibilidades de título. Ele finalmente decidiu aceitar a oferta da Ducati, enquanto Lorenzo renovou por dois anos com a Yamaha.
Fotos do GP da França de MotoGP de 2010
MASSA fala sobre comparação com BARRICHELLO, DIFICULDADE em ADAPTAÇÃO ao BRASIL e desafio na STOCK
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
PODCAST #103: TELEMETRIA - Tudo sobre o GP da Espanha com Rico Penteado
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.