Após ano marcado por mortes nas pistas, veja a evolução da segurança na Fórmula 1
A última vítima fatal na F1 foi Jules Bianchi, que se chocou contra um trator em 2014 e faleceu meses depois. Seu acidente motivou a criação do halo
![Felipe Massa é levado ao hospital após acidente](https://cdn-8.motorsport.com/images/amp/56l1vWj0/s1000/f1-hungarian-gp-2009-felipe-ma.jpg)
O ano de 2019 ficará manchado para sempre pela morte de Anthoine Hubert na Fórmula 2, categoria que adota praticamente todos os equipamentos e procedimentos de segurança da Fórmula 1. Além do francês, o esporte a motor teve outras vítimas ao longo do último ano.
Leia também:
Nos primórdios do automobilismo, assumia-se que a morte era um risco inerente. À medida que essa mentalidade foi mudando, dispositivos e procedimentos foram adotados, o que reduziu muito o número de fatalidades. O Motorsport.com preparou um especial para relembrar a evolução da segurança na F1. Apesar de avançada, ainda não é perfeita. Mas os ganhos foram consideráveis com o passar dos anos, como você confere abaixo:
![1950: No início, a segurança não era importante](https://cdn-8.motorsport.com/images/mgl/Y9orW1Z0/s700/f1-monaco-gp-1950-luigi-villoresi-ferrari-125.jpg)
![1955: Freios a disco são introduzidos](https://cdn-2.motorsport.com/images/mgl/6gM4y5x2/s700/f1-european-gp-2016-disc-brake-and-pads.jpg)
![1955: Surge o primeiro carro de motor traseiro](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/0oxR4b12/s700/f1-dutch-gp-1958-team-owner-rob-walker-checks-the-time-with-his-driver-maurice-trintignant.jpg)
![1961: 'Santantônios' são implantados nos carros](https://cdn-8.motorsport.com/images/mgl/YEQrKJGY/s700/wolfgang-von-trips-ferrari-1.jpg)
![1963: Roupas a prova de chamas e outras mudanças](https://cdn-6.motorsport.com/images/mgl/2yZvPjyY/s700/f1-belgian-gp-1964-jim-clark-lotus-25-climax-talks-to-dan-gurney-brabham-bt7-climax.jpg)
![1963: Bandeiras de sinalização](https://cdn-2.motorsport.com/images/mgl/2epykga0/s700/f1-australian-gp-1992-fia-race-starter-roland-bruynseraede-waves-the-red-flag-to-stop-the.jpg)
![1968: Surgem os capacetes fechados](https://cdn-5.motorsport.com/images/mgl/6VRN7OG6/s700/dan-gurney-mclaren-cosworth-m7-1.jpg)
![1970: Padronização nas distâncias das cercas e adoção de muros nos boxes](https://cdn-5.motorsport.com/images/mgl/0JByllB0/s700/clay-regazzoni-ferrari-312b-le-1.jpg)
![1972: Cinto de segurança de seis pontos se torna obrigatório](https://cdn-4.motorsport.com/images/mgl/6lDa9386/s700/f1-russian-gp-2016-mercedes-amg-f1-w07-seat-and-seatbelts.jpg)
![1975: Equipes de resgate presentes nos autódromos](https://cdn-8.motorsport.com/static/img/mgl/300000/310000/312000/312700/312734/s700/f1-jerez-december-testing-2005-safety-team-to-the-rescue.jpg)
![1977: Caixa de brita é padronizada](https://cdn-5.motorsport.com/images/mgl/68eoG9V0/s700/f1-european-gp-1993-luca-badoer-lola-bms-ferrrari-t93-40-in-the-gravel.jpg)
![1977: A padronização dos capacetes](https://cdn-8.motorsport.com/static/img/mgl/1700000/1780000/1780000/1780700/1780716/s700/f1-british-gp-1978-mario-andretti.jpg)
![1985: Testes de impacto se tornam obrigatórios](https://cdn-6.motorsport.com/static/img/mgl/900000/920000/929000/929800/929827/s700/f1-lotus-f1-racing-presentation-2009-the-nose-box-crash-test.jpg)
![1986: Presença obrigatória de helicóptero de resgate](https://cdn-4.motorsport.com/static/img/mgl/400000/460000/462000/462100/462167/s700/f1-bahrain-february-testing-2007-the-helicopter-waits-by-the-medical-centre.jpg)
![1990: Volantes removíveis](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/YWXjrdV6/s700/f1-hungarian-gp-1991-ayrton-senna-mclaren-mp4-6.jpg)
![1990: Treinamento obrigatório de resgate](https://cdn-1.motorsport.com/images/mgl/2d5DaK7Y/s700/f1-san-marino-gp-1992-roberto-moreno-jumps-out-of-his-andrea-moda-s921-judd.jpg)
![1992: Safety car se torna obrigatório](https://cdn-9.motorsport.com/images/mgl/6xA4Wrm0/s700/f1-british-gp-1999-safety-car.jpg)
O carro de segurança já havia surgido no GP de Portugal de 1984, após a iniciativa de Domingos Piedade, que usou sua influência na Mercedes para inaugurar a novidade. No entanto, sua invenção só se tornou obrigatória em 1992.
![1994: Roupas anti-chama para os mecânicos](https://cdn-6.motorsport.com/images/mgl/0rGaJdO2/s700/mechanics-work-on-a-williams-f-1.jpg)
![1994: Roupas anti-chama para os mecânicos](https://cdn-7.motorsport.com/static/img/mgl/300000/320000/324000/324600/324688/s700/f1-silverstone-february-testing-2006-red-bull-racing-team-member-ready-for-refuel-practice.jpg)
![1994: Mortes de Senna e Ratzenberger causam mudanças](https://cdn-8.motorsport.com/images/mgl/YPx8v4GY/s700/f1-monaco-gp-1994-the-formula-one-grid-included-ayrton-senna-and-roland-ratzenberger-who-w.jpg)
![1996: Altura do cockpit é alterada](https://cdn-8.motorsport.com/images/mgl/2epleVb0/s700/f1-san-marino-gp-1994-ayrton-senna-williams-fw16.jpg)
![1996: Altura do cockpit é alterada](https://cdn-9.motorsport.com/images/mgl/0oKKgJ70/s700/f1-french-gp-1996-jacques-villeneuve-williams-fw18-renault.jpg)
![1999: Rodas são presas por tiras especiais](https://cdn-9.motorsport.com/images/mgl/25wkVRn6/s700/f1-european-gp-1999-pedro-diniz-sauber-petronas-c18-crash.jpg)
![1999: Rodas são presas por tiras especiais](https://cdn-8.motorsport.com/static/img/mgl/500000/510000/516000/516000/516014/s700/f1-french-gp-2007-vitantonio-liuzzi-scuderia-toro-rosso-crashes-with-anthony-davidson-supe.jpg)
![1999: Novas áreas de escape com asfalto](https://cdn-5.motorsport.com/static/img/mgl/1700000/1750000/1756000/1756100/1756113/s700/f1-italian-gp-2014-the-new-astroturf-and-tarmac-run-off-at-parabolica.jpg)
![2001: Bandeira azul para carros lentos](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/0ZXpA98Y/s700/f1-spanish-gp-2017-marshals-wave-the-blue-flag.jpg)
![2003: A introdução do Hans](https://cdn-6.motorsport.com/images/mgl/2dynNbBY/s700/f1-hungarian-gp-2017-hans-devices-in-the-f1-experiences-garage.jpg)
![2003: A introdução do Hans](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/0rGeynq2/s700/juan-pablo-montoya-williams-1.jpg)
![2018: Halo aumenta proteção da cabeça](https://cdn-4.motorsport.com/images/mgl/YMV1bzn6/s700/f1-canadian-gp-2018-sebastian-vettel-ferrari-sf71h.jpg)
![2018: Halo salva a vida de Charles Leclerc](https://cdn-6.motorsport.com/images/mgl/6zQBpRLY/s700/tyre-marks-on-charles-leclerc-s-halo-and-chassis-sauber-1.jpg)
Ouça nossa retrospectiva 2019
O ano chega ao fim e com ele uma temporada agitada no esporte a motor, sendo em duas ou quatro rodas. Os jornalistas do Motorsport.com Felipe Motta, Erick Gabriel e Carlos Costa passam o ano a limpo, destacando o que tivemos de bom e ruim ao longo do período. Confira:
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
![Vital Neto](https://cdn-5.motorsport.com/images/usa/Q68QBe80/s100/img487474723-1.jpg)
![F1 - Entenda a grande novidade do carro de 2022: o efeito solo](https://cdn-2.motorsport.com/images/amp/68yDZ340/s300/formula-1-2022-f1-car-unveil-2-3.jpg)
F1 - Entenda a grande novidade do carro de 2022: o efeito solo
![A década da Fórmula 1: Duas hegemonias e baixa competitividade](https://cdn-3.motorsport.com/images/amp/YP3k4K32/s300/valtteri-bottas-mercedes-amg-f.jpg)
A década da Fórmula 1: Duas hegemonias e baixa competitividade
![A década da Stock Car: Daniel Serra e Eurofarma RC dominam rivais](https://cdn-8.motorsport.com/images/amp/0RryVrA0/s300/equipe-eurofarma-rc-comemora-t.jpg)
A década da Stock Car: Daniel Serra e Eurofarma RC dominam rivais
![Justin Wilson](https://cdn-9.motorsport.com/images/mgl/6nM1LgRY/s100/f1-valencia-january-testing-2003-justin-wilson-ran-in-the-minardi-ps01-on-avon-tyres.jpg)
![Irmão de Wilson ataca críticos de cockpit coberto](https://cdn-3.motorsport.com/static/img/amp/700000/730000/735000/735000/735078/s1_1409953/indycar-baltimore-2013-stefan-wilson-dale-coyne-racing-honda-and-justin-wilson-dale-coyne.jpg)
Irmão de Wilson ataca críticos de cockpit coberto
![Irmão de Justin Wilson, Stefan, está confirmado na Indy 500](https://cdn-8.motorsport.com/static/img/amp/600000/690000/692000/692100/692108/s1_1309263/indycar-kv-racing-technology-driver-announcement-2016-stefan-wilson-kv-racing-technology.jpg)
Irmão de Justin Wilson, Stefan, está confirmado na Indy 500
![Após morte de WIlson, Bia pede cockpits fechados: “pilotos têm família”](https://cdn-4.motorsport.com/static/img/amp/600000/630000/639000/639100/639179/s1_531749/indycar-st-pete-2013-drivers-presentation-justin-wilson-dale-coyne-racing-honda-and-ana-b.jpg)
Após morte de WIlson, Bia pede cockpits fechados: “pilotos têm família”
Últimas notícias
![F4 Brasil: Pavie garante poles da etapa de Goiânia](https://cdn-2.motorsport.com/images/amp/6O1kvrJ2/s300/arthur-pavie-f4-brasil.jpg)
F4 Brasil: Pavie garante poles da etapa de Goiânia
![Serra encerra sexta de treinos da Stock Car em Goiânia como mais rápido do dia](https://cdn-8.motorsport.com/images/amp/YXRPWjo0/s300/daniel-serra-stock-car-pro-ser.jpg)
Serra encerra sexta de treinos da Stock Car em Goiânia como mais rápido do dia
![F1: Horários, como assistir e previsão do tempo da sábado de classificação para o GP da Bélgica, em Spa](https://cdn-3.motorsport.com/images/amp/0k7O4Nv0/s300/lando-norris-mclaren-mcl38.jpg)
F1: Horários, como assistir e previsão do tempo da sábado de classificação para o GP da Bélgica, em Spa
![Rotta é protagonista na sexta de treinos da Stock Series em Goiânia](https://cdn-9.motorsport.com/images/amp/2548jpn0/s300/guto-rotta-stock-series.jpg)
Rotta é protagonista na sexta de treinos da Stock Series em Goiânia
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.