MotoGP GP da Espanha

MotoGP: Marc Márquez recusou proposta multimilionária da Honda, diz jornal espanhol

Espanhol teria recebido oferta de 100 milhões de euros para permanecer por mais quatro anos, mas preferiu ir para a Ducati, onde tem tido sucesso

Marc Marquez, Ducati Team

A corrida é mais do que apenas um esporte - é um fogo que consome tudo, que arde no coração de cada piloto que se atreve a colocar uma perna sobre uma máquina e levá-la aos seus limites absolutos. A pista é um mundo movido por um desejo incessante de glória, onde a paixão e o orgulho muitas vezes superam o fascínio do salário. Na MotoGP, para aqueles que vivem e respiram a corrida, a vitória não é apenas um prêmio, é um modo de vida.

Marc Márquez é a personificação dessa ideologia. O hexacampeão mundial tem sido um dos competidores mais ferozes do esporte, movido não por ganhos financeiros, mas pelo amor à perseguição e pela vontade de ser o primeiro a ver a bandeira quadriculada. Toda a carreira foi um testemunho do sacrifício brutal, do compromisso e da pura paixão que as corridas exigem. E agora, apesar de uma oferta impressionante da Honda no valor de 100 milhões de euros (R$ 646 milhões), Márquez mostrou mais uma vez ao mundo que seu coração bate pelas corridas - e não pelo dinheiro.

Leia também:

Os relatos surgiram pela primeira vez através da publicação espanhola AS, revelando a proposta alucinante da Honda: uma extensão de contrato de quatro anos, totalizando 100 milhões de euros, para manter Márquez. Essa quantia o tornaria um dos pilotos mais bem pagos da história da MotoGP - o dobro do que o atual piloto da Yamaha, Fabio Quartararo, estaria ganhando. Mas Márquez, cujo legado já estava garantido, recusou a enorme oferta sem hesitar.

"O dinheiro não deve ser um problema para alguém que quer vencer", disse o chefe da Ducati, Gigi Dall'Igna, ao discutir a decisão de Márquez de priorizar seu amor pelas corridas em detrimento das recompensas financeiras. E é verdade - desde que entrou no mundo da MotoGP, o espanhol tem sido motivado por algo muito maior do que apenas o salário. Sua mente sempre esteve focada em uma coisa: vencer.

Marc Marquez, Gresini Racing

Marc Márquez, Gresini Racing

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Depois de deixar a Honda, Márquez fez uma jogada ousada ao ingressar na Gresini Racing em 2024, pilotando uma Ducati um ano mais velha. A transição foi perfeita e os resultados vieram quase imediatamente. Em 2025, o espanhol tem sido imparável, acumulando sete vitórias em oito corridas (incluindo sprints), mostrando ao mundo que ele ainda tem o que é preciso, não importa a máquina que esteja sob seu comando. "Não sei se estamos vendo o melhor Márquez na MotoGP", admitiu Dall'Igna, "mas sei que estamos vendo o melhor Márquez em uma Ducati."

Para Márquez, a corrida não se trata apenas da moto, mas do ambiente certo, da equipe perfeita e do impulso competitivo que o alimenta. A Ducati, com seu maquinário superior e suporte de fábrica, reacendeu esse sentimento. Os resultados falam por si: um piloto que antes lutava contra lesões e a competitividade em declínio da Honda agora está de volta ao topo, com o fogo mais aceso do que nunca.

Mas vamos falar sobre o dinheiro, porque o lado financeiro da história é igualmente convincente. A extensão do contrato de 100 milhões de euros da Honda teria assegurado Márquez para o resto da vida, no entanto, ele optou por recusá-la. Em vez disso, o contrato atual com a Ducati está avaliado em aproximadamente 5 milhões de euros por ano (R$ 32,3 milhões), o que, em comparação, representa um enorme corte salarial. E, dependendo de como se vê a situação, ele poderia ter corrido pela Gresini em 2024 com pouco ou nenhum salário, contando apenas com patrocinadores privados para cobrir os custos.

Marc Marquez, Ducati Team

Marc Marquez, equipe Ducati

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Apesar do drástico corte salarial, não há sinais de que isso tenha afetado a vantagem competitiva de Márquez. "Se você quer vencer, tem que abrir mão de muitas coisas, às vezes até de dinheiro", continuou Dall'Igna, capturando perfeitamente a essência da abordagem do piloto. Sua decisão de deixar o enorme contrato para trás não foi por falta de segurança financeira. Em vez disso, tratava-se de voltar à forma, correr com as melhores máquinas e buscar a emoção da vitória.

Como seu incrível desempenho em 2025 continua a demonstrar, o amor de Márquez pelas corridas é maior do que qualquer salário. Seu foco não está no dinheiro, mas em ser o melhor. No final, o dinheiro, a fama e a glória são secundários.

O verdadeiro legado de Marc Márquez será definido por sua dedicação ao esporte e pela paixão que o move todos os dias. E se o seu desempenho atual na Ducati for uma indicação, ele ainda não terminou - está apenas começando.

MAIOR ARREPENDIMENTO de Márquez: lição para MARTÍN? Chance de Bagnaia, ACOSTA 'na' Honda e pré-JEREZ

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Márquez DOMINA, Bagnaia MEDIANO, Martín QUEBRA COSTELAS e VIÑALES PUNIDO: o CAOS da MotoGP no Catar

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Enrico Punsalang
MotoGP
Marc Marquez
Ducati Team
Repsol Honda Team
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior MotoGP - Quartararo: "Está claro que você precisa de um V4 para ser rápido"
Próximo artigo MotoGP: Após dia caótico, Alex Márquez terminou sexta irritado em Jerez

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros