Petrucci pode deixar a MotoGP se não for mantido pela Ducati
Com contrato até o fim da atual temporada, italiano acha que dificilmente encontrará outro lugar tão bom no grid se sair da equipe vermelha
Segundo colocado no primeiro treino livre para a etapa de Mugello da MotoGP (veja tabela de tempos no fim desta matéria), Danilo Petrucci aceita que sua carreira na categoria possa terminar caso a Ducati opte por não renovar o seu contrato para 2020. O italiano foi promovido à equipe para correr ao lado de Andrea Dovizioso este ano, mas recebeu um acordo incomum de um ano, com a Ducati preferindo manter suas opções abertas para 2020.
Embora o diretor esportivo da escuderia italiana, Paolo Ciabatti, descreveu o primeiro pódio de Petrucci, em Le Mans, como "muito importante", o dirigente também enfatizou que nenhuma decisão sobre a formação do próximo ano será tomada antes do final de junho. E antes da corrida em seu país natal em Mugello, Petrucci disse: “Claramente, ainda não tenho contrato para o ano que vem. Eu estou tentando ganhar e fazer o meu melhor, com calma”.
“Eu gostaria de correr neste time por muitos anos. Se isso não for possível, terei que anotá-lo e talvez fazer outra coisa, também porque não há outras alternativas. Não há outros lugares no grid da MotoGP”, completou.
Petrucci é o único piloto de equipe de fábrica na MotoGP cujo contrato se esgota no final do ano, o que significa que ele não terá outras opções do mesmo patamar a menos que um fabricante opte por rescindir um contrato existente para acomodá-lo.
"Quero fazer o melhor possível e, se a Ducati me disser que não renovará meu contrato para 2020, tudo bem", disse Petrucci. "Se eu não conseguir me sair bem com essa moto, é sinal de que eu não posso fazer melhor com outra, então talvez eu encontre outra coisa para fazer na vida”.
Como confirmado por Ciabatti, o único concorrente de Petrucci para o acordo de 2020 é Jack Miller, da Pramac, que atualmente está em sexto no campeonato, um lugar atrás do italiano na classificação dos pilotos.
Miller tranquilo na Pramac
O australiano não se mostra incomodado com a possibilidade de ficar na sua atual equipe. “Eu não estou muito estressado, para ser honesto. Quer acabemos na moto vermelha ou, potencialmente, permaneçamos onde estamos, estarei feliz”, disse Miller.
“Estou adorando a equipe, tenho um bom suporte da fábrica, tenho boas pessoas ao meu redor, e boa administração também em termos de estrutura na equipe. Então eu não estou muito estressado. Com certeza estamos conversando com as pessoas, dando uma olhada, em termos de outras equipes - mas se eu for à fábrica da Ducati ou ficar onde estou, estarei feliz”.
“Sinto que meu objetivo é fazer outro contrato de um ano, acho que é bom para mim, coloca mais pressão sobre mim e torna o próximo ano ainda mais importante. Definitivamente não quero fazer nada mais do que um contrato de um ano, com certeza”.
Tabela de tempos do treino livre 1 para o GP de Mugello da MotoGP:
Cla | # | Piloto | Moto | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | Velocidade Máxima |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 93 | Marc Marquez | Honda | 20 | 1'47.558 | 343 | ||
2 | 9 | Danilo Petrucci | Ducati | 19 | 1'47.751 | 0.193 | 0.193 | 348 |
3 | 51 | Michele Pirro | Ducati | 13 | 1'47.804 | 0.246 | 0.053 | 341 |
4 | 20 | Fabio Quartararo | Yamaha | 21 | 1'47.811 | 0.253 | 0.007 | 340 |
5 | 41 | Aleix Espargaro | Aprilia | 10 | 1'47.812 | 0.254 | 0.001 | 343 |
6 | 43 | Jack Miller | Ducati | 16 | 1'47.814 | 0.256 | 0.002 | 346 |
7 | 30 | Takaaki Nakagami | Honda | 19 | 1'47.925 | 0.367 | 0.111 | 338 |
8 | 44 | Pol Espargaro | KTM | 17 | 1'48.001 | 0.443 | 0.076 | 342 |
9 | 35 | Cal Crutchlow | Honda | 18 | 1'48.109 | 0.551 | 0.108 | 342 |
10 | 4 | Andrea Dovizioso | Ducati | 18 | 1'48.214 | 0.656 | 0.105 | 346 |
11 | 42 | Alex Rins | Suzuki | 19 | 1'48.229 | 0.671 | 0.015 | 350 |
12 | 46 | Valentino Rossi | Yamaha | 18 | 1'48.356 | 0.798 | 0.127 | 337 |
13 | 29 | Andrea Iannone | Aprilia | 19 | 1'48.367 | 0.809 | 0.011 | 344 |
14 | 12 | Maverick Viñales | Yamaha | 17 | 1'48.392 | 0.834 | 0.025 | 336 |
15 | 21 | Franco Morbidelli | Yamaha | 20 | 1'48.421 | 0.863 | 0.029 | 330 |
16 | 17 | Karel Abraham | Ducati | 18 | 1'48.427 | 0.869 | 0.006 | 342 |
17 | 63 | Francesco Bagnaia | Ducati | 18 | 1'48.532 | 0.974 | 0.105 | 338 |
18 | 99 | Jorge Lorenzo | Honda | 19 | 1'48.550 | 0.992 | 0.018 | 343 |
19 | 36 | Joan Mir | Suzuki | 18 | 1'48.897 | 1.339 | 0.347 | 341 |
20 | 5 | Johann Zarco | KTM | 18 | 1'48.960 | 1.402 | 0.063 | 341 |
21 | 53 | Tito Rabat | Ducati | 18 | 1'49.216 | 1.658 | 0.256 | 341 |
22 | 55 | Hafizh Syahrin | KTM | 16 | 1'49.857 | 2.299 | 0.641 | 334 |
23 | 88 | Miguel Oliveira | KTM | 17 | 1'49.870 | 2.312 | 0.013 | 338 |
Jack Miller, Pramac Racing
Photo by: Gold and Goose / LAT Images
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.