Porsche Cup Termas de Río Hondo - Sprint

Porsche Cup: Veja o que disseram os pilotos após as provas de sábado em Termas de Río Hondo

Nicolas Costa e Antonella Bassani foram os vencedores no primeiro dia de disputas

Nicolas Costa

O sábado foi dos novatos na abertura da sexta etapa da Porsche Cup C6 Bank Mastercard, no moderno autórodromo argentino de Termas de Río Hondo.

O carioca Nicolas Costa mostrou que a liderança da Carrera Cup não está em suas mãos por acaso e praticamente gabaritou o dia: cravou pole e segundo lugar no grid pela manhã e venceu pela quarta vez no ano a prova da Carrera Cup à tarde.

Leia também:

Então foi a vez de Antonella Bassani mostrar porque foi selecionada como a primeira integrante do programa Young Racing Academy promovido pela categoria.

Primeira mulher a vencer na história da Porsche Cup C6 Bank Mastercard há duas etapas em Goiânia, a catarinense de 17 anos de idade largou na pole e duelou com Eduardo Taurisano para vencer pela segunda vez em 2023. Ela também esteve próxima de um sábado perfeito, cravando o segundo lugar no grid para a corrida de domingo.

As duas corridas foram bastante movimentadas, inclusive com intervenções do safety-car.

Nos campeonatos, houve poucas alterações nas tabelas. Costa ampliou sua margem no topo da Carrera Cup, bem como Lucas Salles na Sports. O dia do #70 foi formidável, com direito à sua primeira pole no geral e um respeitabilíssimo segundo lugar na corrida, segurando ninguém menos que o heptacampeão Miguel Paludo nas voltas finais.

Werner Neugebauer e Alceu Feldmann completaram o pódio e seguem vivos no campeonato. O prejuízo ficou para Marçal Muller: o gaúcho acabou envolvido em entrevero no início da prova e terminou apenas em 11º.

Já na classe Rookie o dia foi de Bruno Campos, com duas poles e vitória válida pelo subcampeonato.

A Sprint Challenge segue com liderança de Marcelo Tomasoni, mas agora Antonella é a segunda colocada. Cristian Mohr aparece em terceiro.

Assim como na prova da Carrera Cup, a vitória e o segundo lugar no geral ficou com um competidor da classe Sport em franca evolução. No caso da Challenge este foi Antonio Junqueira. Outro grande destaque da prova foi Celio Brasil, o maior colecionador de troféus deste sábado: ele foi quinto no geral, segundo na classe Sport e vencedor na Rookie.

Tudo sobre as corridas

Carrera Cup

O pole Lucas Salles sustentou a dianteira na primeira curva, mas Nicolas Costa atacou por fora e ficou com a melhor tangência a seguir, avançando para o primeiro lugar. Paludo saltou bem, de sétimo no grid para terceiro lugar.

Mas o nome da primeira volta foi Chico Horta, em sexto depois de largar em décimo.

O safety car foi acionado para resgate do carro de Lineu Pires, que ficou parado na caixa de brita após incidente envolvendo também Franco Giaffone e Marçal Muller. Sobrou também para Georgios Frangulis, que recolheu sua máquina para box.

A ordem na relargada era Costa, Salles, Paludo, Werner, Alceu Feldmann e Horta. Em 11º, Bruno Campos liderava na Rookie.

Paludo enquadrou Salles na quarta volta, trazendo Werner para a disputa. Então o safety-car novamente foi acionado, para resgate do carro de Ayman Darwich atolado em uma das caixas de brita.

A relargada veio na abertura da volta 6, com menos de 12 minutos restando na corrida.

Costa novamente foi preciso para manter a ponta e logo abriu vantagem na casa de 1s para controlar Salles. Este neutralizou as investidas de Paludo. Logo atrás, o pega da corrida àquela altura era entre Werner e Feldmann, pela quarta posição -disputa que favoreceu a chegada de Horta e Rodrigo Mello ao pelotão.

A cinco minutos da bandeirada, Paludo novamente atacou Salles. Mas o líder da classe Sport era preciso ao defender sua linha nas freadas.

Costa recebeu a bandeirada em primeira outra vez com autoridade. Salles foi valente até o final, sustentando a vice-liderança contra o heptacampeão para vencer na Sport. Paludo, Werner e Feldmann completaram o top5. Em 13º, Bruno Campos venceu na Rookie.

Sprint Challenge

Gustavo Zanon, que era quinto no grid, ficou sem uma das rodas de seu Porsche na volta de apresentação. O procedimento de largada foi abortado, mas o tempo de corrida começou a valer.

Antonella Bassani segurou a dianteira com autoridade, se defendendo de ataque de Antonio Junqueira. Eduardo Taurisano caiu de segundo para quarto, superado também por Miguel Mariotti. Mas o #88 conseguiu dar o troco, recuperando o terceiro posto a seguir. Marcelo Tomasoni era quinto, colocando muita pressão sobre Mariotti.

Na volta 3 a vantagem de Antonella era na casa de 1s. Taurisano chegou em Junqueira e mergulhou decidido na freada no fim da reta oposta.

O #88 era mais rápido que a líder e logo a vantagem de 1s caiu pela metade. Na volta 5, Taurisano emparelhou duas vezes, até que concretizou a manobra pela liderança na última curva do traçado argentino. Em terceiro, Antonio Junqueira estava tranquilo na liderança da Sport. Tomasoni e Mariotti completavam o top5, enquanto, em 11º, Celio Brasil era o melhor Rookie da prova.

Taurisano perdeu o carro na volta 8. Escapou da pista e caiu para quinto lugar. Antonella recuperou a liderança, com 4s de vantagem sobre Junqueira e 8 minutos restando na prova.

Se a ponta do pelotão não era mais ameaçada, o segundo lugar estava ainda em aberto no trecho final da prova. Junqueira era acossado por Tomasoni, o que favoreceu a chegada de Tomasoni e Mariotti na disputa. Eles chegaram a ocupar um 3-wide, com Mariotti passando os concorrentes. Mas ele acabou tocado por Taurisano, que, na sequência perdeu posição também para Tomasoni.

Combativo e com aparente vazamento do líquido de arrefecimento em seu carro, o #88 deu o troco se aproveitando de um traçado equivocado de Tomasoni. Josimar Junior também capitalizou, ultrapassando o líder do campeonato.

Na volta 12, o Porsche de Taurisano não aguentou, estacionando na área de escape. Assim Celio Brasil entrou no top5, graças a uma corrida muito segura e consistente.

Antonella levou com segurança até a bandeirada, para vencer pela segunda vez na carreira. Junqueira fez o segundo lugar, vencendo na Sport. Josimar Junior foi terceiro, uma posição à frente de Tomasoni. E Celio Brasil completou o pódio em quinto, vencendo na Rookie.

O que eles disseram

“Foi uma corrida incrível, o quali não foi fácil, apesar de largar em uma boa posição, perdemos a melhor volta e largar por fora aqui é muito complicado, a curva 1 é muito longa e é complicado ficar por fora. Freei muito tarde, vi que o Lineu chegou a emparelhar, mas consegui posicionar bem para a curva 2 que era nosso objetivo. Muito feliz com a minha primeira vitória na Argentina.”

Nicolas Costa

“Muito feliz com a vitória, o Taurisano estava muito rápido. O erro dele foi fundamental, não teria como acompanhar ele e isso foi fundamental para vencer. Quase rodei junto com ele, me assustei, mas estava apertando para ver se ele cometia algum erro. Tive que aproveitar o pneu novo no começo, depois foi só trazer o carro para casa”

Antonella Bassani

“Estamos disputando na Sport, a cabeça estava no campeonato. Não da para aliviar muito para os caras da geral, se não pega muita sujeira da pista, então aceleramos o que deu e deu tudo certo hoje, estou muito feliz.”

Lucas Salles

“Foi uma corrida boa. Não tivemos um grande classificatório hoje, consegui escapar do toque na primeira curva que me tirou da prova no ano passado. Larguei pelo lado certo, fiz uma largada limpa e subi para terceiro. Não tinha como atacar o Lucas pelo lastro, que me tirava muita velocidade de reta. Amanhã largamos mais para frente, vou tentar somar mais alguns pontos para chegar em Interlagos e ir para o tudo ou nada.”

Miguel Paludo

“Eu tive um incidente na largada, estava por dentro na entrada da reta e o Lineu tocou comigo, desalinhando o carro. Consegui terminar em quarto e somar bons pontos para o campeonato.”

Werner Neugebauer

“A largada foi um pouco confusa, a fila do meio parou e eu dei sorte em me manter por fora, o carro teve grip e continuei indo, assim subir quatro posições. Independente da largada, o ritmo era muito forte, estou muito contente.”

Chico Horta

“Foi uma corrida de muita diversão. Estou longe da disputa pelo campeonato por conta de outros incidentes. Vir para a corrida em uma pista muito divertida como Termas com a cabeça leve é muito bom e hoje isso se transformou em um ótimo resultado.”

Bruno Campos

“Resultado bom para o campeonato. O Cristian ficou para trás, então bom resultado. Ainda sim corremos alguns riscos, algumas disputas poderiam ter sido evitadas, é preciso ter precaução nessas situações, faltam 3 corridas e assim estamos levando o campeonato.”

Marcelo Tomasoni

“O ritmo da Antonella estava muito bom, não ia conseguir chegar nela, então tinha que administrar o meu resultado. O Tomasoni estava vindo atrás, controlei a distância e esperei eles brigarem. Consegui me manter bem e não errar, foi importante para o campeonato, voltamos bem para a disputa e vamos brigar depois de uma etapa fora.”

Antonio Junqueira

“Foi surpreendente. Dei uma escapada no começo da corrida, precisei voltar, me recompor e achar novamente o ritmo. Me recuperei bem, consegui manter a vitória na Rookie, o segundo lugar na Sport e esse quinto lugar na geral que só descobri no pódio. Foi um dos troféus mais batalhados até hoje.”

Célio Brasil

Resultados das corridas de sábado da Porsche em Termas:

Carrera Cup:

1 - #999 Nicolas Costa - 14 voltas em 27:12.1782 - #70 Lucas Salles* - + 1.1313 - #7 Miguel Paludo - + 1.2794 - #8 Werner Neugebauer - + 2.1795 - #1 Alceu Feldmann - + 3.9816 - #77 Francisco Horta* - + 5.0217 - #29 Rodrigo Mello - + 5.9898 - #800 Raijan Mascarello* - + 7.6049 - #199 Nelson Marcondes* - + 8.92010 - #87 Nelson Monteiro* - + 9.41411 - #544 Marçal Müller - + 11.02012 - #56 Peter Ferter* - + 11.26313 - #33 Bruno Campos** - + 13.26214 - #85 Eduardo Menossi* - + 15.26715 - #121 João Barbosa** - + 24.46316 - #25 Paulo Sousa** - + 25.11917 - #84 Gustavo Farah** - + 25.35318 - #9 Edu Guedes** - + 27.10219 - #74 Piero Cifali** - + 33.68820 - #80 Rouman Ziemkiewicz* - + 34.13921 - #14 Carlos Campos** - + 55.998

Não completaram:

#555 Ayman Darwich* - + 10 voltas#3 Franco Giaffone* - + 11 voltas#88 Georgios Frangulis* - + 13 voltas#888 Lineu Pires* - + 14 voltas* Sport/ ** Rookie

Sprint Challenge

1 - #72 Antonella Bassani - 15 voltas em 28:28.2562 - #16 Antonio Junqueira* - + 7.9043 - #77 Josimar Junior - + 11.4494 - #5 Marcelo Tomasoni - + 11.8625 - #139 Célio Brasil** - + 16.3636 - #66 Sadak Leite* - + 21.3017 - #21 Miguel Mariotti - + 25.4568 - #15 Artur Ramos* - + 31.8149 - #133 Israel Salmen* - + 32.84910 - #71 SangHo Kim* - + 33.85611 - #1 Urubatan Júnior - + 38.24312 - #3 Cristian Mohr - + 51.83713 - #99 Wagner Pontes** - + 1:18.26214 - #19 Walter Lester* - + 1:25.10915 - #38 Eric Santos** - + 1:25.75916 - #7 Luiz Souza** - + 1 volta17 - #88 Eduardo Taurisano - + 4 voltas

Não completaram:

#100 Sebá Malucelli* - + 5 voltas#57 Ramon Alcaraz* - + 12 voltas#33 Gustavo Zanon* - + 15 voltas* Sport/ ** Rooki

Classificação dos campeonatos:

Carrera Cup

1. #999 Nicolas Costa, 195 pontos2. #7 Miguel Paludo, 1763. #544 Marçal Muller, 1664. #8 Werner Neugebauer, 1585. #70 Lucas Salles, 1446. #1 Alceu Feldmann, 1197. #88 Georgios Frangulis, 1078. #800 Raijan Mascarello, 1079. #199 Nelson Marcondes, 10110. #888 Lineu Pires, 9311. #87 Nelson Monteiro, 9312. #26 Rodrigo Mello, 8013. #3 Franco Giaffone, 7314. #77 Francisco Horta, 6115. #85 Eduardo Menossi, 5816. #56 Peter Ferter, 5417. #121 João Barbosa, 5018. #9 Edu Guedes, 4819. #17 Ricardo Fontanari, 4720. #80 Rouman Ziemkievicz, 4721. #555 Ayman Darwich, 4622. #84 Gustavo Farah, 4423. #33 Bruno Campos, 3524. #25 Paulo Sousa, 2725. #74 Piero Cifali, 1426. #99 Nasser Aboultaif, 5

Carrera Cup Sport

1. #70 Lucas Salles, 114 pontos2. #88 Georgios Frangulis, 793. #800 Raijan Mascarello, 774. #888 Lineu Pires, 675. #199 Nelson Marcondes, 676. #87 Nelson Monteiro, 597. #3 Franco Giaffone, 548. #77 Francisco Horta, 419. #56 Peter Ferter, 3210. #80 Rouman Ziemkievicz, 2911. #85 Eduardo Menossi, 2712. #555 Ayman Darwich, 2513. #17 Ricardo Fontanari, 21

Carrera Cup Rookie

1. #9 Edu Guedes, 114 pontos2. #84 Gustavo Farah, 953. #121 João Barbosa, 954. #33 Bruno Campos, 785. #25 Paulo Sousa, 716. #74 Piero Cifali, 597. #99 Nasser Aboultaif, 468. #14 Carlos Campos 6

Sprint Challenge

1. #5 Marcelo Tomasoni 201 pontos2. #72 Antonella Bassani 1843. #3 Cristian Mohr 1754. #21 Miguel Mariotti 1425. #16 Antonio Junqueira 1346. #66 Sadak Leite 1247. #77 Josimar Junior 1038. #1 Urubatan Junior 1029. #15 Artur Ramos 9610. #100 Seba Malucelli 9311. #33 Gustavo Zanon 7912. #139 Célio Brasil 7713. #57 Ramon Alcaraz 7514. #88 Eduardo Taurisano 7515. #71 SangHo Kim 6916. #7 Luiz Souza 5617. #19 Walter Lester 5518. #133 Israel Salmen 5419. #38 Eric Santos 5120. #14 Carlos Campos 4821. #002 Junior Dinardi 2522. #10 Americo Lanzoni 2323. #45 Paulo Totaro 1924. #55 Marco Túlio 1725. #222 Gabriel Vallone 1326. #58 Claudio Simão 1127. #99 Wagner Pontes 1028. #14 Andre Gaidzinski 9

Sprint Challenge Sport

1. #16 Antonio Junqueira 100 pontos2. #66 Sadak Leite 963. #15 Artur Ramos 684. #100 Seba Malucelli 615. #57 Ramon Alcaraz 616. #33 Gustavo Zanon 607. #139 Célio Brasil 528. #71 SangHo Kim 409. #14 Carlos Campos 3310. #19 Walter Lester 2711. #133 Israel Salmen 2412. #38 Eric Santos 2113. #002 Junior Dinardi 1614. #7 Luiz Souza 1415. #45 Paulo Totaro 1116. #99 Wagner Pontes 617. #14 Andre Gaidzinski 418. #222 Gabriel Vallone 419. #58 Claudio Simão 120. #55 Marco Túlio 021. #10 Americo Lanzoni 0

Sprint Challenge Rookie

1. #139 Célio Brasil 117 pontos2. #7 Luiz Souza 1033. #38 Eric Santos 874. #133 Israel Salmen 535. #10 Americo Lanzoni 456. #55 Marco Túlio 367. #45 Paulo Totaro 278. #222 Gabriel Vallone 239. #58 Claudio Simão 2110. #99 Wagner Pontes 15

Massa detalha judicialização da F1 2008 ao Motorsport.com

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #245 - Novidades sobre Massa-2008 e Drugo na Sauber: Brasil nos holofotes!

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior AO VIVO: Assista às corridas de domingo da Porsche Cup em Termas de Río Hondo, na Argentina
Próximo artigo Porsche: Costa segura rivais e faz a limpa na Carrera Cup em Termas; Salles confirma título da Sport

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil