Recomendado para você

OPINIÃO F1: O verdadeiro teste das 'regras papaia' começa agora

OPINIÃO F1: O verdadeiro teste das 'regras papaia' começa agora

Fórmula 1
Fórmula 1
OPINIÃO F1: O verdadeiro teste das 'regras papaia' começa agora
Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP
MotoGP
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes
Últimas notícias

Zarco caminha para acabar com "maldição francesa" na MotoGP

Depois de bicampeonato da Moto2, piloto vai surpreendendo com início avassalador na categoria máxima do motociclismo

Second place Johann Zarco, Monster Yamaha Tech 3
Second place Johann Zarco, Monster Yamaha Tech 3
Johann Zarco, Monster Yamaha Tech 3
Oliver Jacque
Oliver Jacques
Régis Laconi
Sarron, Jorge Lorenzo, Yamaha Factory Racing
Johann Zarco, Monster Yamaha Tech 3
Second place Johann Zarco, Monster Yamaha Tech 3
Second place Johann Zarco, Monster Yamaha Tech 3

Apesar de tradição nas duas rodas, a França jamais teve grandes pilotos na categoria rainha do mundial de motovelocidade. Seus principais nomes do motociclismo tiveram seu auge nas categorias inferiores do mundial, principalmente na intermediária.

Nomes conhecidos como Christian Sarron e Olivier Jacque, campeões de 250cc, nunca brilharam de verdade quando ascenderam à classe principal do motociclismo, e sempre foram coadjuvantes em suas épocas.

O dado que destaca a falta de sucesso dos franceses na MotoGP é bastante alarmante. Até hoje, a França venceu 86 provas juntando todas as categorias do campeonato mundial, mas na MotoGP/500cc o país tem apenas três triunfos desde 1949. Para efeito de comparação, Alexandre Barros deu ao Brasil sete vitórias na categoria principal, o que nos coloca à frente dos franceses nesta estatística.

A última vitória da França na categoria principal foi de Regis Laconi, em Valência em 1999. O último pódio de um francês até a grande atuação de Johann Zarco no último domingo em Le Mans havia sido conquistado por Randy de Puniet na Inglaterra em 2009. A última pole de um francês ocorreu na Alemanha em 2002, com Jacque.

Salvador da pátria?

Depois de ser vice-campeão do mundo de 125cc em 2011 e ter passado anos difíceis na Moto2, poucos apostavam que Johann Zarco poderia derrotar Tito Rabat pelo mundial da classe intermediária em 2015. Mas o francês provou que os prognósticos estavam errados, quando garantiu o título com quatro provas de antecedência.

Um ano depois ele, se tornou bicampeão na penúltima prova do ano após uma grande batalha com Thomas Luthi, Alex Rins e Sam Lowes.

Zarco garantiu um contrato para subir para a MotoGP, mas nem o mais entusiasmado de seus torcedores poderia prever seu início na categoria máxima. O piloto da francesa Tech3 Yamaha não finalizou nenhuma corrida ainda fora do top-5 e liderou 12 voltas até o momento em cinco provas. Valentino Rossi, por exemplo, liderou suas primeiras duas voltas neste último domingo apesar de ter liderado o mundial por duas provas.

Seria Zarco o piloto que os franceses esperam há 68 anos para levar o país ao topo do mundo das motos? É cedo ainda para dizer, mas seus resultados são bastante impressionantes. O que já podemos afirmar é que Johann é o estreante que mais dá o que falar em um time satélite em muito tempo.

Mais precisamente, desde que um tal de Casey Stoner marcou a pole position em sua segunda prova na MotoGP e foi a seu primeiro pódio na terceira, no ano de 2006. E a história do australiano na categoria máxima todos conhecem bem.

Artigo anterior Barros: Hayden é o exemplo de que trabalhando se chega longe
Próximo artigo Crutchlow diz que Pedrosa teria caído se tivesse sido atingido

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros