Relato de classificação
Stock Car Goiânia II

Casagrande voa e garante pole em treino marcado por pancada de chuva em Goiânia

Thiago Camilo largará na segunda posição, enquanto líderes do campeonato ficaram para trás em Goiânia

Gabriel Casagrande comemora pole em Goiânia

Com atraso causado pela chuva, Gabriel Casagrande faz a pole para a corrida 1 da Stock Car em Goiânia. Thiago Camilo ficou 0s172 atrás do piloto da Crown Racing e fechou a primeira fila. O top-6 foi completado por: César Ramos, Lucas Foresti, Felipe Fraga e Guga Lima.

Leia também:

O destaque da classificação ficou por conta da chuva, que favoreceu àqueles que pegaram a pista mais seca, causando a queda precoce de Ricardo Maurício, Rubens Barrichello e Julio Campos, que estão na briga direta pelo título. O piloto da Eurofarma explicou o motivo de ter ficado para trás.

"Conseguimos melhorar no terceiro treino, mas meu acerto não funciona na chuva, precisamos pensar nisso", afirmou Maurício, vice-líder do campeonato.

Q1:

Após o atraso de 45 minutos, os carros do grupo 1 foram à pista com o asfalto ainda molhado. Felipe Fraga chegou a ter uma escapada, mas conseguiu se recuperar e seguiu normalmente. Galid Osman foi outro que saiu e voltou para o traçado.

O primeiro a assumir a ponta, foi Gabriel Casagrande, que fechou sua volta em 1min38s567. Nos últimos minutos, Daniel Serra bateu o tempo do piloto paranaense, mas quando o cronômetro já estava zerado, Felipe Fraga fez 1min31s997 e assumiu a ponta. O vice-líder do campeonato, Ricardo Maurício, que ficou em último do grupo 1.

Logo no início das atividades do grupo 2, Denis Navarro bateu na barreira de proteção da entrada da reta e causou a interrupção da sessão. Mas a chuva ajudou e as condições da pista melhoraram nos últimos minutos.

Com isso, César Ramos e Lucas Foresti tiveram a chance de, um após o outro, tomarem a ponta de Fraga. O novato Marcel Coletta ainda conseguiu uma boa volta no finzinho e se colocou entre os dois veteranos. Do grupo 1, apenas Fraga, Serra, Casagrande e Camilo passaram para a segunda fase do classificatório.

Q2:

O prodígio da KTF, Guilherme Salas, foi o primeiro a fazer volta rápida, mas seu tempo não ficou muito no topo da tabela, pois Camilo fez uma volta em 1min30s306 e tomou a ponta do piloto destaque da Stock Light. 

Nos segundos finais, Guga Lima encaixou uma boa volta e fechou em segundo lugar, empurrando o líder do campeonato, Daniel Serra, para fora do Q3. Avançaram à disputa pela pole: Camilo, Casagrande, Lucas Foresti, Guga Lima, Fraga e César Ramos.

Q3:

A fase de definição do grid começou com um dilema para os pilotos: Qual pneu usar, de chuva ou slick? A melhora nas condições do asfalto fez com que todos os seis apostassem nos pneus de seco. Thiago Camilo foi o que mais tempo demorou para tomar a decisão.

Cesar Ramos foi o primeiro a ir para a pista e o piloto da fechou sua volta em 1min27s156. Em sua tentativa, Fraga chegou a fazer a melhor parcial no segundo setor, mas acabou atrás de Ramos.

Guga Lima não repetiu o desempenho do Q2 e terminou em último entre aqueles que foram ao Q3, com a marca de 1min27s913. O companheiro do piloto da Vogel, Lucas Foresti, foi melhor e fechou sua volta à frente de Fraga.

Casagrande foi o penúltimo a registrar volta rápida, fechando com 1min26s396, colocando pressão em Camilo, que foi para a pista logo em seguida. O piloto da Ipiranga Racing ficou pouco atrás do concorrente da Crown nas parciais e fechou com 1min26s568. Com isso, Casagrande alcançou sua segunda pole na temporada.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

Confira como ficou o grid de largada para a corrida 1 da Stock em Goiânia:

Pos. No. Piloto Equipe Tempo Dif. Int.
1 83 Gabriel Casagrande Crown Racing 1:26.396 - -
2 25 Thiago Camilo Ipiranga Racing 1:26.568 0.172 0.172
3 30 Cesar Ramos Blau Motor Sports 1:27.156 0.760 0.588
4 12 Lucas Foresti Vogel Motorsports 1:27.275 0.879 0.119
5 88 Felipe Fraga Cimed Racing 1:27.582 1.186 0.307
6 9 Guga Lima Vogel Motorsports 1:27.913 1.517 0.331
7 29 Daniel Serra Eurofarma RC 1:30.878 0.572 0.016
8 110 Felipe Lapenna Cavaleiro Sports 1:30.937 0.631 0.059
9 33 Nelson Piquet Jr Full Time Sports 1:31.004 0.698 0.067
10 85 Guilherme Salas KTF Sports 1:31.008 0.702 0.004
11 177 Marcel Coletta Crown Racing 1:31.019 0.713 0.011
12 11 Gaetano di Mauro Shell Helix Ultra 1:31.048 0.742 0.029
13 77 Valdeno Brito Prati-Donaduzzi Racing 1:31.343 1.037 0.295
14 18 Allam Khodair Blau Motor Sports 1:31.384 1.078 0.041
15 8 Rafael Suzuki Hot Car Competições 1:31.436 1.130 0.052
16 0 Cacá Bueno Cimed Racing 1:32.406 0.948 0.049
17 10 Ricardo Zonta Shell V-Power 1:32.526 1068 0.120
18 3 Bia Figueiredo Ipiranga Racing 1:32.536 1078 0.010
19 111 Rubens Barrichello Full Time Sports 1:32.559 1101 0.023
20 4 Julio Campos Prati-Donaduzzi Racing 1:32.565 1107 0.006
21 44 Bruno Baptista RCM Motorsport 1:32.672 1214 0.107
22 51 Átila Abreu Shell V-Power 1:32.745 1287 0.073
23 65 Max Wilson RCM Motorsport 1:32.775 1317 0.030
24 70 Diego Nunes KTF Sports 1:32.812 1354 0.037
25 28 Galid Osman Shell Helix Ultra 1:33.038 1580 0.226
26 27 Raphael Reis Carlos Alves Competições 1:33.057 1599 0.019
27 90 Ricardo Maurício Eurofarma RC 1:33.098 1640 0.041
28 54 Tuca Antoniazzi Hot Car Competições 1:36.402 4944 3304
29 5 Denis Navarro Cavaleiro Sports - - -

Temporada histórica

O ano de 2019 é histórico para a Stock Car, já que a categoria completa quatro décadas de existência. Confira todos os campeões - e seus respectivos carros - na galeria abaixo:

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala
1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala
1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala
1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala
1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala
1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala
1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala
1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala
1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala
1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala
1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala
1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala
1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala
1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala
1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala
1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega
1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega
1996 - Ingo Hoffmann (9)  - Chevrolet Omega
1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega
1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega
1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega
2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra
2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra
2002 - Ingo Hoffmann (12)  - Chevrolet Vectra
2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra
2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra
2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra
2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer
2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer
2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307
2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307
2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra
2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408
2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic
2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic
2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic
2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408
2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408
2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze
2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze
40

Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube

In this article
Vital Neto
Stock Car
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Daniel Serra lidera último treino antes do quali em Goiânia
Próximo artigo Casagrande rejeita “combinação” com equipe por vitória em Goiânia

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros