MotoGP: Moreira revela que procurou Márquez antes de assinar contrato
Espanhol garantiu ao brasileiro que Honda era a escolha certa para ascensão à categoria rainha

Dois dias após sua estreia na MotoGP em 2026 ter sido oficialmente confirmada, Diogo Moreira revelou que procurou conselhos de Marc Márquez durante o processo de tomada de decisão e que o espanhol o encorajou a assinar com a Honda.
O anúncio da Honda na terça-feira teve um impacto duplo no campeonato. Por um lado, confirmou um acordo que estava em vigor há vários meses, com apenas pequenos detalhes contratuais atrasando a confirmação oficial. Por outro, a assinatura de Moreira com a LCR Honda finalizou o grid da MotoGP de 2026, sem vagas em aberto.
O piloto brasileiro continua focado em sua atual campanha na Moto2, em uma disputa acirrada pelo título com Manuel Gonzalez. O espanhol lidera com apenas nove pontos de vantagem após ser desclassificado da última etapa na Indonésia, devido a uma irregularidade eletrônica.
Moreira se juntará ao time da LCR de Lucio Cecchinello em um contrato de três anos, estruturado como um acordo 2+1, com o último ano opcional (2028) dependendo de seu desempenho na temporada de 2027.
O acordo é resultado do forte interesse da HRC, que inicialmente seguiu a Yamaha na busca pelo piloto paulista antes de finalmente garantir sua assinatura.
"Não é que o anúncio tenha tirado um peso dos meus ombros, mas é verdade que me sinto mais tranquilo agora e posso me concentrar totalmente em terminar a temporada da Moto2 da melhor maneira possível", disse Moreira ao Motorsport.com no paddock de Phillip Island. "Eu queria que fosse oficial porque as pessoas estavam começando a me fazer muitas perguntas."

Marc Marquez, Repsol Honda Team
Photo by: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images
Uma das maiores promessas da categoria intermediária, Moreira atraiu grande atenção não apenas por seu talento, mas também pela empolgação que gera no Brasil —que retornará ao calendário da MotoGP no ano que vem. Isso o tornou um alvo prioritário da Honda.
“Escolhi a Honda pelo que ela representa”, explicou. “Ela tem muitos títulos da MotoGP, e isso facilitou minha decisão desde o início. Claro, sou muito grato às outras equipes que demonstraram interesse em mim.”
O piloto admitiu que estava confiante sobre seu futuro quando a HRC o abordou — e ainda mais depois de consultar o piloto mais bem-sucedido de todos os tempos da marca japonesa.
"Conversei com Marc, que sempre me ajudou, primeiro quando vim para a Espanha e depois quando entrei no campeonato mundial. Espero que continue assim", disse o piloto da Italtrans, que costuma treinar com Márquez quando o espanhol pilota em determinados circuitos com motos esportivas.
Perguntei a ele sobre vários pontos específicos que eu precisava considerar. Marc trabalhou 10 anos na Honda, então não havia pessoa melhor para pedir conselhos. Eu já queria ir para a Honda, mas Marc me garantiu que era a escolha certa.
MÁRQUEZ FAZ CIRURGIA, GP da Austrália, DIOGO MOREIRA x González, NOVA POLÊMICA da Liberty! WSBK e R3
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.