Stock Car Velocitta II

Stock Car: Zonta busca liderança no Velocitta, onde vence há três anos

Piloto da Shell-RCM chegou em segundo na sprint da segunda etapa da categoria, em março. Fim de semana atípico terá 140 minutos de provas

Ricardo Zonta

Foto de: Jose Mario Dias

Não poderia existir um circuito melhor para a Stock Car realizar três corridas no mesmo fim de semana na temporada 2024. Pelo menos, essa é a visão de Ricardo Zonta, o Rei da Pista do Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. O paranaense da equipe Shell-RCM tem o recorde de poles no local, com três, e o maior número de vitórias, também com três, ao lado de Thiago Camilo.

Leia também:

O piloto Shell venceu corridas nos últimos três anos no Velocitta, um dos circuitos mais técnicos da temporada, com 3.443 metros e 12 curvas. Além disso, na corrida sprint da etapa de março, que será enfim finalizada neste fim de semana, Ricardo Zonta chegou na segunda posição. Com isso, o paranaense está na segunda posição do campeonato com 255 pontos, 30 atrás do líder Rafael Suzuki. Quando os pontos da sprint forem adicionados à classificação, a desvantagem vai diminuir para apenas 18 pontos.

O piloto que conta com o apoio da Shell V-Power vem em franco crescimento no campeonato. Após enfrentar problemas de motor na abertura do campeonato, em Goiânia, ele se recuperou e subiu nada menos que 11 posições na classificação nas últimas duas etapas, após Interlagos e Cascavel. Agora, o objetivo de Ricardo Zonta é, enfim, chegar à liderança do campeonato após o fim de semana do Velocitta.

Por isso, a importância de se encontrar o melhor acerto rapidamente, algo sempre essencial no circuito do interior paulista, aumenta ainda mais. Antes da corrida de 50 minutos da sexta-feira, os pilotos terão apenas o shakedown e um treino livre para fazer os ajustes em seus carros para a etapa do Velocitta. Quem parte de um acerto base mais eficiente, tende a levar vantagem neste fim de semana atípico da Stock Car.

A atípica programação da etapa do Velocitta será aberta nesta sexta-feira, com o shakedown, um treino livre e a corrida principal da segunda etapa. No sábado, as atividades serão abertas pelo segundo treino livre, com a classificação na sequência. À tarde, será disputada a primeira corrida, que terá o grid determinado pela inversão das 12 primeiras posições do qualifying. E no domingo, a corrida principal encerra o cronograma da etapa com o grid definido pela classificação do sábado. A Stock Car tem transmissão ao vivo da Motorsport.tv Brasil.

"O Velocitta é uma pista em que o nosso retrospecto é muito bom”, disse Zonta. “Somos os maiores vencedores da pista, sou o único que venceu três vezes seguidas no mesmo lugar, além de ser o recordista de poles, ocupando a primeira posição do grid por três ocasiões na Stock Car.”

“Na nossa última passagem por lá em março subi mais uma vez no pódio conquistando a segunda colocação em uma prova extremamente disputada. O final de semana será diferente, pois teremos três corridas no mesmo final de semana. Sexta-feira disputaremos a corrida principal, válida pela segunda etapa, e no sábado e domingo duas provas da sexta etapa. Teremos um final de semana bem intenso e achar o melhor acerto já no início dos trabalhos será fundamental. O nosso histórico me deixa bastante confiante para buscarmos grandes resultados."

Motorsport Business #13 – Como manter LEGADO de AYRTON SENNA com ANA SIMÕES, da Senna Brands

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #288 – A McLaren realmente chegou? Briatore arrumará Alpine com motores Mercedes?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Stock Car: Cacá Bueno é confirmado para rodada tripla no Velocitta
Próximo artigo Stock Car: Etapa do Velocitta marca 100ª corrida da Toyota na categoria

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil