Porsche Cup Interlagos - Endurance

Muller/Elias lideram parte da corrida e terminam na segunda posição na Porsche Cup Endurance Challenge em Interlagos

Dupla da marca de tinta automotiva oficial da Porsche Cup Brasil é vice-líder no campeonato

Enzo Elias e Marçal Muller

A temporada da Porsche Cup Endurance Challenge começou com pódio para Marçal Muller e Enzo Elias. A dupla que representa a marca de tinta automotiva oficial da Porsche Cup liderou boa parte da jornada de 300km em Interlagos, mas viu um concorrente superar o #544 já nas voltas finais da prova.

O editor recomenda:

No primeiro ato de Muller e Elias como dupla, os antigos concorrentes mostraram entrosamento e velocidade no comando do carro onde ninguém pontuou mais do que eles em 2022. A dupla que partiu da pole position terminou o primeiro segmento da prova na segunda posição. Com a jornada, liderava até o último stint, mas recebeu a quadriculada em segundo lugar. Com a soma da pontuação do primeiro com o segundo segmento, Muller e Enzo estão na vice-liderança da Endurance com 69 pontos conquistados em Interlagos, dois a menos que os líderes.

O próximo compromisso da Porsche Cup acontece no primeiro final de semana de junho em Goiânia, marcando o quarto econtro dos carros de competição mais produzidos do planeta em 2023. Já a Endurance Challenge volta a se reunir em Setembro para a jornada internacional da categoria, em praça ainda a definir.

Enzo afirmou: "Óbvio que sempre vamos pensar na vitória aqui na Porsche Cup, mas as vezes as estratégias não funcionam como a gente espera e hoje a dos nossos adversários acabou rendendo mais do que a nossa. Com a pontuação estamos em segundo no campeonato. Fizemos um grande trabalho, brigamos desde a largada pela primeira posição e vamos continuar fazendo isso durante toda a temporada. Quero deixar também meus parabéns ao Marçal pela ótima corrida que ele fez."

Muller endossou: "O Enzo disse tudo, fizemos uma ótima corrida hoje. Muito importante estar competitivo e forte disputando pelo campeonato. Hoje nossa estratégia não rendeu como o esperado, mas na próxima vamos tentar de novo."

A corrida

Enzo Elias foi o responsável por largar para 300km no #544. O brasiliense viu Beto Gresse pular de quarto para primeiro e colocar o carro da Farben na segunda posição, a qual Elias sustentou após o primeiro giro.

O safety-car foi acionado na sexta volta após um concorrente acertar a barreira de pneus, após 7 voltas sob o regime do carro de segurança, Enzo Elias tentou o ataque contra Beto Gresse, o piloto chegou a tomar a liderança, mas tomou o "xis" do concorrente.

Na 17ª volta, Enzo Elias trouxe o #544 ao pit para o serviço obrigatório de pit-stop, entregando o comando do bólido para Marçal Muller.

Novamente com bandeira verde, Muller retornou à pista na volta 19. A equipe Farben havia perdido a posição para o carro #1 na parada, mas Muller mergulhou no miolo e retomou a posição. Com o pelotão reordenado, Muller aparecia na terceira posição. Nova intervenção de Safety-car, no 22º giro. Após três voltas, nova bandeira verde para a sequência da corrida. Na freada do lago, Marçal colocou por fora para assumir a segunda posição, Muller entrou em uma disputa com o #7, mas não conseguiu concretizar a manobra na tomada do laranja.

Muller, que havia perdido a posição para Cesar Ramos no #88 retomou a segunda colocação na prova após o concorrente travar as rodas na freada do lago e retomava sua missão de buscar Miguel Paludo, o então líder da prova. No fim do primeiro segmento, o #544 era o segundo colocado da prova, garantindo os pontos. Na 34ª volta foi aberta a segunda janela de paradas obrigatórias.

Muller recolheu o carro no fechamento da volta 35 e colocou novamente Elias atrás do volante do carro da Farben. Na 38ª volta, Elias retornou ao traçado de Interlagos para cumprir seu último stint.

Enzo voltou para a prova na disputa pela liderança. Em disputa acirrada com Fefo Barrichello. Após não concretizar a manobra na primeira tentativa, Enzo Elias completou o movimento e assumiu a liderança da prova. Enzo abriu vantagem confortável na liderança enquanto seus concorrentes disputavam a segunda posição. O atual campeão da Carrera Cup mantinha uma diferença superior a 4.5s.

A última janela obrigatória de paradas foi aberta na 52ª volta e Elias trouxe o carro para o box no encerramento da volta 55. Marçal retornou na primeira posição, mas seu concorrente do carro #8 conseguiu a manobra na volta 57 para assumir a ponta.

Já com a noite caindo em Interlagos, Muller mantinha a segunda posição com vantagem superior a 2s para Paludo.

O carro #544 da Farben terminou os 300km na segunda posição em Interlagos. Com a soma dos segmentos, a máquina da Farben aparece na segunda posição do campeonato com 69 pontos, desvantagem de dois tentos para os líderes.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Porsche Cup: Vencedor na Challenge com Tomasoni, Campos fala do fim de semana entre Interlagos e a maternidade
Próximo artigo Piquet e Rouman Ziemkiewicz fazem prova de recuperação e conquistam pódio na classe Sport da Porsche Endurance, em Interlagos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil