MotoGP - Márquez: "Se eu ganhar outro título, será um bônus, mas meu objetivo principal já foi alcançado"
Após sua promoção para a equipe da Ducati, muitos colocam o hexacampeão da categoria rainha como o claro favorito para conquistar o título de 2025
O hexacampeão da MotoGP, Marc Márquez, está cauteloso com as expectativas para a temporada de 2025, mesmo com a ida para equipe de fábrica da Ducati, afirmando que o objetivo de voltar a ser competitivo já foi alcançado.
O "plano" de Márquez, quando tomou a decisão de deixar a Honda e sua equipe técnica em 2023, era se juntar à equipe oficial da Ducati, a fabricante que atualmente domina o campeonato, o mais rápido possível.
Foram necessários apenas alguns meses para que o hexacampeão convencesse a direção da marca italiana, que, ao longo do ano, teve de enfrentar manobras extremas, como a decisão de dispensar Enea Bastianini e Jorge Martín, que conquistou o título de 2024 depois da decisão.
Muitos veem o compromisso da Ducati com Márquez como absolutamente justificado, já que estamos falando possivelmente de um dos melhores pilotos da história.
No entanto, nem todos entendem a mudança de direção na filosofia que levou o fabricante italiano a vencer os últimos três campeonatos com Pecco Bagnaia (2) e Martín.
Uma situação que seria completamente esclarecida se o espanhol conquistar o título em seu primeiro ano como piloto de fábrica da Ducati, um "fardo" com o qual Márquez, no momento, não está disposto a brincar.
"Eu já consegui o que queria: estender minha carreira e ser competitivo novamente. Se eu ganhar outro título, será um bônus. Mas meu principal objetivo já foi alcançado", explicou o piloto em uma conversa com o MotoGP.com, o site oficial do campeonato, no final da última temporada.
Marc Márquez, Equipe Ducati
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
Márquez chegará à garagem da fábrica da Ducati aos 32 anos (ele completa 32 anos em 17 de fevereiro) e com 17 temporadas no Campeonato Mundial, 12 delas na categoria rainha, onde conquistou seis títulos entre 2013 e 2019.
Depois de se lesionar em 2020, Marc precisou de um longo processo de recuperação e quatro operações no braço direito até se sentir, em 2023, capaz de voltar a ser o que era, mas então não tinha a moto para ser competitivo.
"Com a Honda, conseguimos muito e me sinto parte da Honda. No entanto, agora [2024] estou pilotando uma Ducati e, em 2025, serei um piloto oficial da Ducati".
"É claro que tentarei defender as cores da minha marca. Mas a Honda tem sido e será uma parte muito importante da minha carreira, ou talvez a parte mais importante. Nunca se sabe", confessou o espanhol, que em mais de uma ocasião admitiu que, se a opção de ir para a Gresini não tivesse surgido, "eu teria me aposentado".
"Quando eu estava na Honda, às vezes as pessoas diziam: 'Honda é Honda, e ele vence por causa da Honda'. Mas havia outras Hondas. Se você for um bom piloto e for à Honda dizendo: 'Não me importo com o dinheiro, só quero a melhor moto', eles lhe darão a melhor moto, se você for bom. No meu caso, fiz o oposto. Fui à Ducati e disse: 'Não me importo com nada, só quero pilotar a melhor motocicleta'".
"Agora, quando eu me aposentar, estarei em paz comigo mesmo porque tentei de tudo", disse o piloto, que renunciou ao último ano de seu contrato com a fabricante japonesa e que teve que abrir mão de alguns de seus principais patrocinadores pessoais para vir para a Ducati.
Tal postura que, juntamente com sua recusa em correr com uma equipe satélite, convenceu Claudio Domenicali e Gigi Dall'Igna, que agora esperam ver os resultados apoiarem sua grande aposta.
"É claro que, quando você faz uma mudança como essa, coloca muita pressão sobre si mesmo e pode haver comentários negativos se você não conseguir o que deseja. Mas eu já consegui o que queria: prolongar minha carreira e voltar a ser competitivo".
O catalão afirmou que, por enquanto, não quer carregar a pressão de ser o grande favorito ao título em 2025: "Se eu ganhar outro título, será um bônus. Mas meu principal objetivo já foi alcançado".
MotoGP 25: BAGNAIA x MÁRQUEZ, como VALENTINO VAI SE METER, o que o CAMPEÃO MARTÍN pode fazer e mais
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
PÓDIO CAST fala sobre expectativas para MotoGP 2025:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.