Stock Car: Sexto colocado, Zonta confia em boa evolução para a classificação em Interlagos

Paranaense da Shell-RCM usou primeiro dia para adaptar-se à asa de 2022

Ricardo Zonta

Foto de: Jose Mario Dias

Depois de uma primeira etapa muito promissora em Goiânia, com bons resultados em todos os treinos, a terceira posição no grid e um pódio, o início da Stock Car no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, foi um pouco mais difícil que o esperado para Ricardo Zonta, piloto da equipe Shell-RCM. Ainda assim, o paranaense, que conta com o apoio da Shell V-Power, terminou o primeiro dia na sexta posição.

Tudo foi causado pelo retorno à asa traseira do ano passado por causa dos problemas apresentados pela peça na primeira etapa. A questão é que a peça gera menos pressão aerodinâmica. Com isso, as equipes partiram do zero.

Leia também:

Ainda assim, as perspectivas de melhora para o sábado são grandes. O paranaense sabe disso. E seu currículo no circuito paulista diz muita coisa: ele tem três vitórias no circuito paulista no currículo, sendo duas na corrida mais importante da Stock: a Corrida do Milhão, em 2013 e 2020.

Para Zonta, o trabalho na sexta-feira foi positivo com a equipe comandada pelo engenheiro Marcel Campos, já que foi a primeira atividade em que os pilotos avaliaram a asa de 2022 em conjunto com os pneus Hankook. Os carros ficaram mais traseiros, complicando a dirigibilidade.

Por isso, o segundo treino livre, que será realizado na manhã de sábado, será ainda mais importante que o normal: vai ser a última oportunidade para trabalhar em um acerto para a classificação.

"Esse treino serviu muito para a gente direcionar o caminho para evoluir o carro", disse Zonta. "A gente tinha um carro muito rápido lá em Goiânia. E aqui, com a mudança da asa traseira, fez com que a gente perdesse a nossa base muito boa".

"Então, a gente trabalhou bastante nesse treino para tentar fixar os problemas que o carro apresentou com a mudança. Estamos muito otimistas, porque o caminho foi traçado. Então isso é bom para o próximo treino. A gente já tem um caminho".

A classificação e as corridas da Stock Car válidas pela segunda etapa da temporada 2023 contam com exibição do Motorsport.com e da Motorsport.tv

Bronca de Hamilton com Mercedes: como cockpit adiantado atrapalha heptacampeão na F1 2023

Ouça o podcast Motorsport.com, que debate se Galvão faz falta no momento atual da F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Stock Car: De volta à asa de 2022, Átila fecha sexta em P2 e busca melhoria
Próximo artigo Casagrande lidera grupo e fecha o dia em terceiro na Stock Car em Interlagos

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil