Na tática, Dillon conquista vitória inédita e histórica
Na estratégia do combustível, piloto da Richard Childress volta a colocar carro #3 no Victory Lane após 17 anos
O fim de semana da velocidade terminou de maneira histórica. Após quase 17 anos, o carro #3, que pertenceu a Dale Earnhardt, voltou a receber a bandeira quadriculada em primeiro. Austin Dillon se beneficiou da tática do combustível e desbancou o favoritismo de Martin Truex Jr. em Charlotte, conseguindo vencer em sua 133ª prova.
Dillon liderou apenas as últimas duas voltas, ao ultrapassar Jimmie Johnson, que vinha com a mesma estratégia, mas que não teve o mesmo sucesso. Truex, que liderou 233 das 400 voltas, além de não conseguir chegar no carro da Richard Childress, ainda perdeu o segundo posto para Kyle Busch na última volta.
A última vez que o carro #3 venceu foi com Dale Earnhardt Sr. em Talladega, no dia 15 de outubro de 2000. A vitória inédita de Dillon faz com que a RCR classifique mais um carro para os playoffs. Ryan Newman ganhou em Phoenix, carimbando a vaga do time na fase final do campeonato. Além disso, ele se torna o nono piloto diferente e triunfar no campeonato. O êxito coincide com a recente mudança de chefe de equipe que Dillon passou na última semana, contando com os serviços de Justin Alexander.
A prova também foi marcada pela chuva que assolou o Charlotte Motor Speedway, interrompendo a prova, que ficou paralisada por 1h40min. A etapa mais longa da categoria contou com quatro segmentos, diferentemente das provas habituais, que possui três. Kyle Busch venceu o primeiro, Truex o segundo, Denny Hamlin o terceiro e Dillon fechou com a vitória.
Com os resultados e mesmo sem vencer, Truex assume a liderança por pontos, com 491. Kyle Larson, que bateu durante a prova, tem cinco a menos.
A próxima etapa da NASCAR acontece no próximo fim de semana em Dover.
Resultado
| Cla | # | Piloto | Motor | Voltas | Tempo | Laps Led | Pontos | bonus | |
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 1 | 3 | Austin Dillon |
Chevrolet | 400 | 4:19'24 | 2 | |||
| 2 | 18 | Kyle Busch |
Toyota | 400 | 0.835 | 63 | |||
| 3 | 78 | Martin Truex Jr. |
Toyota | 400 | 1.152 | 233 | |||
| 4 | 20 | Matt Kenseth |
Toyota | 400 | 5.378 | ||||
| 5 | 11 | Denny Hamlin |
Toyota | 400 | 10.611 | 10 | |||
| 6 | 41 | Kurt Busch |
Ford | 400 | 11.429 | 1 | |||
| 7 | 77 | Erik Jones |
Toyota | 400 | 14.409 | ||||
| 8 | 4 | Kevin Harvick |
Ford | 400 | 16.323 | 45 | |||
| 9 | 31 | Ryan Newman |
Chevrolet | 400 | 18.703 | ||||
| 10 | 88 | Dale Earnhardt Jr. |
Chevrolet | 400 | 20.486 | ||||
| 11 | 19 | Daniel Suarez |
Toyota | 400 | 21.805 | ||||
| 12 | 1 | Jamie McMurray |
Chevrolet | 400 | 25.189 | ||||
| 13 | 27 | Paul Menard |
Chevrolet | 400 | 25.967 | 2 | |||
| 14 | 14 | Clint Bowyer |
Ford | 400 | 27.243 | ||||
| 15 | 17 | Ricky Stenhouse Jr. |
Ford | 400 | 30.355 | 2 | |||
| 16 | 6 | Trevor Bayne |
Ford | 400 | 30.959 | ||||
| 17 | 48 | Jimmie Johnson |
Chevrolet | 400 | 40.148 | 35 | |||
| 18 | 47 | A.J. Allmendinger |
Chevrolet | 399 | 1 lap | ||||
| 19 | 95 | Michael McDowell |
Chevrolet | 399 | 1 lap | ||||
| 20 | 37 | Chris Buescher |
Chevrolet | 399 | 1 lap | ||||
| 21 | 22 | Joey Logano |
Ford | 399 | 1 lap | ||||
| 22 | 43 | Regan Smith |
Ford | 399 | 1 lap | ||||
| 23 | 38 | David Ragan |
Ford | 397 | 3 laps | ||||
| 24 | 21 | Ryan Blaney |
Ford | 396 | 4 laps | ||||
| 25 | 10 | Danica Patrick |
Ford | 396 | 4 laps | 7 | |||
| 26 | 7 | J.J. Yeley |
Chevrolet | 395 | 5 laps | ||||
| 27 | 23 | Gray Gaulding |
Toyota | 393 | 7 laps | ||||
| 28 | 34 | Landon Cassill |
Ford | 393 | 7 laps | ||||
| 29 | 51 | Timmy Hill |
Chevrolet | 384 | 16 laps | ||||
| 30 | 15 | Reed Sorenson |
Chevrolet | 375 | 25 laps | ||||
| 31 | 55 | Derrike Cope |
Chevrolet | 327 | 73 laps | ||||
| 32 | 83 | Corey Lajoie |
Toyota | 315 | 85 laps | Motor | |||
| 33 | 42 | Kyle Larson |
Chevrolet | 292 | 108 laps | Accident | |||
| 34 | 72 | Cole Whitt |
Chevrolet | 290 | 110 laps | Motor | |||
| 35 | 5 | Kasey Kahne |
Chevrolet | 244 | 156 laps | Accident | |||
| 36 | 13 | Ty Dillon |
Chevrolet | 242 | 158 laps | Rear end | |||
| 37 | 32 | Matt DiBenedetto |
Ford | 139 | 261 laps | Accident | |||
| 38 | 24 | Chase Elliott |
Chevrolet | 19 | 381 laps | Accident | |||
| 39 | 2 | Brad Keselowski |
Ford | 19 | 381 laps | Accident | |||
| 40 | 33 | Jeffrey Earnhardt |
Chevrolet | 18 | 382 laps | Rear end |
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.