Entrevista

CEO da Porsche Cup Brasil revela obstáculos diante de crise do coronavírus e fala de conversas com outras categorias

Dener Pires falou sobre como teve que lidar com as situações impostas pela pandemia e de como funciona o intercâmbio entre gestores de outras categorias do Brasil e do mundo

Dener Pires em Interlagos

A temporada 2020 da Porsche Cup Brasil foi inaugurada no último fim de semana, no Autódromo de Interlagos, em meio a restrições impostas pelo governo estadual e uma série de adiamentos ou cancelamentos de provas no esporte a motor mundial em função do coronavírus.

No primeiro momento, a rodada inicial não teria a participação do público no paddock, na famosa visitação aos pilotos, mas contaria com os fãs nas arquibancadas. Na sexta-feira à noite, uma recomendação do governo do estado de São Paulo acabou mudando esse quadro, com um evento de portões fechados e novas restrições àqueles que trabalhavam na corrida.

Leia também:

Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com, Dener Pires, CEO da categoria no Brasil, falou sobre a mistura de sentimentos ao conseguir abrir a 15ª temporada da história da Porsche Cup no País, mas tendo que mudar as regras do jogo para o público em cima da hora.

“O entusiasmo não desaparece em nenhum momento”, disse Pires. “É claro que, em muitas vezes, você encontra obstáculos e eles servem para você saltar e chegar mais alto. Estamos enfrentando a situação do coronavírus, que é algo que ninguém sabe ainda como lidar.”

“Na sexta-feira fui a Interlagos, achando que estava tudo certo, e às 20h eu vejo uma nota com uma série de recomendações. Nenhuma imposição, mas uma série de recomendações para mudarmos o formato do evento. Nós, que trabalhamos com eventos e desafios, sempre temos que estar prontos para o próximo, e decidimos nos adequar."

“É uma necessidade mundial, não vamos fazer diferente disso. É uma situação em que você vai ter que deixar alguém insatisfeito, inclusive o público. Estamos fazendo um trabalho intenso nos últimos dois anos e sabemos da importância para o negócio, tanto do ponto de vista econômico, como de poder mostrar o trabalho que estamos fazendo. Recebemos em troca algo muito legal e gratificante, que é a sensibilidade. Muita gente aplaudiu a decisão, todo mundo entendeu. Acho que todo mundo acatou muito bem.”

Entretanto, quem não pôde ir a Interlagos no último sábado e ainda tem ingresso poderá levar até seis pessoas em algum evento da Porsche Cup Brasil no País ou até mesmo na etapa de Estoril, em Portugal. A medida só não é válida a etapa que serve de preliminar do GP do Brasil de F1.

“Fiquei pensando qual é a média de uma família grande no Brasil. Se um cidadão comprou um ingresso para vir aqui, ele agora vai poder trazer a família toda ou vários amigos", disse Pires ao Motorsport.com.

“Acho que as dificuldades servem para nós transformarmos o evento em algo muito melhor. Tenho certeza de que daqui um tempo, vocês do Motorsport.com estarão aqui me entrevistando e perguntando ‘e esse público gigante presente?’. Eu vou dizer que foi porque nos importamos com eles, que quisemos que eles voltassem aqui e não nos abandonassem.”

Além do papel de gestor da categoria, Pires teve que mostrar jogo de cintura ao ter que impedir a presença de pessoas que vieram dos lugares mais remotos do Brasil e de fora do País.

“Estamos tentando entender a necessidade de cada um. Imagine que teve gente vindo do Nordeste, dos Estados Unidos e da Europa para ver a corrida. Para assistir, para estar com seu piloto, com sua marca. Aí você fala isso para uma pessoa, mas foi tudo muito bem compreendido, não teve problema com ninguém.”

Em um momento único na história do mundo, no qual o esporte a motor não fica imune às consequências, Pires também revelou o intercâmbio de ideias tanto com gestores de categorias da Porsche em outros países como com CEOs de outras categorias brasileiras, como Carlos Col, chefe da Stock Car.

“Nós somos um campeonato monomarca oficial da Porsche. Para quem não sabe, existem 22 categorias da montadora espalhadas pelo mundo. Trocamos essas informações, muitas vezes através da Porsche ou diretamente com outros campeonatos.”

“Isso é muito bom, porque nesse caso do coronavírus, em cada país está de um jeito, em cada lugar é uma legislação, então é importante essa troca de informações, para tentarmos ser mais assertivos. Temos muito mais do que um acordo, temos um pacto em que a gente se comunica.”

“Aqui no Brasil, o Carlos Col e eu estivemos conversando esses dias, não só por causa desse tema, mas por causa de outros. Temos sim uma boa relação, respeito todos os outros campeonatos também e acho que é assim que funciona. Temos que trocar ideias, experiências e nos ajudarmos pelo bem do nosso esporte, que no fundo é a nossa grande paixão e também nosso meio de vida.”

Confira imagens da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Flap na Porsche Cup
Gurney na Porsche Cup
Porsche Cup Brasil em São Paulo
Lucas Salles em Interlagos
Miguel Paludo comemora pole em Interlagos
Lico Kaesemodel
Alinhamento de carros da Porsche Cup Brasil
Urubatan Junior em Interlagos
Miguel Paludo em Interlagos
Miguel Paludo comemora vitória em Interlagos
Miguel Paludo comemora vitória em Interlagos
Pneu de Enzo Elias ao final da prova 1 de Interlagos
Enzo Elias em Interlagos
Zeca Feffer em Interlagos
Nelson Marcondes
Alceu Feldmann em Interlagos
Nelson Marcondes comemora vitória em Interlagos
Urubatan Jr. comemora vitória em Interlagos
Lico Kaesemodel e Werner Neugebauer
Alceu Feldman
Enzo Elias
Lico e Werner
Lico Kaesemodel
Miguel Paludo recebe bandeirada
Zeca Feffer em Interlagos
Alceu Feldmann - Porsche
Ayman Darwich festeja - Porsche
Cesar Urnhani - Porsche
Darwich puxa a fila nos pits - Porsche
Disputa incrível na volta final - Porsche
Duelo entre Marco Billi e Nelson Marcondes - Porsche
Enzo disputa com Boesel - Porsche
Enzo Elias - Porsche
Georgios Frangulis - Porsche
Largada da Carrera Cup - Porsche
Largada da GT3 Cup - Porsche
Largada em Interlagos - GT3 Cup - Porsche
Lico Kaesemodel - Porsche
Marcas de batalha no carro do vencedor Urubatan Jr - Porsche
Nelson Marcondes - Porsche
Paludo salta na frente - Porsche
Paludo vence de novo - Porsche
Pedro Boesel - Porsche
Porsche Cup abre a temporada - Porsche
Primeiro pódio do ano - GT3 Cup - Porsche
Primeiro pódio do ano - Sport 3.8 - Porsche
Primeiro pódio do ano na Carrera Cup - Porsche
Primeiro pódio do ano na Sport 4.0 - Porsche
Pódio 3.8 Sport - Porsche
Pódio da corrida 2 - Carrera Cup - Porsche
Pódio GT3 Cup - Porsche
Pódio Sport 4.0 - Porsche
Rodolfo Toni - Porsche
Rodrigo Mello - Porsche
Rodrigo Mello - Porsche
Temporada aberta em Interlagos - Porsche
Urubatan Jr e Francisco Horta disputam a vitória na - Porsche
Zeca Feffer - Porsche
58
In this article
Erick Gabriel
Porsche Cup
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Kaesemodel avalia etapa de retorno à Porsche Cup Brasil como positiva
Próximo artigo Porsche Cup e Porsche Brasil promovem a Corrida das Estrelas em automobilismo virtual

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros