Depois de deixar a F1 no meio de 2006, Montoya correu na NASCAR com a Chip Ganassi. Ele ganhou duas corridas da Cup e uma na Xfinity Series, todas em circuitos mistos, mas conseguiu 59 Top-10 em 255 provas.
Em 38 corridas na Xfinity Series, o destaque foi a vitória em Road America 2012. Ele também teve duas vitórias pela Truck Series em Michigan e Las Vegas.
O campeão do mundo de 1997 foi para a NASCAR na Truck Series em 2007, tendo como melhor resultado um 14º lugar. Sua melhor colocação na Cup foi em Talladega naquele ano, com o 21º lugar. Como especialista em corridas de circuito misto na Xfinity Series, ele teve três terceiros lugares, em Montreal e Road America.
Durante 2011, em seus anos sabáticos da F1, o campeão do mundo de 2007 terminou em 15º na Truck Series e 27º na Xfinity, ambas as provas em Charlotte.
O tetracampeão da F1 trocou sua McLaren pelo Chevrolet de Tony Stewart em evento em Watkins Glen, dizendo que era uma das coisas mais legais que já tinha feito fora da F1.
A NASCAR tentou algumas estrelas da F1 para competir no American 500 em Rockingham, em 1967. Clark guiou um Holman-Moody Ford Fairlane, que ele inicialmente estava programado para compartilhar com Jochen Rindt. Clark bateu na classificação, quando uma roda saiu, enquanto outra estrela da F1, Ludovico Scarfiotti, foi excluído do evento antes de começar quando seu Plymouth foi encontrado muito baixo. Clark estava em 13° quando seu motor estourou, Rindt só observou.
Dois pilotos da F1 testaram pela Michael Waltrip Racing no New Smyrna Speedway em 2009, mas a experiência de Jarno Trulli e Mika Salo não passou disso.
Convidado por Bill France para a Daytona 500 em 1967, Ireland treinou muito fazendo com que o seu Dodge Coronet, modelo de 1965 classificasse em 10º, mas estourou o motor durante a prova.
Depois de terminar sua carreira na F1 em 2007, Speed permaneceu com o apoio da Red Bull para guiar em seu time na NASCAR. Ele venceu quatro vezes na ARCA em 2008. Depois de duas temporadas completas na Cup com a Red Bull, sua carreira em carros Stock terminou na Leavine Family Racing, e decidiu ir para o rallycross.
Depois de correr na F1 com a Minardi e Footwork, e vencer duas vezes na Indy com a Newman/Haas, Fittipaldi (filho de Wilson, sobrinho de Emerson) tentou correr na NASCAR, mas com pouco sucesso. Ele fez 16 provas na Cup, tendo como melhor resultado um 24º lugar no Pocono, em 2003, antes de correr nos carros esportivos.