Porsche Cup Interlagos II - Endurance

Porsche Cup: Saiba quem é quem nos 500 km de São Paulo

Com 35 carros na pista e 84 pilotos em Interlagos, prova encerra temporada 2023

Porsche Cup

O capítulo final de uma temporada memorável da Porsche Cup será escrito por 84 pilotos distribuídos em 35 carros neste sábado em Interlagos. A etapa final do Endurance Challenge tem 500 km de muita ação programados para o Autódromo José Carlos Pace, em corrida que irá definir os seis títulos em disputa no certame de provas de longa duração com os carros de competição mais produzidos no planeta.

Leia também:

Mais uma vez a tradicional apoteose da Porsche Cup acontece em paralelo a uma celebração da Porsche, reunindo no principal autódromo do Brasil modelos clássicos e modernos de rua aos bólidos de competição. Neste ano a Porsche Fest celebra o aniversário de 75 anos da montadora, com uma programação repleta de atrativos dentro e fora da pista.

Diferentemente das duas primeiras jornadas de endurance de 2023, com os pilotos organizados em duplas para provas de 300 km, a etapa final tem previsão de 500 km e a possibilidade de trios nas classes Carrera e Sprint. Por ser mais longa, é também a corrida que mais pontuação distribui, razão pela qual os campeões só serão definidos na bandeirada neste sábado.

Desde a introdução de corridas de longa duração na Porsche Cup, em prova extracampeonato realizada no fim da temporada 2015, o campeonato de endurance é o maior exemplo de intercâmbio das pistas brasileiras, atraindo estrelas de inúmeras categorias nacionais e internacionais em parceria com os pilotos regulares da categoria.

Nesta prova final não será diferente, com nada menos que quatro competidores com passagem pela F1: Rubens Barrichello, Ricardo Zonta, Nelson Piquet Jr e Christian Fittipaldi. O grid terá ainda ex-competidores da Indy, diversos da Stock Car, representante da Copa Truck e de categorias de acesso ao primeiro escalão dos monopostos, como F3 e F2.

Os principais protagonistas do grid da Porsche Cup também estão confirmados, casos, por exemplo, dos cinco primeiros colocados do recém-encerrado campeonato de sprint da Carrera Cup: Nicolas Costa, Miguel Paludo, Marçal Muller, Lucas Salles e Alceu Feldmann. Também estarão no grid, pela classe Challenge, a campeã da sprint Antonella Bassani, Cristian Mohr, Eduardo Taurisano e Miguel Mariotti, protagonistas da temporada da categoria de acesso em 2023.

Depois de corridas em Interlagos e Termas de Río Hondo, a liderança no campeonato da Carrera Cup é da dupla do carro #544, formada por Enzo Elias e Muller. Eles acumulam 142 pontos, com 16 de margem sobre a tripulação do carro #8, formada por Werner Neugebauer e Zonta. Em terceiro, figura o carro #111, tripulado pelos irmãos Fefo e Dudu Barrichello, dupla estreante que rapidamente pegou a mão do Porsche em 2023. Completam o top5 o #1, de Alceu Feldmann e Guilherme Salas, seguido pelo #7, de Miguel Paludo e Alan Hellmeister.

Pela Challenge, a liderança é do carro #66, de Sadak Leite e Fabio Carbone. O #139, pilotado por Danilo Dirani e Celio Brasil aparece na vice-liderança e terá agora o reforço de Antonella Bassani.

As atividades de pista oficiais da etapa começam nesta sexta-feira, com dois treinos livres de 30 minutos para cada categoria. A classificação encerra o dia, com 50 minutos de atividade para a Carrera e 40 para a Challenge, intervalos nos quais dois pilotos de cada tripulação precisam registrar tempos para a formação do grid pela média das melhores voltas de cada um.

A corrida de sábado tem largada programada para 14h40, com previsão de 117 voltas ou 4h15 de duração. O Motorsport.com e a Motorsport.tv transmitem em português e inglês.

Lista de inscritos por ordem numérica – Carrera Cup:

#1 Alceu Feldmann e Guilherme Salas

#3 Franco Giaffone e Rubens Barrichello*

#7 Miguel Paludo e Alan Hellmeister

#8 Werner Neugebauer e Ricardo Zonta

#9 Edu Guedes, Renan Pizii e Caio Collet**

#12 Marco Pisani, Renan Guerra e André Moraes Jr.**

#15 Leo Sanchez, Átila Abreu e Vitor Meira**

#16 Marcelo Hahn e Allam Khodair*

#25 Paulo Sousa, Galid Osman e Bia Figueiredo**

#27 Josimar Júnior e Sérgio Ramalho*

#29 Rodrigo Mello e Thiago Vivacqua

#56 Peter Ferter e Diego Nunes*

#70 Lucas Salles e Rafael Suzuki*

#74 Piero Cifali, André Bragantini Jr. e Gianluca Petecof**

#77 Francisco Horta e William Freire*

#80 Rouman Ziemkiewicz e Nelson Piquet Jr.*

#85 Eduardo Menossi, Pedro Boesel e Gabriel Casagrande*

#87 Nelson Monteiro e Nicolas Costa*

#88 Georgios Frangulis e Cesar Ramos*

#99 Nasser Aboultaif, Gabriel Robe e SangHo Kim**

#111 Fefo Barrichello e Dudu Barrichello

#199 Nelson Marcondes, Luiz Razia e Pedro Aguiar*

#544 Marçal Muller e Enzo Elias

#555 Ayman Darwich, Ricardo Maurício e Gustavo Zanon*

#888 Lineu Pires, Beto Gresse e Christian Hahn*

*Sport/ **Rookie

 

Lista de inscritos por ordem numérica – Challenge:

#2 Luiz Souza e Bruno Bonifácio**

#5 Cristian Mohr, Gerson Campos e Miguel Mariotti

#14 Luiz Landi e Bruno Xavier**

#38 Eric Santos, João Gonçalves e Christian Fittipaldi**

#44 Giuliano Bertucelli, Pietro Rimbano e Eduardo Taurisano**

#45 Paulo Totaro e Matheus Roque**

#57 Ramon Alcaraz e Márcio Mauro*

#66 Sadak Leite e Fabio Carbone*

#133 Israel Salmen e Rafael Martins**

#139 Célio Brasil, Danilo Dirani e Antonella Bassani**

*Sport/ **Rookie

F1 AO VIVO: Veja DEBATE sobre os treinos para o GP de LAS VEGAS após FIASCOS da organização nos EUA!

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

 

Podcast #256 – Quais as chances do GP de Las Vegas se tornar um fiasco?

 


ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Porsche Cup: Confira horários e como assistir à etapa endurance de Interlagos, a última da temporada 2023
Próximo artigo Porsche Cup: Leo Sanchez e Átila Abreu recebem Vitor Meira para 500 km em Interlagos

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil