Últimas notícias

Dunlop abandona plano de voltar à LMP1 do WEC

Companhia diz que a razão pela qual abandonou os planos de retornar ao mundial de endurance da FIA foi pela demora das equipes da LMP1 prepararem seus novos carros

Dunlop logos

Dunlop logos

Dunlop

Dunlop tyres
Dunlop and Michelin flags

A Dunlop esteve envolvida pela última vez na classe LMP1 do Mundial de Endurance da FIA (WEC) em 2016, quando forneceu pneus às equipes Rebellion e ByKolles, mas desistiu da categoria na última temporada para se concentrar em seus clientes na LMP2 e na GTE.

A companhia tinha visto a revitalização do WEC como uma oportunidade de regressar à LMP1, mas todas as cinco equipes independentes que vão contratar o único fabricante, a Toyota, optaram por utilizar os compostos da Michelin.

Mathias Kipp, diretor da Dunlop Motorsport, explicou que as negociações ocorreram, mas a natureza tardia de muitos programas tornou os planos para um retorno na LMP1 impraticáveis.

"Não é uma categoria fácil, para ser honesto", disse Kipp ao Motorsport.com. "Para a Goodyear, Dunlop e outros fabricantes de pneus, o esporte a motor tem a ver com a imagem da marca e garantia de que tenha o desempenho correto e tudo relacionado com segurança. A LMP1 não é um compromisso pequeno.”

"No ano passado, todas as mudanças vieram no último minuto. Todo o conjunto de regras técnicas para a supertemporada do WEC chegou em dezembro, e isso nos fez congelar o projeto e analisar se seria possível executá-lo.”

"Fizemos alguns trabalhos em paralelo e ainda estamos fazendo. A única coisa era que o prazo era muito curto para fazer isso corretamente, para ter certeza de que estaríamos a tempo e satisfaria todos os nossos parceiros.”

"Tivemos algumas discussões com potenciais parceiros, mas os carros estavam chegando muito tarde. A Ginetta entrou na pista pela primeira vez na última semana de fevereiro aqui em Aragón e o chassi do Oreca [usado pela Rebellion] ainda não foi à pista."

A Dunlop deve se concentrar amplamente na LMP2 este ano no WEC, especialmente na sequência da nova concorrência da Michelin.

"Essa é a razão pela qual decidimos não nos focar nisso e continuar focando na LMP2 para esta supertemporada", acrescentou Kipp. "Havia muitos elementos variáveis que teriam sido um grande risco.”

"Não queremos tomar decisões de curto prazo e estar em um lugar apenas para dizer que estamos. Queremos competir para vencer. Essa é a razão pela qual tomamos a decisão, para ter um pouco mais de tempo para voltar.”

"O futuro nos dirá se existe alguma possibilidade de retornar à LMP1 em 2020."

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Chefe do WEC crê em ano de reafirmação com Super Season
Próximo artigo Porsche LMP1 modificado quebra recorde de Hamilton em Spa

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil