Recomendado para você

Estreia de Moreira na MotoGP é afetada por chuva em Valência; testes continuam a tarde

Estreia de Moreira na MotoGP é afetada por chuva em Valência; testes continuam a tarde

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Estreia de Moreira na MotoGP é afetada por chuva em Valência; testes continuam a tarde
ANÁLISE F1: Ferrari está ‘copiando’ McLaren do carro de 2026?

ANÁLISE F1: Ferrari está ‘copiando’ McLaren do carro de 2026?

Fórmula 1
Fórmula 1
ANÁLISE F1: Ferrari está ‘copiando’ McLaren do carro de 2026?
Sauber se despede da F1 com pintura especial para última rodada tripla

Sauber se despede da F1 com pintura especial para última rodada tripla

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
Sauber se despede da F1 com pintura especial para última rodada tripla
F1: Por que a Mercedes minimiza chances de vitória no GP de Las Vegas

F1: Por que a Mercedes minimiza chances de vitória no GP de Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Por que a Mercedes minimiza chances de vitória no GP de Las Vegas
F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026
Últimas notícias

Porsche: Werner e Zonta largam na pole geral da etapa de Estoril

Felipe Baptista e Marcelo Tomasoni foram os mais bem colocados na 3.8

Carro #1, Ricardo Zonta e Werner Neugebauer - Porsche Cup Estoril

A tripulação do carro #1, com o atual campeão de sprint, Werner Neugebauer, e o atual campeão de endurance, Ricardo Zonta, vai largar na pole para os 300 km do Estoril. A etapa abre o campeonato 2019 da Porsche Endurance Series.

Em uma prova de classificação muito apertada, o carro da Shell prevaleceu por seis centésimos de vantagem sobre a máquina #7 patrocinada pela Brandt, dos pilotos Beto Gresse e Miguel Paludo. O gaúcho foi o mais veloz do dia entre os pilotos regulares da Porsche Cup.

"O entendimento com o Zonta foi muito bom. Andando sem o ABS errei a freada na primeira volta, e o Zonta, que é um baita piloto, salvou essa classificação", disse Neugebauer. "Amanhã vamos para cima e tentar ganhar esse campeonato."

"Largar na frente é muito bom, facilita bastante a estratégia", afirmou Zonta. "Temos uma corrida longa, está fácil cometer erros, então a estratégia é andar mais limpo possível sem pegar trânsito ou nada na frente para fazer uma boa corrida. A classificação foi ótima para nós, mesmo com o Werner tendo problemas com um pneu chapado, deu para fazer um bom tempo na média."

Em terceiro lugar vai alinhar o carro #33, de Daniel Schneider e Nelsinho Piquet, que foi o piloto mais rápido do quali e liderou também os dois treinos livres realizados neste sábado. A dupla Pedro Aguiar e Guilherme Salas fecha a segunda fila.

"O carro está muito bom, não tivemos de fazer muita coisa", destacou Piquet. "Gostei muito da pista, eu já a conhecia, mas quando você passa mais de dez anos fora, você acaba esquecendo. Achei que ia demorar mais a pegar essa pista, mas ela é muito boa, tem muita borracha, bastante aderência. Está tudo indo bem. Tenho que destacar também o trabalho que o Schneider está fazendo desde os treinos de sprint."

O melhor carro da classe GT3 no grid é o #31, de Luca Seripieri e Alan Hellmeister, em quinto lugar. Ao lado dele vai partir a dupla Ricardo Baptista e Lucas di Grassi.

Pela classe 3.8, a pole também ficou com o carro #00, de Marcelo Tomasoni e Felipe Baptista -autor do melhor giro da classificação entre os competidores regulares da Porsche Império Carrera Cup. Eles vão largar em 15º lugar no geral.

"Foi bacana, fazer uma pole é muito legal, ainda mais no Estoril", celebrou Tomasoni. "Estamos com uma dupla bem bacana, com os dois correndo na Carrera. Vamos ver o que vai acontecer amanhã, é uma corrida longa, vamos com calma. Mas sair na pole já é uma grande oportunidade para as coisas darem certo."

"Estou tendo essa oportunidade boa, nunca corri de Endurance, então está sendo legal essa experiência de dividir com o outro piloto e evoluirmos os dois", comentou Baptista. "Vai ser legal largar no meio do bolo nos carros mais rápidos e tentaremos a vitória".

Em 16º parte o primeiro GT3 da classe 3.8, conduzido por Nonô Figueiredo e Fran Lara.

Pelas classes Sport, com as tripulações dotadas de dois pilotos de graduação bronze, os poles são Neto e Costa na classe 4.0 e Marco e Maurizio Billi na 3.8.

A jornada de Endurance apresentou um desafio adicional para os competidores dos carros 4.0. Além de lidar com a estratégia de paradas de box, gerenciamento de pneus e revezamento dos pilotos, eles precisam lidar com a adaptação aos carros para o setup de endurance (sem o sistema de ABS nos freios).

Veja o resultado completo:

  1. #1 Werner Neugebauer e Ricardo Zonta 1:41.228
  2. #7 Miguel Paludo e Beto Gresse 1:41.282
  3. #33 Daniel Schneider e Nelson Piquet Jr 1:41.374
  4. #20 Pedro Aguiar e Guilherme Salas 1:41.493
  5. #31 Luca Seripieri e Alan Hellmeister* 1:41.656
  6. #27 Ricardo Baptista e Lucas di Grassi 1:41.687
  7. #81 Marcel Coletta e Gil Farah* 1:41.758
  8. #145 Carlos Renaux e Sergio Jimenez* 1:41.788
  9. #18 Carlos Ambrósio e Dennis Dirani* 1:41.919
  10. #5 Sylvio de Barros e Cacá Bueno* 1:42.111
  11. #10 Adalberto Baptista e Bruno Baptista* 1:42.145
  12. #53 Rodolfo Toni e Danilo Dirani* 1:42.204
  13. #88 Eduardo Azevedo e Ricardo Mauricio 1:42.308
  14. #73 Enzo Elias e Marcelo Franco* 1:42.449
  15. #00 Marcelo Tomasoni e Felipe Baptista (3.8) 1:42.661
  16. 16. #3 Fran Lara e Nonô Figueiredo* (3.8) 1:42.762
  17. #777 Neto e Costa** 1:43.215
  18. #77 Chico Horta e William Freire* (3.8) 1:43.251
  19. #87 Nelson Monteiro e Matheus Iorio* (3.8) 1:43.668
  20. #45 Paulo Totaro e Renan Guerra*(3.8) 1:43.699
  21. #15 Leonardo Sanchez e Átila Abreu*(3.8) 1:43.706
  22. #99 Zeca Feffer e Cesar Ramos*(3.8) 1:44.036
  23. #19 Tom Filho e Rodrigo Mello** 1:44.116
  24. #83 Marco Billi e Maurizio Billi**(3.8) 1:44.430
  25. #26 Cesar Urnhani e Nelsinho Marcondes**(3.8) 1:44.505
  26. #50 Ramon Alcaraz e Marcio Mauro**(3.8) 1:44.980
  27. #911 Pedro Marreiros e Paulo Pinheiro*(3.8) 1:45.021
  28. #85 Eduardo Menossi e Pedro Costa**(3.8) 1:45.379
  29. #71 Sang Ho Kim e Gerogios Frangulis**(3.8) 1:47.737

*GT3 Cup

**Sport

Artigo anterior Porsche: Enzo Elias segura Felipe Baptista e vence pela 3.8 em Estoril
Próximo artigo Porsche: Hellmeister e Luca vencem os 300 km do Estoril na classe 4.0, com Leo Sanchez e Átila Abreu triunfando na 3.8

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros