Últimas notícias

Toyota e Porsche veem nova regra do WEC como positiva

Fabricantes que atuam na classe LMP1 veem como positiva proposta da FIA para que os carros híbridos da classe completem primeiro quilômetro após o pit stop apenas com energia elétrica; nova regra entra em vigor em 2020

#1 Porsche Team Porsche 919 Hybrid: Neel Jani, Andre Lotterer, Nick Tandy, #7 Toyota Gazoo Racing To
#1 Porsche Team Porsche 919 Hybrid: Neel Jani, Andre Lotterer, Nick Tandy, #9 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050 Hybrid: Stéphane Sarrazin, Yuji Kunimoto, Nicolas Lapierre
Checkered flag for #8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050 Hybrid: Anthony Davidson, Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima
#2 Porsche Team Porsche 919 Hybrid: Timo Bernhard, Earl Bamber, Brendon Hartley

Toyota e Porsche, as duas fabricantes que competem atualmente com tecnologia híbrida na classe LMP1 do Mundial de Endurance, veem como positiva a nova regra para o campeonato a partir de 2020, que exigirá dos carros híbridos o primeiro quilômetro após os pit stops apenas com energia elétrica.

Para o diretor técnico da Toyota, Pascal Vasselon, a medida é positiva e "muito relevante". Isso será muito similar à tecnologia plug-in nos carros híbridos de rua, quando você usa energia elétrica dentro da cidade e aciona o motor à combustão quando pega a estrada", disse Vasselon ao Motorsport.com.

O diretor Porsche na LMP1, Andreas Seidl, descreveu a regra como "um movimento natural para o campeonato".

Vasselon destacou também a importância de o WEC manter a relevância para as ruas em face a um corte de custos para 2020, quando o novo regulamento entra em vigor. Para o francês, é importante que a LMP1 não se torne uma "super-DPi", uma referência à classe principal do WeatherTech United SportsCar.

"Fabricantes como a Toyota vieram para o WEC para terem uma oportunidade de mostrar tecnologia de alto nível que seja relevante para o desenvolvimento de carros de rua", afirmou Vasselon.

"Todos querem reduzir os custos, mas sem emperrar o desenvolvimento tecnológico. Não queremos uma super-DPi, se isso acontecesse sairíamos."

A então denominada 'regra de um quilômetro' estará lado a lado com a recarga plug-in para os híbridos da LMP1 nos pit stops. Também passará a existir a exigência de que tais protótipos encerrem todas as corridas do WEC no modo elétrico.

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e o promotor do WEC, o Automóvel Clube do Oeste, pretendem reduzir os custos de tal operação ao introduzir um sistema de carga elétrica padronizado.

No regulamento de 2020, apresentado no final de semana das 24 Horas de Le Mans deste ano, está prevista a introdução de elementos aerodinâmicos móveis e maior restrição ao desenvolvimento em tal área.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Derani se aproxima de vaga na Rebellion em Nürburgring
Próximo artigo Toyota bate Porsche e conquista pole em Nurburgring

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil