Alonso tem saída confirmada do WEC para temporada 2019/2020
No entanto, espanhol permanece com programa da Toyota. Ex-piloto da F1, Brendon Hartley será seu substituto na próxima temporada do mundial de endurance
A tão esperada substituição de Fernando Alonso pelo bicampeão do Mundial de Endurance (WEC), Brendon Hartley, na equipe Toyota para a temporada 2019/2020, foi confirmada nesta quarta-feira, mas o espanhol revelou no anúncio que poderia aceitar novos desafios oferecidos pela fabricante japonesa.
Não houve mais explicações no comunicado da Toyota, mas sabe-se que o bicampeão mundial de Fórmula 1 está em negociações para disputar o Dakar pela marca no próximo ano, depois de testar um de seus carros na África do Sul, em março.
Alonso disse: "Gostei de fazer parte da Toyota Gazoo Racing no WEC, mas este capítulo está terminando.”
"Ganhar as 24 Horas de Le Mans em 2018 é um dos pontos altos da minha carreira, como parte do meu desafio pela tríplice coroa e vou sempre lembrar a vitória que conseguimos juntos no ano passado.”
"Agora é um bom momento para enfrentar novos desafios e há muitas oportunidades interessantes para explorar dentro da Toyota Gazoo Racing."
O presidente da equipe Toyota, Hisatake Murata, acrescentou: "Estou triste por dizer adeus a Fernando e gostaria de agradecer muito a sua contribuição para esta fantástica temporada, durante a qual ele escreveu seu nome na história do automobilismo da Toyota.”
"Sua paixão, desejo de vencer e vontade de perseguir seus sonhos é verdadeiramente impressionante."
Alonso tem mais duas corridas a bordo do carro # que divide com Sebastien Buemi e Kazuki Nakajima na supertemporada 2018/2019 do WEC, começando em Spa neste fim de semana.
O espanhol disse que "vai se esforçar muito" para vencer em Spa e depois no final da temporada em Le Mans, em junho.
O ex-piloto da Porsche na classe LMP1, Hartley, completa a linha de pilotos da Toyota em 2019/2020, ao lado de Sebastien Buemi, Kazuki Nakajima, Kamui Kobayashi, Mike Conway e Jose Maria Lopez, todos confirmados para a próxima temporada.
O neozelandês, que competiu na F1 pela Toro Rosso no ano passado, estará no lugar como piloto reserva da Toyota para Le Mans no próximo mês e participará do teste oficial antes do evento, duas semanas antes da corrida.
Hartley disse: “Eu sei o quão profissional e motivada esta equipe está, então eu estou animado e muito feliz por estar me juntando a eles.”
"Acredito que estou voltando ao WEC como um piloto ainda mais forte, seguindo minha experiência na F1 e estou ansioso para entrar na pista e construir um forte relacionamento com meu novo time."
Não está claro se Hartley será um substituto direto de Alonso: as combinações de pilotos nos dois Toyotas para 2019/2020 ainda precisam ser confirmadas.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.