Cacá explica final em Cascavel: “tiraram dois pontos de mim”
Indignado, Cacá Bueno apresenta detalhes sobre confusão envolvendo piloto da Red Bull e direção de prova com bandeirada em segunda prova da Stock Car em Cascavel
![Cacá Bueno recebe bandeirada antes dos vencedores em Cascavel](https://cdn-1.motorsport.com/images/amp/0RdGvqoY/s1000/stockcar-br-cascavel-2016-caca-bueno-recebe-bandeirada-antes-dos-vencedores-em-cascavel.jpg)
![Cacá Bueno em Cascavel](https://cdn-9.motorsport.com/images/mgl/YNXGPla0/s300/stockcar-br-cascavel-2016-caca-bueno-em-cascavel.jpg)
![Cacá Bueno](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/01q9vMQ0/s300/stockcar-br-cascavel-2016-caca-bueno.jpg)
![Cacá Bueno em Cascavel](https://cdn-1.motorsport.com/images/mgl/YXzG9vR0/s300/stockcar-br-cascavel-2016-caca-bueno-em-cascavel.jpg)
![Cacá Bueno em Goiânia](https://cdn-1.motorsport.com/images/mgl/63NMKglY/s300/stockcar-br-goiania-2016-caca-bueno-em-goiania.jpg)
![Cacá Bueno em Goiânia](https://cdn-2.motorsport.com/images/mgl/YpQkjnd6/s300/stockcar-br-goiania-2016-caca-bueno-em-goiania.jpg)
![Cacá Bueno](https://cdn-5.motorsport.com/images/mgl/0RBzdgo0/s300/stockcar-br-curitiba-corrida-de-duplas-2016-caca-bueno.jpg)
![Carro de Cacá Bueno e Ricardo Sperafico](https://cdn-9.motorsport.com/images/mgl/25LJebJ0/s300/stockcar-br-curitiba-corrida-de-duplas-2016-carro-de-caca-bueno-e-ricardo-sperafico.jpg)
![Cacá Bueno sai dos pits](https://cdn-3.motorsport.com/images/mgl/0ZwODy42/s300/stockcar-br-goiania-2016-caca-bueno-sai-dos-pits.jpg)
![Caca Bueno](https://cdn-2.motorsport.com/static/img/mgl/4700000/4750000/4753000/4753800/4753843/s300/stockcar-br-goiania-ii-2015-caca-bueno.jpg)
![Caca Bueno](https://cdn-4.motorsport.com/static/img/mgl/4700000/4750000/4753000/4753800/4753837/s300/stockcar-br-goiania-ii-2015-caca-bueno.jpg)
![Cacá Bueno](https://cdn-6.motorsport.com/static/img/mgl/6100000/6130000/6137000/6137400/6137466/s300/stockcar-br-interlagos-2015-caca-bueno.jpg)
Na última rodada dupla da Stock Car realizada até o momento na temporada 2016, Cacá Bueno se viu em mais um desentendimento com a direção de prova da categoria. Durante a transmissão, o que se viu foi o piloto da Red Bull perto da torre de comando da prova e discutindo com uma pessoa.
Depois, viu-se que o pentacampeão da categoria perdeu duas posições na última volta por não ter completado e recolhido para os boxes - Cacá Bueno cruzou a linha de chegada logo à frente de Rubens Barrichello e Allam Khodair, que vinham em disputa pela vitória - Barrichello acabou ficando com o triunfo.
Em Interlagos para participar da etapa de endurance da Porsche, Bueno conversou com o Motorsport.com e ainda se mostrou revoltado com o episódio, julgando-se prejudicado pela direção de prova.
“Rolou uma confusão tremenda da direção de prova. Eles alegam que deram bandeira azul para mim e a quadriculada para os líderes, mas a imagem deixa bem claro que não foi isso o que aconteceu”, disse.
“As imagens mostram que eu venho recebendo a bandeira quadriculada desde que aponto na reta. A gente sabe que quando há um retardatário à frente do líder, a placa de uma volta para o fim permanece sendo exibida enquanto a quadriculada é agitada para quem vem em primeiro”, afirmou o piloto, que reconhece que também houve falha da Red Bull, mas ressalta que isso não exime a direção de prova.
“Eu mesmo, dentro do carro, não sabia quem era o líder da prova, não sabia que o vencedor da prova estava atrás de mim – vi que o Camilo ficou sem combustível, mas achei que havia alguém à frente dele”, disse.
“Minha equipe também cometeu um erro, avisando-me que a corrida acabou. Quando pergunto a eles minha posição, eles me dizem que sou 13º. Pergunto 'como assim, eu era 14º na última volta e passei três carros, deveria ser 11º, não?' e então começa uma discussão até que eles me avisam que o Rubinho venceu", contou.
“Quando me disseram isso, eu já estava nos boxes e respondi dizendo que deveria ter dado mais uma volta, mas eles afirmaram que eu tinha recebido a bandeirada. A minha equipe deveria ter me avisado que eu deveria ter completado mais uma volta, tudo bem. Mas, fisicamente, eu ultrapassei os carros, pois eu abri a última volta e retornei aos boxes, enquanto eles ficaram parados no meio da pista”.
“Se o sensor da Stock Car só detecta a mudança de posição na linha de chegada, é um problema do sensor e não da lógica da corrida. Na F1, quando você ultrapassa um carro em um trecho, a mudança de posição é detectada na hora. No regulamento, estou à frente dos caras, é o sensor que não detecta. Argumentei isso, disse que era só checar as imagens e veriam que fiquei à frente”, afirmou.
“Aí a direção de prova me colocou atrás do Ricardo Maurício e do Camilo, que sequer chegaram aos boxes. Simplificando, tiraram dois pontos de mim. A corrida é física, eu não levei uma volta do líder – sou o último a completar a prova sem levar uma volta e, portanto, o 11º.
“Eu disse à torre que eles justificaram um erro cometendo outro, de não me deixar voltar à pista para completar a volta – porque eles me deram a quadriculada. Mas nunca vão dar o braço a torcer e dizer que erraram”, completou.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.