Rossi: Treinos em Le Mans provaram que eu estava errado
Piloto da Yamaha afirmou que sua forma nas sessões desta sexta-feira em Le Mans acalmou seus receios após as fracas exibições em Jerez e nos testes privados em Mugello
Valentino Rossi terminou em quinto lugar no GP da Espanha em Jerez, mas o resultado foi auxiliado pelo acidente envolvendo Dani Pedrosa e a dupla da Ducati.
A equipe da fábrica participou de um teste em Mugello na semana após a corrida e Valentino Rossi diz que a sessão só aumentou suas preocupações antes de Le Mans.
Mas depois de terminar a sexta-feira em terceiro, no geral, um quarto de segundo atrás de Andrea Dovizioso, o italiano disse que o desempenho foi "mais positivo do que esperava".
"Em Jerez, sei que tivemos de sofrer, mas fizemos o teste lá e também em Mugello. Estava muito lento, por isso fiquei muito preocupado, também para Le Mans", lembrou Rossi.
"Mas nesta pista nossa moto funciona muito bem, e acho que a M1 gosta de Le Mans pelo layout, também esse asfalto é muito bom, tem muita aderência, e também a baixa temperatura, porque aqui hoje foi perfeito, sol, mas não é muito quente, então é a condição perfeita para nós."
"Temos muito menos problemas também com o pneu usado, tenho um bom ritmo, isso é muito importante para a corrida. É apenas sexta-feira, mas assim está muito mais divertido comparado a Jerez."
Rossi disse que não estava totalmente claro porque a Yamaha era tão confiável no que na teoria não era uma pista favorável, mas calculou que o layout mascarava a fraqueza do sistema eletrônico da moto.
"Não sabemos, é difícil dizer", disse ele. "Você chega de Jerez, onde você tem muitos problemas, e você coloca a mesma moto aqui, e está tudo bem. Então é o casamento entre a moto, o pneu e a pista que funciona."
"Nesta pista, historicamente, você gira menos porque as curvas são mais curtas, e também porque o asfalto tem mais aderência."
"Quando essas duas coisas estão juntas, a parte eletrônica tem menos importância, então sofremos menos."
O companheiro de equipe de Rossi, Maverick Vinales, que venceu o italiano no ano passado, terminou o dia apenas 0s025 atrás do #46.
Ele disse que estava satisfeito com o funcionamento da moto, mas admitiu que não estava se sentindo tão confiante quanto no mesmo evento do ano passado.
"Com certeza eu não tive a confiança [hoje] que tive no ano passado para acelerar porque no ano passado eu cheguei aqui com ritmo muito bom", disse Viñales.
"A moto está funcionando bem, esta manhã consegui manter o ritmo de corrida que fiz no ano passado."
"De tarde, eu tentei fazer algo diferente e não gostei de como estava funcionando e perdemos muito tempo nos boxes tentando mudar essas coisas."
Relatos adicionais por Oriol Puigdemont
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.