Fábricas empatam nas estatísticas da Stock Car em 2023

Em números que refletem equilíbrio da categoria, com dez vitórias cada, Toyota e Chevrolet mergulham em uma briga acirrada pelo primeiro lugar na temporada

Largada da Stock Car no Velocitta

Largada da Stock Car no Velocitta

Marcelo Machado de Melo

Reconhecida mundialmente pela competitividade e imprevisibilidade, a Stock Car Pro Series se encaminha para a decisão da temporada 2023 com números que evidenciam seu equilíbrio de forças.

As duas marcas que aceleram na principal categoria do automobilismo nacional, Toyota e Chevrolet, chegam à 11ª e penúltima etapa do calendário, a ser realizada neste fim de semana no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR), empatadas em duas das principais estatísticas de performance: vitórias e poles positions.

Leia também:

Cada montadora subiu ao topo do pódio dez vezes na temporada. Toyota e Chevrolet já viveram momentos bastante distintos no campeonato, mas a fase atual é mais favorável à marca norte-americana, que conquistou cinco vitórias nas últimas seis corridas, disputadas no Velopark, Buenos Aires e no Velocitta. Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel) e Daniel Serra (Eurofarma RC) são os pilotos que mais venceram pela Chevrolet no ano, com três primeiros lugares para cada.

Já o melhor momento da fábrica japonesa foi nas etapas 5 e 6 do calendário, entre julho e agosto, realizadas em Interlagos e no Velocitta, com quatro vitórias consecutivas. O piloto que mais ganhou corridas pela Toyota até agora na temporada é o argentino Matías Rossi, com três primeiros lugares.

Em termos de poles positions, conquista que reflete o desempenho máximo de um carro em volta rápida, Toyota e Chevrolet também estão empatadas, com cinco posições de honra no grid para cada marca em 2023.

O começo da temporada foi muito parecido, com as duas montadoras se alternando na frente: Bruno Baptista e Thiago Camilo largaram na ponta para os japoneses em Goiânia e Tarumã, respectivamente, enquanto Casagrande e Felipe Fraga marcaram poles em Interlagos e Cascavel.

A Toyota desempatou o jogo a partir de Interlagos, em julho, e emendou uma sequência de três poles, registradas por Matías Rossi (em São Paulo), Ricardo Zonta (Velocitta) e César Ramos (Goiânia).

Entretanto, a Chevrolet voltou a equilibrar a fatura a partir do Velopark, onde Casagrande largou na frente. Na sequência, Felipe Fraga registrou as poles em Buenos Aires e no Velocitta, empatando o placar em 5 a 5.

Estatísticas da temporada 2023 da Stock Car: 

10 etapas em rodada dupla, totalizando 20 corridas disputadas até o momento

Vitórias da Chevrolet: 10

Gabriel Casagrande e Daniel Serra, 3

Átila Abreu e Ricardo Maurício, 2

Vitórias da Toyota: 10

Matías Rossi, 3

Ricardo Zonta e Thiago Camilo, 2

Rubens Barrichello, Dudu Barrichello e César Ramos, 1

Poles da Chevrolet: 5

Felipe Fraga, 3

Gabriel Casagrande, 2

Poles da Toyota: 5

Bruno Baptista, Thiago Camilo, Matías Rossi, Ricardo Zonta e César Ramos, 1

RETA FINAL: GP de Las Vegas calou os críticos? Veja debate sobre o polêmico fim de semana da F1

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

 

Podcast #256 – Quais as chances do GP de Las Vegas se tornar um fiasco?


ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Por um ponto: a apertada luta pelo título entre equipes da Stock Car
Próximo artigo Podcast #257: Sucesso ou fracasso? Boa corrida livrou a cara da F1 em Las Vegas?

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil