Recomendado para você

F1: Piastri garante que relação com Norris dentro da McLaren está "melhor do que nunca"

F1: Piastri garante que relação com Norris dentro da McLaren está "melhor do que nunca"

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
F1: Piastri garante que relação com Norris dentro da McLaren está "melhor do que nunca"
FIA confirma que Sulayem é o único candidato elegível na eleição presidencial de dezembro

FIA confirma que Sulayem é o único candidato elegível na eleição presidencial de dezembro

Geral
Geral
FIA confirma que Sulayem é o único candidato elegível na eleição presidencial de dezembro
ANÁLISE: Como o GP de Las Vegas pode eliminar Verstappen da briga pelo título da F1 2025

ANÁLISE: Como o GP de Las Vegas pode eliminar Verstappen da briga pelo título da F1 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
ANÁLISE: Como o GP de Las Vegas pode eliminar Verstappen da briga pelo título da F1 2025
MotoGP: Bezzecchi faz a pole para o GP de Valência em classificação bastante disputada

MotoGP: Bezzecchi faz a pole para o GP de Valência em classificação bastante disputada

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Bezzecchi faz a pole para o GP de Valência em classificação bastante disputada
Stock Car cancela corrida sprint em Cuiabá após fortes chuvas

Stock Car cancela corrida sprint em Cuiabá após fortes chuvas

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car cancela corrida sprint em Cuiabá após fortes chuvas
Stock Car: Felipe Massa domina e é o pole na etapa de Cuiabá

Stock Car: Felipe Massa domina e é o pole na etapa de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Felipe Massa domina e é o pole na etapa de Cuiabá
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira
Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti

Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti
Últimas notícias

MotoGP muda regra a dois dias de início da temporada

Dorna e FIM estabelecem “Regra Ducati” em categoria aberta e central eletrônica única a partir da temporada de 2016

Com protestos da Honda após a Ducati confirmar que correrá com a central eletrônica padrão da Dorna, a MotoGP definiu nesta terça-feira que poderá ter três subcategorias durante a temporada deste ano. Em 2014, a subcategoria "Open" (aberta) substitui a CRT, enquanto que as entradas de protótipos normais estão sob o nome de "Factory".

Não existe mais a obrigatoriedade de um motor de produção em série no caso da categoria aberta como havia nas CRT. Ao invés disso, o uso de uma centralina de alimentação do motor menos desenvolvida fornecida pela Dorna em parceria com a Magneti Marelli é obrigatório.

Aproveitando as vantagens de poder utilizar quatro litros a mais no tanque, poder testar de maneira ilimitada, usar um pneu traseiro mais macio e não ter o congelamento no desenvolvimento o motor, a Ducati optou pela subcategoria Open para a temporada deste ano. Isso gerou recepção negativa entre as outras fábricas. Honda e Yamaha chamaram atenção para os recursos da Ducati como montadora, e o que poderia ser futuramente uma grande vantagem. Com isso, criaram-se novas concessões para esta temporada a apenas dois dias do início dos primeiros treinos em Losail, no Catar.

Se o mesmo fabricante da categoria Aberta conseguir em pista seca uma vitória, dois segundos lugares ou três terceiros, será obrigado a usar 22 litros no tanque, e se conseguir três vitórias, perderá o direito de competir com o pneu traseiro mais macio exclusivo da classe Open.

Confira o comunicado da FIM na íntegra:

1. O ECU e software do campeonato serão obrigatórios para todas as entradas a partir de 2016. Todos os participantes atuais e potenciais na classe MotoGP irão colaborar para ajudar com o projeto e desenvolvimento do software da ECU do campeonato. Durante o desenvolvimento do software, um site fechado será criado para permitir aos participantes monitorarem o desenvolvimento do software e sugerir modificações.

2. Com efeito imediato, um fabricante com entradas na opção de fábrica (Factory), que não tenha conseguido uma vitória em condições de pista seca no ano anterior, ou um novo fabricante que entrar no campeonato, tem direito a usar 12 motores por piloto por temporada (sem congelamento no projeto), 24 litros de combustível e os mesmos pneus macios e oportunidades de teste como as da categoria Open. Esta concessão é válida até o início da temporada de 2016.

3. As concessões acima serão reduzidas nas seguintes circunstâncias: Caso algum piloto, ou a combinação de pilotos nomeados pelo mesmo fabricante participando nas condições de descritas na cláusula 2, alcançar uma vitória, dois segundos lugares ou três lugares no pódio em condições secas durante a temporada de 2014, em seguida sua capacidade de combustível será reduzida para 22 litros. Além disso, se o mesmo fabricante alcançar três vitórias na temporada de 2014, também perderia o direito de usar os pneus macios disponíveis para a categoria aberta (Open).

As concessões serão utilizadas durante as temporadas de 2014 e 2015.
Artigo anterior Campeão, Marquez não se vê 100% para abertura da MotoGP
Próximo artigo Um dia antes de primeiro treino, Yamaha mostra pintura nova

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros