Stock Car: Suzuki busca consistência e vitórias em 10ª temporada

Para 2023, o piloto projeta fazer sua temporada mais bem-sucedida na categoria

Rafael Suzuki correrá pela Pole Motorsport na Stock Car 2023

Rafael Suzuki abre uma nova fase em sua carreira na Stock Car. Com 35 anos de idade, o piloto vai para sua décima temporada na principal categoria do automobilismo brasileiro. E depois de uma passagem vencedora pela Full Time Bassani, na qual alcançou seus melhores resultados — duas vitórias, três pódios e uma pole — no período entre 2020 e 2022, o paulista está de casa nova em 2023.

O editor recomenda:

Suzuki vai formar uma dupla de competidores bem experientes na Pole Motorsport, correndo ao lado de Átila Abreu. No seu último ano pela equipe sediada em Vinhedo (SP), Rafael alcançou bons resultados, sobretudo na primeira metade do campeonato, como o quarto lugar na Corrida 1 em Goiânia e a quinta colocação na Corrida 2 da primeira etapa no Velopark, conseguindo permanecer entre os dez primeiros da tabela. Ao fim da temporada, Suzuki foi 13º, com 172 pontos marcados.

Para 2023, o piloto projeta fazer sua temporada mais bem-sucedida na categoria. “Perspectiva de crescimento, claro, alcançar meus melhores resultados na Stock e almejar posições de protagonismo durante o campeonato. Estive em uma equipe muito boa nesses três anos, mas minha aposta é estar mais forte com a pole nesta temporada”, declarou Rafael, com 191 largadas no currículo na Stock Car.

Um dos pontos citados por Suzuki é a junção da retomada das vitórias com um ano bem consistente no grid. “A meta é estar ali, no top 5, top 10... A gente sabe que não é fácil em um grid como a Stock Car. Em 2022, estive entre os 10 primeiros em uma boa parte do ano, mas perdi no fim. Nos outros anos, venci corridas, mas não estive ali na frente do campeonato. A meta é juntar esses dois ‘ingredientes’”, salientou.

Casa nova, marca nova

Nas três últimas temporadas, Suzuki guiou o Toyota Corolla #8 da Full Time Bassani. De mudança para a equipe chefiada por Joselmo Barcik, o ‘Polenta’, Rafael vai mudar também de marca, acelerando agora o Chevrolet Cruze do time curitibano.

Mesmo assim, o piloto entende que não vai enfrentar maiores problemas. “A gente sabe o quanto são equalizadas as duas marcas e que, na prática, não há tanta diferença assim entre os carros. Estou confiante que com o time técnico da Pole vamos ter condições de começar fortes, principalmente nessa mudança de pneus, o que sempre gera um fator de mudança significativos nos acertos dos carros”, completou Suzuki, mencionando a nova fornecedora dos pneus, a sul-coreana Hankook Tire.

A temporada 2023 da Stock Car Pro Series começa em 2 de abril no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). O Motorsport.com faz a cobertura completa do campeonato, com repórteres in loco.

Rafael Suzuki
Idade: 35 anos (13/08/1987)
Nascido em: São Paulo (SP)
Estreia: 23 de março de 2014, Interlagos (SP)
Número: 8
Vitórias: 2
Poles: 1
Pódios: 5
Voltas mais rápidas: 1
Corridas: 191
2022: 13º colocado na Stock Car
Equipe: Pole Motorsport
Sede: Curitiba (PR)
Chefe: Joselmo Barcik ‘Polenta’

Drive to Survive: saiba quais são os pontos positivos e negativos da nova temporada

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #219 - Ferrari renovada, Mercedes melhor e Red Bull bem? Que F1 teremos em 2023?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Stock Car terá corrida em Belo Horizonte no entorno do Mineirão, diz rádio
Próximo artigo Stock Car: Julio Campos projeta luta pelo “tão sonhado título” em 2023

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil