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MotoGP GP da Holanda

MotoGP verá fim de uma de suas maiores tradições em Assen

Presente em todos os anos do calendário, corrida na Holanda não será mais disputada no sábado

Valentino Rossi, Yamaha Fatory Racing
Valentino Rossi, Yamaha Fatory Racing
Parking full of bikes at Assen
O vencedor Valentino Rossi, Yamaha Fatory Racing
Aleix Espargaro, Team Suzuki MotoGP
Mika Kallio, Pramac Racing, and Niccolo Canepa, Pramac Racing visit TT Assen track and museum
Aleix Espargaro, Team Suzuki MotoGP
Largada
Vencedor da corrida Marc Marquez, Repsol Honda Team
Valentino Rossi, Yamaha Fatory Racing
Start: Casey Stoner, Repsol Honda Team leads
Ben Spies

Corrido desde 1949, o campeonato mundial de motociclismo tem desde seu primeiro ano uma particularidade interessante. Em todas as temporadas até hoje se teve uma corrida em Assen, na Holanda. A tradição é maior do que por exemplo a das pistas de Monza e Mônaco na F1, que apesar de estarem no campeonato de 1950 – o primeiro da F1 – não tiveram provas realizadas em todos os anos.

No início, o GP da Holanda era disputado nas ruas da cidade, levando o nome de “Dutch TT”, ou Troféu Turista (nominação que se dá para corridas de motos em ruas) holandês.

A pista tinha 28,57 km, e mudou para o local onde a corrida é disputada hoje apenas em 1955. No entanto, o traçado era um pouco maior, tinha 7,7 km. Nos anos 1980, o circuito foi reduzido para 6,0 km e em 2006 foi modificado para ficar mais seguro e acabou menor ainda. Atualmente a pista tem 4,55 km.

Porém, uma característica marcou todas as outras 68 edições do GP da Holanda, e neste ano não irá se repetir. Pelo fato de o local ser predominantemente protestante e guardar o domingo para ir à igreja, a prova sempre fora realizada no sábado. Isso acaba em 2016.

Para o jornalista holandês do Motorsport.com, Casper Ferwenda, apesar de a tradição ter sido abandonada, a maior parte dos locais gostou da mudança da prova para o domingo – incluindo a organização da corrida.

“Exceto alguns moradores, por razões religiosas, acho que todo mundo está feliz com esta mudança. É uma discussão mais profissional”, contou. “Quando fizeram um novo acordo em 2013 com o circuito até 2021, sabíamos que isso ia acontecer. Não foi nenhuma surpresa.”

“Também é bom para os fãs. Algumas pessoas não podiam vir às corridas muitas vezes porque tinham de trabalhar no sábado, e também nas sessões de treinos na quinta-feira não havia muitas pessoas nas arquibancadas. Agora, no domingo, a pista deverá estar cheia.”

Chamada de “Catedral”, Assen é ponto de encontro de fãs e caravanas de motociclistas da região há mais de 50 anos, como diz Casper.

 “O TT é mais do que as corridas. É toda uma semana. Durante os anos, temos tido mais e mais eventos paralelos. No centro da cidade de Assen há uma feira, há um passeio para os motociclistas na cidade, o TT Festival (música) e um festival de balões próximo ao circuito.”

“Mas a prática mais famosa é a "TT Nacht" (noite do TT) na noite anterior ao dia da corrida. Nada espetacular, apenas um monte de gente bebendo ao ar livre. É uma loucura. Muitas pessoas vinham para Assen apenas para o TT Naght para brigas. Pessoas que nunca souberam o que é MotoGP.  Agora o evento é mais calmo, graças aos eventos paralelos, especialmente o TT Festival. Hoje temos mais fãs de corrida de verdade lá aproveitando.”

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