Para Stoner, excesso eletrônico eliminou técnicas da MotoGP
Bicampeão do mundo diz que hoje em dia pilotos precisam apenas frear tarde para conseguir tempo de volta
Com o software eletrônico padrão introduzido neste ano na MotoGP, Casey Stoner acredita que a centralização foi ruim para a diversidade de estilos de pilotagem no mundial.
Para ele, a ajuda que um piloto recebe da tração saindo das curvas é suficiente para ter um efeito negativo sobre a corrida.
Em particular, ele diz que os tempos próximos, uma característica comum das sessões de classificação da temporada de 2016, são um resultado direto da eletrônica.
"Eletrônica é o porquê você vê tempos na MotoGP tão próximos na classificação. Você pensa: ‘uau, muita gente está indo mais rápido’", escreveu Stoner em um editorial para a Australian Motor Cycle News.
"Mas na classificação tudo que os pilotos tem de fazer é frear tarde, virar a moto e deixar que o sistema eletrônico faz o resto. Não há mais finesse.”
"Durante uma corrida, quando você não pode frear tão tarde em todas as voltas e ser perfeito, você vê os espaços crescendo no grid.”
"A eletrônica ajuda muito os pilotos que não conseguem controlar a parte traseira como outros. Já em 2006 ou 2007, se você tivesse mais finesse, você saia com a moto de uma curva e quase passava outro cara no meio da reta. O outro cara podia escorregar e errar a saída, assim você podia passar antes mesmo de você chegar à próxima curva."
Estilos de pilotagem semelhantes
Stoner também disse que o aumento da dependência dos pilotos da eletrônica fez com que os estilos de pilotagem têm convergido, com a ênfase agora na frenagem tardia e a exclusão de outros estilos.
"Diferentes pilotos normalmente acertavam suas motos de forma muito diferente", explicou o australiano.
"Alguém como Dani Pedrosa gostava de ter sua moto acertada para o meio da curva e para a saída, mas não muito para a entrada, mas conseguia fazer curvas em 90° bem.”
"O estilo de todos brilhava naquela época, agora estamos indo para um estilo em particular.”
"Ninguém pode fazer a diferença na saída das curvas. Você pode ouvir todos os pilotos o acelerando na mesma parte da curva para sair. Eles só freiam tarde.”
"Hoje você tem de frear mais tarde e estar disposto a assumir o maior risco."
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