Recomendado para você

Raul Fernández vence pela primeira vez na MotoGP no GP da Austrália

Raul Fernández vence pela primeira vez na MotoGP no GP da Austrália

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
Raul Fernández vence pela primeira vez na MotoGP no GP da Austrália
Moto2: Moreira é terceiro em corrida insana na Austrália e reduz diferença para líder González; Agius vence

Moto2: Moreira é terceiro em corrida insana na Austrália e reduz diferença para líder González; Agius vence

Moto2
Moto2
Moto2: Moreira é terceiro em corrida insana na Austrália e reduz diferença para líder González; Agius vence
F1 - Norris se diz surpreso com P2 no grid em Austin: "Simplesmente impossível de pilotar"

F1 - Norris se diz surpreso com P2 no grid em Austin: "Simplesmente impossível de pilotar"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Norris se diz surpreso com P2 no grid em Austin: "Simplesmente impossível de pilotar"
F1: Piastri aponta falta de confiança em resultado da classificação

F1: Piastri aponta falta de confiança em resultado da classificação

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Piastri aponta falta de confiança em resultado da classificação
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida principal no GP dos Estados Unidos, em Austin

F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida principal no GP dos Estados Unidos, em Austin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida principal no GP dos Estados Unidos, em Austin
NASCAR Xfinity: Austin Hill vence na caótica Talladega, com duas bandeiras vermelhas; Motorsport transmite categoria

NASCAR Xfinity: Austin Hill vence na caótica Talladega, com duas bandeiras vermelhas; Motorsport transmite categoria

NASCAR XFINITY
NASCAR XFINITY
Talladega II
NASCAR Xfinity: Austin Hill vence na caótica Talladega, com duas bandeiras vermelhas; Motorsport transmite categoria
F1: Brown volta atrás após criticar Hulkenberg por abandono das McLarens na sprint; piloto responde

F1: Brown volta atrás após criticar Hulkenberg por abandono das McLarens na sprint; piloto responde

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Brown volta atrás após criticar Hulkenberg por abandono das McLarens na sprint; piloto responde
F1: Verstappen elogia carro perfeito em todo o Circuito das Américas após pole

F1: Verstappen elogia carro perfeito em todo o Circuito das Américas após pole

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Verstappen elogia carro perfeito em todo o Circuito das Américas após pole
Últimas notícias

Para Stoner, excesso eletrônico eliminou técnicas da MotoGP

Bicampeão do mundo diz que hoje em dia pilotos precisam apenas frear tarde para conseguir tempo de volta

Casey Stoner, Ducati Team
Casey Stoner, Ducati Team
Casey Stoner, Ducati Team
Dani Pedrosa, Repsol Honda Team
Aleix Espargaro, Team Suzuki MotoGP
Casey Stoner, Ducati Team
Casey Stoner, Ducati Team
Casey Stoner, Ducati Team
Casey Stoner, Ducati Team

Com o software eletrônico padrão introduzido neste ano na MotoGP, Casey Stoner acredita que a centralização foi ruim para a diversidade de estilos de pilotagem no mundial.

Para ele, a ajuda que um piloto recebe da tração saindo das curvas é suficiente para ter um efeito negativo sobre a corrida.

Em particular, ele diz que os tempos próximos, uma característica comum das sessões de classificação da temporada de 2016, são um resultado direto da eletrônica.

"Eletrônica é o porquê você vê tempos na MotoGP tão próximos na classificação. Você pensa: ‘uau, muita gente está indo mais rápido’", escreveu Stoner em um editorial para a Australian Motor Cycle News.

"Mas na classificação tudo que os pilotos tem de fazer é frear tarde, virar a moto e deixar que o sistema eletrônico faz o resto. Não há mais finesse.”

"Durante uma corrida, quando você não pode frear tão tarde em todas as voltas e ser perfeito, você vê os espaços crescendo no grid.”

"A eletrônica ajuda muito os pilotos que não conseguem controlar a parte traseira como outros. Já em 2006 ou 2007, se você tivesse mais finesse, você saia com a moto de uma curva e quase passava outro cara no meio da reta. O outro cara podia escorregar e errar a saída, assim você podia passar antes mesmo de você chegar à próxima curva."

Estilos de pilotagem semelhantes

Stoner também disse que o aumento da dependência dos pilotos da eletrônica fez com que os estilos de pilotagem têm convergido, com a ênfase agora na frenagem tardia e a exclusão de outros estilos.

"Diferentes pilotos normalmente acertavam suas motos de forma muito diferente", explicou o australiano.

"Alguém como Dani Pedrosa gostava de ter sua moto acertada para o meio da curva e para a saída, mas não muito para a entrada, mas conseguia fazer curvas em 90° bem.”

"O estilo de todos brilhava naquela época, agora estamos indo para um estilo em particular.”

"Ninguém pode fazer a diferença na saída das curvas. Você pode ouvir todos os pilotos o acelerando na mesma parte da curva para sair. Eles só freiam tarde.”

"Hoje você tem de frear mais tarde e estar disposto a assumir o maior risco."

Artigo anterior Dovizioso: "não estou obcecado por vencer uma corrida"
Próximo artigo Espargaró: “Carinho que Suzuki não me deu recebi da Aprilia”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros