Stock Car Interlagos - Grande Final

Zonta, Galid e Petecof correm pela Shell na temporada 2023 da Stock Car

Maior patrocinadora do esporte a motor no mundo segue com três carros na principal categoria do Brasil

Gianluca Petecof

Patrocinadora máster com o maior número de carros no grid da Stock Car desde 2019, a Shell anuncia sua plataforma 2023 de pilotos e reafirma seu compromisso com a principal categoria do Brasil. Ricardo Zonta, Galid Osman e Gianluca Petecof levarão as cores da marca na próxima temporada.

Zonta parte para sua nona temporada com a Shell a bordo do Toyota Corolla #10. Defendendo a equipe Shell-RCM, o ex-F1 obteve em 2020 o vice-campeonato de pilotos, o melhor resultado da Shell na Stock Car até hoje.

Leia também:

Com mais de 250 largadas pela categoria na carreira, o campeão Mundial de GT pela FIA representa a marca desde 2015 e levou a Shell ao lugar mais alto do pódio em oito ocasiões. Desde 2017, Zonta venceu pelo menos uma vez em cada temporada, a mais recente delas na primeira passagem da Stock Car pelo Velocitta no último mês de maio.

O paranaense de 46 anos de idade se juntou à equipe Shell-RCM em 2020 e permanece no time com sede em Curitiba na próxima temporada. Ele ocupa atualmente a quinta posição no campeonato de pilotos.

“Ter uma parceria tão duradoura como tenho com a Shell é muito importante, pois estamos juntos desde 2015, o que torna o trabalho ainda mais sólido!", celebrou Zonta. "Tivemos um ano extremamente competitivo, em que conquistamos poles e vitórias e lutamos pela busca do título até a última etapa em Goiânia. Eu fico bastante contente com essa renovação e com a situação de buscarmos fazer mais um grande trabalho com RCM Competições em 2023 e brigarmos por esse título inédito”.

Galid Osman fará em 2023 sua quinta temporada com a marca Shell no carro #28. O paulista de 36 anos de idade tem 215 corridas pela Stock Car no currículo, com três vitórias. A mais recente delas foi conquistada na Corrida de Duplas que abriu a temporada 2022, em parceria com o brasiliense Enzo Elias. A equipe pela qual Galid vai correr em 2023 será posteriormente anunciada.

“Vou para meu quinto ano na Shell", disse Galid. "Estou muito feliz em correr com uma marca tão destacada e que apoia muito o automobilismo. Estamos vindo de ótimos resultados, inclusive como maior pontuador do último fim de semana em Goiânia. Espero conseguir ter um bom assento no ano que vem, para lutar por vitórias e títulos".

Já o paulista Gianluca Petecof, embora tenha apenas 20 anos de idade, tem um longo histórico de sucesso com a marca Shell. Integrante da primeira turma da Academia Shell Racing, aos 12 anos de idade, enquanto ainda competia no kart nacional, Petecof trilhou um caminho exitoso com a marca nas pistas europeias.

Membro da Ferrari Driver Academy por três temporadas, venceu seis corridas na F4 Alemã e Italiana entre 2018 e 2019 e foi campeão da F-Regional em 2020, com mais quatro vitórias e 14 pódios em 23 provas. A conquista do título sobre Arthur Leclerc conferiu ao paulista à época os pontos necessários para pleitear a superlicença da F1.

Em 2021 Petecof disputou corridas da FIA F2 e retornou ao automobilismo brasileiro neste ano para provas avulsas na Stock Car com a equipe Full Time. Na categoria brasileira, seu melhor resultado com o Toyota Corolla #101 foi o quarto lugar na corrida realizada no Aeroporto do Galeão. Em 2023, Petecof permanece na Full Time e terá a oportunidade de disputar sua primeira temporada completa na Stock Car.

“A felicidade é imensa de estar de volta em casa com a Shell, marca que eu representei por tantos anos Brasil e afora", disse Petecof. "Tivemos muito sucesso, muitas memórias importantes e agora, será na Stock Car. Sempre acompanhei de perto a categoria no meu tempo de Shell".

"Fico contente em estar junto com a Full Time, uma equipe que me acolheu de uma maneira incrível neste ano, dando a oportunidade de estrear na Stock Car. A expectativa é das melhores e é claro que eu vou buscar evolução dentro desse grid tão competitivo fazendo minha primeira temporada completa na categoria. Estou muito feliz e muito ansioso para começar o trabalho".

Petecof entra no time da Shell no lugar de Átila Abreu, que anunciou na quarta-feira a renovação com a Pole Motorsport para 2023.

A temporada 2023 da Stock Car terá 12 fins de semana de ação, com início em Goiânia nos dias 1º e 2 de abril.

Binotto na Audi? Saiba de novo rumor na F1

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #207 – ‘Era Verstappen’ tem prazo de validade na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Stock Car: Di Mauro chega a Interlagos em busca de top 10 do campeonato
Próximo artigo Stock Car: Piquet busca terceira vitória na etapa final, em Interlagos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil