Stock: Cacá elogia, mas faz ressalvas quanto ao calendário de 2020
Referência no grid da principal categoria do automobilismo brasileiro, Bueno deu sua opinião sobre o ano que vem
Pentacampeão da Stock Car, Cacá Bueno chega à final da temporada 2019, disputada neste domingo, em Interlagos, em busca de fechar o ano com chave de ouro. Em meio à boa fase da Cimed Racing na parte final do campeonato, o piloto está confiante: "Vamos tentar andar super bem. Antes da última rodada, em Goiânia, fiquei no top-5 em todas as outras etapas, então a expectativa é boa. Tomara que a gente termine o ano bem".
"E entre as equipes, estamos em segundo, então vamos tentar manter essa posição. Não seremos campeões, mas vamos mostrar que a Cimed fez um bom trabalho em mais um ano", ponderou. Ao Motorsport.com, o filho de Galvão Bueno também falou sobre a principal 'novidade' da Stock para 2020: o retorno da Corrida de Duplas. "Ela tem um apelo promocional muito bom. Não chega a ter a mesma divulgação da Corrida do Milhão, mas se assemelha, e isso é importante", avaliou.
O experiente piloto também destacou as emoções da tradicional prova: "A gente já teve, em Corridas de Dupla, eu fazendo a pole com piloto argentino, o que ninguém esperava, porque não conheciam tanto os argentinos. Teve um 'Senna/Prost' na mesma equipe [Bruno e Nicolas, em 2015] e outras coisas acontecendo, como a primeira vitória do [Felipe] Fraga. Então várias Corridas de Duplas tiveram realmente boas provas promocionalmente, de modo que sou muito a favor".
Cacá, porém, fez uma ponderação: "Eu gosto da Corrida de Duplas desde que ela não valha tantos pontos para o campeonato, porque acho que ela não pode ter uma influência tão grande no resultado final da temporada. Não se sabe disso ainda, mas acho que ela não deveria ter pontuação normal como a das outras etapas. Deveria valer menos pontos para que não cause realmente essa diferença".
As ressalvas do pentacampeão não se restringem à pontuação da Corrida de Duplas: "Eu esperava um circuito de rua. Não é uma crítica à organização, de maneira nenhuma. Eu entendo a dificuldade econômica de hoje, mas eu gostaria de ver uma corrida de rua, assim como provas no Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, algo no Nordeste, além de outras coisas. Mas o calendário, numa primeira olhada, me agrada, e sei que a organização está trabalhando para que tudo isso volte".
Cacá Bueno em Interlagos
Photo by: Duda Bairros
O número de etapas também foi um tópico abordado por Bueno. "Em outros anos, eu criticava o fato de só termos 12 corridas, porque eu sempre esperava um calendário de 14 ou 15 corridas. Acho que o grande custo nosso é o caro, é a mão de obra, é a oficina. Então, se temos 12 ou 14 corridas, esse custo não aumenta tanto", afirmou.
"O gasto principal é com os salários e a copra do carro, de modo que não impactaria tanto. A logística não impacta tanto no nosso custo final e isso traria uns 15, 20% a mais de visibilidade ao patrocinador em termos de tempo de televisão e praças visitadas e não causaria nem 5% de aumento nas contas".
"Então, no passado, eu fui muito a favor de um aumento de calendário, mas hoje eu entendo que a dificuldade financeira da maioria das equipes e o momento econômico talvez façam com que o momento não seja o melhor para fazer isso. Assim, gostei muito do que eu vi do calendário, com essas 12 corridas para 2020", completou o pentacampeão da Stock Car.
Temporada histórica
O ano de 2019 é histórico para a Stock Car, já que a categoria completa quatro décadas de existência. Confira todos os campeões - e seus respectivos carros - na galeria abaixo:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.