Porsche Cup Interlagos - Sprint

Tomasoni conquista primeira vitória na abertura da temporada 2023 da Porsche Cup em Interlagos

Piloto largou da pole position, fez a melhor volta da corrida e cruzou a linha de chegada com boa vantagem para o segundo colocado

419216_1049607_fff_7977

A temporada 2023 da Porsche Cup teve início neste sábado (4) com a disputa da primeira corrida da rodada dupla de abertura do campeonato no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Na categoria Sprint Challenge, com 21 carros no grid e muita competitividade, Marcelo Tomasoni foi o nome do dia. O piloto largou da pole position e conquistou sua primeira vitória, com mais de 1,5 segundo de vantagem para o segundo colocado, o piloto Cristian Mohr.

Leia também:

O terceiro lugar na prova ficou com o Urubatan Júnior. Antonio Junqueira, em quarto, e Júnior Dinardi, em quinto, completaram o pódio.

A vitória de Tomasoni foi construída desde os primeiros treinos, onde o piloto esteve sempre entre os mais velozes com o Porsche #5.

Na manhã deste sábado, ele fez o melhor tempo na primeira parte da tomada de tempos e garantiu a pole position (1min39s532) – a terceira da carreira – na sessão final, que reuniu os top 10 e foi desafiadora para os pilotos em virtude da chuva que caía no momento no circuito paulista.

Na disputa da prova, já com pista seca, Tomasoni chegou a ser ultrapassado por Urubatan, após a largada, mas manteve a pressão no adversário para retomar a ponta na sexta das 16 voltas disputadas. Dali em diante, o piloto foi abrindo vantagem até cruzar a linha de chegada. Tomasoni também registrou a melhor volta da corrida (1min40s092).

A vitória veio coroar um momento especial para o piloto, que no ano passado foi seis vezes ao pódio, sendo cinco segundos lugares, e terminou a temporada em terceiro lugar.

“No ano passado, foram cinco segundos lugares. Então, já faz um tempo que estávamos perto desta vitória. Batalhamos muito, o carro estava muito competitivo”, comemorou o piloto, que conta com o patrocínio da Ativa Investimentos e copatrocínio da DSM e Plant Power.

“O Urubatan largou muito bem, me deixou a parte de fora e tive de baixar a adrenalina e manter o foco, pois sabia que tínhamos carro para buscar e deu certo. O Mohr também estava rápido e acho que vai ser um ano sensacional”, continuou o piloto.

“É muito bom trabalhar tanto e ter um resultado como este. É uma batalha em cima de cada décimo e é o resultado de muito trabalho e muita paixão. Estou muito feliz”, completou Tomasoni, que antes da Porsche Cup já correu por outras importantes categorias, como Stock Car, Copa Petrobras de Marcas, Copa Clio e Copa Montana.

Neste domingo, os pilotos da Porsche Cup voltam à pista para a segunda corrida da Sprint Challenge, a partir das 15h15, com transmissão ao vivo do Motorsport.com.

O grid de largada da corrida foi definido pela ordem de chegada na primeira prova, mas com o sorteio para inversão do grid entre os oito primeiros. Como foi o vencedor, Tomasoni largará da oitava posição.

Confira os 10 primeiros na corrida 1 da Sprint Challenge:

1. Marcelo Tomasoni 16 voltas2. Cristian Mohr a 1s5823. Urubatan Junior a 5s4124. Antonio Junqueira a 16s3675. Junior Dinardi a 21s9996. Sadak Leite a 22s7717. Antonella Bassani a 22s9268. Josimar Junior a 23s6749. Miguel Mariotti a 30s19010. Ramon Alcaraz a 30s870

Os 10 primeiros no campeonato:

1. Marcelo Tomasoni 28 pontos2. Cristian Mohr 253. Urubatan Junior 234. Antonio Junqueira 215. Junior Dinardi 196. Sadak Leite 177. Antonella Bassani 168. Josimar Junior 159. Miguel Mariotti 1410. Ramon Alcaraz 13

Drive To Survive: erros e acertos da 5ª temporada da série da F1. Cadê Interlagos e Vettel?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: Ferrari renovada, Mercedes melhor e Red Bull bem? Que F1 teremos em 2023?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Costa e Tomasoni são os primeiros vencedores da Porsche Cup 2023
Próximo artigo AO VIVO: Veja a corrida inaugural da classe Sprint Trophy da Porsche Cup em Interlagos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil