MotoGP verá fim de uma de suas maiores tradições em Assen
Presente em todos os anos do calendário, corrida na Holanda não será mais disputada no sábado
Corrido desde 1949, o campeonato mundial de motociclismo tem desde seu primeiro ano uma particularidade interessante. Em todas as temporadas até hoje se teve uma corrida em Assen, na Holanda. A tradição é maior do que por exemplo a das pistas de Monza e Mônaco na F1, que apesar de estarem no campeonato de 1950 – o primeiro da F1 – não tiveram provas realizadas em todos os anos.
No início, o GP da Holanda era disputado nas ruas da cidade, levando o nome de “Dutch TT”, ou Troféu Turista (nominação que se dá para corridas de motos em ruas) holandês.
A pista tinha 28,57 km, e mudou para o local onde a corrida é disputada hoje apenas em 1955. No entanto, o traçado era um pouco maior, tinha 7,7 km. Nos anos 1980, o circuito foi reduzido para 6,0 km e em 2006 foi modificado para ficar mais seguro e acabou menor ainda. Atualmente a pista tem 4,55 km.
Porém, uma característica marcou todas as outras 68 edições do GP da Holanda, e neste ano não irá se repetir. Pelo fato de o local ser predominantemente protestante e guardar o domingo para ir à igreja, a prova sempre fora realizada no sábado. Isso acaba em 2016.
Para o jornalista holandês do Motorsport.com, Casper Ferwenda, apesar de a tradição ter sido abandonada, a maior parte dos locais gostou da mudança da prova para o domingo – incluindo a organização da corrida.
“Exceto alguns moradores, por razões religiosas, acho que todo mundo está feliz com esta mudança. É uma discussão mais profissional”, contou. “Quando fizeram um novo acordo em 2013 com o circuito até 2021, sabíamos que isso ia acontecer. Não foi nenhuma surpresa.”
“Também é bom para os fãs. Algumas pessoas não podiam vir às corridas muitas vezes porque tinham de trabalhar no sábado, e também nas sessões de treinos na quinta-feira não havia muitas pessoas nas arquibancadas. Agora, no domingo, a pista deverá estar cheia.”
Chamada de “Catedral”, Assen é ponto de encontro de fãs e caravanas de motociclistas da região há mais de 50 anos, como diz Casper.
“O TT é mais do que as corridas. É toda uma semana. Durante os anos, temos tido mais e mais eventos paralelos. No centro da cidade de Assen há uma feira, há um passeio para os motociclistas na cidade, o TT Festival (música) e um festival de balões próximo ao circuito.”
“Mas a prática mais famosa é a "TT Nacht" (noite do TT) na noite anterior ao dia da corrida. Nada espetacular, apenas um monte de gente bebendo ao ar livre. É uma loucura. Muitas pessoas vinham para Assen apenas para o TT Naght para brigas. Pessoas que nunca souberam o que é MotoGP. Agora o evento é mais calmo, graças aos eventos paralelos, especialmente o TT Festival. Hoje temos mais fãs de corrida de verdade lá aproveitando.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.