Viñales lidera teste de pneus da MotoGP em Barcelona
Em treino para avaliar compostos no novo asfalto do Circuito da Catalunha, espanhol comanda atividades


O piloto da Yamaha, Maverick Viñales, foi o mais veloz no teste da MotoGP desta quarta-feira (23), em Barcelona. O espanhol fez uma volta de 1min38s974 para terminar 0s277 à frente do piloto da Tech3 Yamaha, Johann Zarco, segundo. Jorge Lorenzo, da Ducati, completou os três primeiros, 0s006 atrás do francês.
A pista contou com a antiga curva 12 restaurada, e a chicane instalada para a corrida do ano passado foi abandonada. O novo asfalto do Circuito de Barcelona-Catalunha tornou os tempos consideravelmente mais rápidos do que nos anos anteriores.
Leia também:
A volta de Viñales foi cinco segundos mais rápida do que a de Dani Pedrosa no ano passado e quase dois segundos mais veloz do que a de Aleix Espargaró em 2015 – última vez que a curva 12 foi utilizada durante todo o fim de semana da MotoGP.
No entanto, a versão antiga da curva 10, no final da reta oposta, ainda não está em uso, o que significa que os tempos ainda não são completamente comparáveis.
O objetivo do teste foi ajudar a Michelin a definir a sua gama de pneus para o GP da Catalunha do próximo mês e, portanto, não conta para a atribuição de cinco dias de testes privados por ano aos pilotos.
Cal Crutchlow foi o mais rápido na sessão da manhã a bordo da LCR Honda, mas foi apenas o quarto mais rápido à tarde, a 0s547 do ritmo estabelecido por Viñales.
Andrea Dovizioso foi o quinto mais rápido na segunda das Ducatis, seguido do líder do campeonato, Marc Márquez, na Honda de fábrica mais veloz.
O piloto da Suzuki, Andrea Iannone, que liderou o treino na terça-feira que envolveu apenas as três fabricantes que não estão sujeitas a limites de testes durante a temporada (Suzuki, Aprilia e KTM), foi o sétimo mais rápido na quarta-feira.
Tito Rabat não se machucou apesar de um forte acidente no início da tarde.
Além da Marc VDS Honda, as equipes Pramac e Nieto Ducati não participaram do teste.
Resultado:
Pos. | Nº | Piloto | Moto | Manhã | Tarde |
---|---|---|---|---|---|
1 | 25 | ![]() | Yamaha | 1'39.923 | 1'38.974 |
2 | 5 | ![]() | Yamaha | 1'39.944 | 1'39.251 |
3 | 99 | ![]() | Ducati | 1'40.059 | 1'39.257 |
4 | 35 | ![]() | Honda | 1'39.642 | 1'39.521 |
5 | 4 | ![]() | Ducati | 1'39.942 | 1'39.657 |
6 | 93 | ![]() | Honda | 1'39.663 | 1'39.714 |
7 | 29 | ![]() | Suzuki | 1'39.666 | 1'39.952 |
8 | 46 | ![]() | Yamaha | 1'40.240 | 1'39.708 |
9 | 41 | ![]() | Aprilia | 1'39.877 | 1'40.332 |
10 | 26 | ![]() | Honda | 1'40.161 | 1'40.480 |
11 | 30 | ![]() | Honda | 1'40.924 | 1'40.187 |
12 | 44 | ![]() | KTM | 1'40.187 | 1'41.046 |
13 | 38 | ![]() | KTM | 1'40.814 | 1'40.353 |
14 | 45 | ![]() | Aprilia | 1'40.998 | 1'40.385 |
15 | 42 | ![]() | Suzuki | 1'40.435 | 1'40.832 |
16 | 55 | ![]() | Yamaha | 1'40.435 | 1'40.502 |
17 | 36 | ![]() | KTM | 1'40.949 | 1'41.712 |
18 | 53 | ![]() | Ducati | 1'41.259 | sem tempo |
19 | 50 | ![]() | Suzuki | 1'41.673 | 1'41.419 |
20 | 10 | ![]() | Ducati | 1'41.440 | 1'41.722 |

VÍDEO: Rabat cai, moto pega fogo e piloto vai a hospital
Em crise, Redding revela ter “perdido a cabeça” em Le Mans
