NASCAR Brasil: Tomada estilo "Sprint Race" e grid invertido são diferenciais na etapa mineira

Etapa acontece neste fim de semana no autódromo do interior de Minas

NASCAR Brasil

Uma das novidades para a quarta etapa da NASCAR Brasil na próxima semana, dias 15 e 16 de junho, no Autódromo Potenza, localizado na cidade de Lima Duarte (MG) é o desafio “Sprint Race”, nome idealizado pela categoria desde 2011.

A dinâmica inédita deste estilo de treino classificatório vem acompanhada de alguns incrementos como inversão de grid para as duas corridas do final de semana, disputa do troféu Super Pole e pontuação válida como uma corrida.

Leia também:

Segundo o regulamento no primeiro treino classificatório (Q1), será para todos os pilotos inscritos, com 15 (quinze) minutos de duração, podendo alternar o piloto em caso de dupla. O resultado do Q1, já define o grid de largada do 7º colocado em diante para a Corrida 1.

O Super Pole será definido através de uma “Sprint Race” e trata-se de uma corrida de cinco voltas e participam apenas os seis primeiros colocados do primeiro treino classificatório.

Para este evento, haverá a inversão das posições dos 06 (seis) melhores classificados do Q1 e formarão suas posições de largada da seguinte forma: o 1º colocado inverte para a 6ª posição e recebe o direito de cinco acionamentos do NASCAR Boost; 2º lugar em 5ª posição (quatro NASCAR Boost); 3º lugar na 4ª posição (três NASCAR Boost); 4º lugar na 3ª posição; 5º lugar para a 2ª posição e 6º lugar na 1ª posição (4º ao 6º lugares não tem direito ao NASCAR Boost).

Após as cinco voltas da prova Sprint Race novamente serão reposicionamos os 06 (seis) ao resultado em ordem inversa, finalizando a formação do grid para a primeira corrida. O resultado final do treino classificatório (Sprint Race e Q1 do 7º colocado em diante), de acordo com o Artigo 16.3 do regulamento da categoria, receberá a distribuição de pontos equivalente a uma corrida.

Já o grid da segunda corrida será definido pelo resultado da primeira corrida, e mais uma vez invertendo os 06 (seis).

O sistema de disputa conta com duas corridas, sendo este ano 25 minutos de prova e mais uma volta, onde cada carro pode ser representado por um ou dois pilotos. No caso das duplas, cada piloto terá o mesmo tempo de treinos e corridas.

O calendário da competição está dividido em duas séries e oito etapas: o campeonato nacional, com seis etapas e duas corridas cada (duas em Campo Grande/MS, Goiânia/GO, Londrina/PR, Potenza - Lima Duarte/MG, Cascavel/PR e Tarumã - Viamão/RS), e o “Special Edition”, sendo duas etapas (Interlagos - São Paulo/SP e a última a ser definida), com três corridas cada.

Nesta edição serão quatro títulos distintos: NASCAR Brasil, Special Edition, Overall e Rookie Of The Year, nas suas respectivas classes: Brasil e Challenge.

Motorsport.com transmite toda a emoção do fim de semana no canal do YouTube, no site e nas redes sociais.

MAX SEGURA NORRIS E VENCE, Russell ERRA mas bate Hamilton no PÓDIO! SHOW DE HORROR de Ferrari/ Pérez

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast Motorsport.com debate: Como demissão de Ocon impacta no mercado da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior NASCAR Brasil: Cacá Bueno retorna às pistas após dois meses em estreia na categoria em MG
Próximo artigo NASCAR Brasil Series: Confira horários e como assistir ao GP Santa Cruz do Sul, no Autódromo Potenza, em Minas Gerais

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil