Stock Car busca montadoras e novo carro mais próximo ao modelo de rua para 2020

compartilhar
comentários
Stock Car busca montadoras e novo carro mais próximo ao modelo de rua para 2020
Por:
8 de mai de 2019 13:59

Chefe da categoria, Carlos Col fala em “missão“ de trazer mais marcas e novos carros, mas não vê chances de motores híbridos chegarem para próxima temporada

A etapa do Velo Città da Stock Car no último fim de semana teve também a presença dos carros e pilotos que abriram o caminho para que a categoria se tornasse a principal do país, com um desfile nos Opalas que atualmente estão na Old Stock Race, e com os grandes nomes no volante.

Após a festa de 40 anos (veja abaixo galeria com todos os carros dos campeões da Stock), e com o atual campeonato acontecendo, o olhar fica para o futuro e Carlos Col, diretor da categoria e que retornou após uma década, tem planos ambiciosos para o novo carro que deve estar nas pistas a partir de 2020.

Leia também:

“Eu tenho uma missão, a de trazer mais montadoras para o evento, para a categoria no ano que vem”, disse Col. “Vamos fazer isso, vamos partir para uma reformulação do projeto técnico do carro, obviamente sempre pensando em segurança, e também adequando à situação de ter outras montadoras envolvidas.”

“A Stock Car é uma das categorias mais competitivas do mundo em termos de equalização e eu não quero perder isso. Os carros terão uma característica bem mais próxima dos carros de rua, mas não vão perder a competitividade, a velocidade, a potência, toda a performance que eles têm hoje. É um grande desafio e vamos começar uma nova página desta história em 2020.

Os planos já estão em curso, e Col admite que já está conversando com as montadoras.

 “As conversas existem, estamos conversando com algumas, evidentemente que o momento da economia brasileira, em especial da indústria automobilística, não é favorável para isso, mas mesmo assim as conversas estão indo muito bem. O prazo é para 2020.

Mas será que vai dar tempo de deixar tudo pronto já para a próxima temporada?

“Terá que dar. Vamos trabalhar para isso unidos com todas as equipes para fazer o planejamento. É também uma preocupação minha é não gerar grandes investimentos das equipes, manter os custos de onde estão para baixo, esse sempre é o grande desafio.”

Leia também:

Carro híbrido? Ainda não

Com os carros elétricos virando tendência na Europa e o aumento de popularidade da F-E, é natural que se pergunte ao mandatário da Stock Car se a próxima geração de carros poderá ter a tecnologia elétrica ou híbrida.

“O nosso projeto e o protótipo de uma das montadoras que já fiz está mais parecido com o carro de rua, muito mais identificado com o carro de rua do que os carros da NASCAR inclusive. Neste aspecto, nós vamos estar mais alinhados com as montadoras.”

“No caso da motorização, está havendo uma mudança muito grande no mercado, nas várias categorias do mundo. Eu estou observando muito, estou entrando em contato com todas, estou visitando e nós vamos buscar nosso caminho dentro de uma tendência que temos que buscar e o híbrido está entre as opções, sem dúvida, mas neste caso não será para 2020, porque demandará mais tempo para o desenvolvimento e até para que a gente possa amadurecer qual é o melhor caminho posto no Brasil.”

“Você tem uma tendência mundial e no caso do híbrido e do elétrico muito liderado pela Europa e não pelos Estados Unidos que tem outra cultura, mas os timings são diferentes. Os próprios timings dos veículos de rua são diferentes.”

“Tudo vai acontecer primeiro na Europa para depois chegar à América do Sul, então temos que entender esses momentos, essas diferenças e vamos tomar as decisões e escolhas, refletindo sobre essas tendências, então eu quero um pouco mais de tempo para escolher certo e para que a gente não faça investimentos de curto prazo.”

“Haverá uma transição, no primeiro ano de trazer uma ou duas montadoras, com seu carro alinhado com o carro de rua e a motorização faremos de maneira mais simplificada possível neste momento.”

“Estamos com um olho no hoje e outro no amanhã, vamos trabalhar em paralelo para buscar qual será a  motorização da Stock Car em 2021, 2022 em diante.”

ANO HISTÓRICO: 40 ANOS DA STOCK

A Stock Car completou em Abril 40 anos de uma bonita trajetória. Acompanhe abaixo uma galeria de imagens exclusivas com todos os carros dos campeões temporada por temporada.

Galeria
Lista

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala
1/40

Foto de: Divulgacao

1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala

1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala
2/40

1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala

1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala
3/40

1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala

1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala
4/40

Foto de: Divulgacao

1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala

1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala
5/40

Foto de: Divulgacao

1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala

1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala
6/40

Foto de: Divulgacao

1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala

1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala
7/40

Foto de: Divulgacao

1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala

1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala
8/40

Foto de: Divulgacao

1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala

1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala
9/40

Foto de: Divulgacao

1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala

1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala
10/40

Foto de: Divulgacao

1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala

1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala
11/40

Foto de: Divulgacao

1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala

1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala
12/40

Foto de: Divulgacao

1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala

1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala
13/40

Foto de: Divulgacao

1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala

1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala
14/40

Foto de: Divulgacao

1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala

1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala
15/40

Foto de: Divulgacao

1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega

1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega
16/40

Foto de: Divulgacao

1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega

1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega
17/40

Foto de: Divulgacao

1996 - Ingo Hoffmann (9) - Chevrolet Omega

1996 - Ingo Hoffmann (9) - Chevrolet Omega
18/40

Foto de: Divulgacao

1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega

1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega
19/40

1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega

1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega
20/40

Foto de: Divulgacao

1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega

1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega
21/40

Foto de: Divulgacao

2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra

2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra
22/40

Foto de: Divulgacao

2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra

2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra
23/40

Foto de: Divulgacao

2002 - Ingo Hoffmann (12) - Chevrolet Vectra

2002 - Ingo Hoffmann (12) - Chevrolet Vectra
24/40

Foto de: Divulgacao

2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra

2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra
25/40

Foto de: Divulgacao

2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra

2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra
26/40

Foto de: Divulgacao

2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra

2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra
27/40

Foto de: Divulgacao

2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer

2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer
28/40

Foto de: Divulgacao

2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer

2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer
29/40

Foto de: Divulgacao

2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307

2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307
30/40

Foto de: Divulgacao

2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307

2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307
31/40

Foto de: Divulgacao

2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra

2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra
32/40

Foto de: Divulgacao

2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408

2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408
33/40

Foto de: Divulgacao

2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic

2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic
34/40

Foto de: Duda Bairros

2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic

2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic
35/40

Foto de: Chris Fabbri / CFR Media - Brazil

2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic

2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic
36/40

2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408

2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408
37/40

2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408

2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408
38/40

Foto de: Fábio Davini

2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze

2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze
39/40

2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze

2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze
40/40

Foto de: Fernanda Freixosa

Próximo artigo
VÍDEO: Confira as grandes lendas da Stock Car em evento que marcou os 40 anos da categoria

Artigo anterior

VÍDEO: Confira as grandes lendas da Stock Car em evento que marcou os 40 anos da categoria

Próximo artigo

Barrichello busca liderança do campeonato em uma de suas pistas favoritas

Barrichello busca liderança do campeonato em uma de suas pistas favoritas
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Stock Car Brasil
Autor Erick Gabriel
Seja o primeiro a receber as últimas notícias