Interlagos recebe terceira etapa da Porsche Cup com a freada mais forte do calendário
Ponto de frenagem do S do Senna exige que os discos Fremax reduzam a velocidade dos carros de 260 para 80 km/h em quatro segundos, com uma desaceleração superior a 2 vezes a força da gravidade
O Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo (SP), será o cenário da terceira rodada do campeonato Sprint da Porsche Cup Brasil. Neste final de semana (dias 27 e 28), os pilotos da categoria monomarca mais veloz da América Latina retornam a seus cockpits em mais uma etapa. E as frenagens, como sempre, serão cruciais para os competidores que buscam a liderança do campeonato, já que o circuito paulistano traz o ponto de frenagem mais intensa de todo o calendário da Porsche Cup Brasil.
Interlagos oferece ótimas oportunidades para aqueles que confiam nos discos de freios FREMAX, especialmente nas curvas do S do Senna e no fim da Reta Oposta, na freada para a Curva do Lago. No S, a primeira curva do circuito, os pilotos vêm de 22 segundos de aceleração plena desde a curva da Junção, a última do traçado. Os Porsche 911 GT3 geração 992 chegam ao ponto de frenagem ao final da reta principal a cerca de 260 km/h.
Ao acionarem o pedal do freio, aplicando uma força superior a 180 kg/cm², os discos FREMAX agem em conjunto com as pastilhas e pinças de freio para uma intensa desaceleração, de 2,16 G durante quatro segundos e 190 metros, reduzindo a velocidade do conjunto para apenas 80 km/h.
O campeonato teve duas etapas realizadas até o momento, em Goiânia (GO) e em Mogi Guaçu (SP), no circuito do Velocitta. Nas quatro corridas disputadas, três vencedores diferentes: Marçal Müller, que lidera o campeonato com 53 pontos; Werner Neugebauer, o único a vencer duas provas e que ocupa a vice-liderança da tabela com 50 pontos, e Rainan Mascarello, quinto na classificação com 39.
Entre Neugebauer e Mascarello, Miguel Paludo soma 48 pontos na terceira posição, com quatro pontos a mais que Christian Hahn, o quarto colocado. Lucas Salles, Pedro Aguiar, Alceu Feldmann, Thiago Vivacqua e Francisco Horta fecham os dez primeiros da pontuação da Carrera Cup.
Na Sprint Challenge, Miguel Mariotti e a atual campeã Antonella Bassani dividem a liderança com 53 pontos. Em seguida, outro empate: Sadak Leite e Marco Túlio somam, ambos, 43 pontos. Célio Brasil é o quinto da tabela com 41, seguido por Caio Castro, Cristian Mohr, Luiz Souza, Caio Chaves e Sang Ho Kim.
Classificação e as corridas do final de semana serão disputadas neste sábado (27) e domingo (28). Com a definição do grid da Carrera Cup a partir das 9 horas de sábado, e da Sprint Challenge às 10h. A primeira corrida, da Carrera Cup, tem largada às 15h30, enquanto a Sprint corre logo depois às 16h10.
No domingo (28), a prova complementar da Carrera Cup tem largada às 12h30, com a Sprint iniciando a disputa final do dia às 13h10. O Motorsport.com exibe a etapa ao vivo.
Hamilton OCTACAMPEÃO? ENEA? Alonso TRICAMPEÃO? Novo sistema de PONTUAÇÃO mudaria a HISTÓRIA DA F1?
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Podcast #279 - O que dá para tirar de lição após cinco etapas da F1 2024?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.