WEC: Toyota supera "susto", confirma favoritismo e vence em Monza; brasileiros sobem ao pódio
Equipe japonesa perdeu a liderança a uma hora do fim, mas conseguiu recuperar; Negrão, Farfus e Gomes chegaram em segundo em suas divisões

A Toyota sobreviveu a um grande susto e conquistou a terceira vitória no WEC em Monza, na categoria Hypercar, à frente da Alpine. Mike Conway, Kamui Kobayashi e José Maria López lideraram da pole position e não foram incomodados durante a maior parte da corrida.
No entanto, houve drama no início da penúltima hora, quando o piloto japonês do trio se arrastou até parar na longa reta após a segunda curva de Lesmo com suspeita de problema técnico, permitindo que o Glickenhaus de Romain Dumas passasse e assumisse a liderança com 40 segundos de vantagem.
Hypercar e LMP2
A corrida parecia guardar uma disputa apertada, pois Conway precisaria de um splash-and-dash tardio para ir até a linha de chegada, mas uma bandeira amarela em toda a pista para recuperar os destroços acabou com as chances de uma disputa final para a vitória entre Toyota e Alpine.
O britânico ganhou uma parada livre e saiu das boxes quase um minuto à frente de Matthieu Vaxiviere, que pilota o mesmo carro do brasileiro André Negrão. Ele, o francês e Nicolas Lapierre terminaram em segundo lugar, dando à equipe seu melhor resultado em conjunto.
“Na nossa categoria é evidente a diferença de desempenho dos carros híbridos para o nosso, especialmente os Toyota", disse André. "Até aqui a gente conseguiu se manter na briga. Le Mans é uma pista ainda mais desafiadora e com uma corrida de 24 horas de duração acredito que podemos ter chances melhores se não tivermos imprevistos ou quebras. Vamos pra cima.”
Pipo Derani, outro que representa o país na categoria máxima, teve problemas na ignição de seu carro, pilotado junto a Gustavo menezes e Olivier Pla, e abandonou.
A LMP2 contou com a vitória de Filipe Albuquerque, Phil Hanson e Fabio Scherer pela WRT. O trio, inclusive, terminou à frente do Hypercar de Dumas, Franck Mailleux e Richard Westbrook.
GTE Pro e GTE Am
A Porsche negou à Ferrari a vitória no GTE Pro na casa da equipe italiana, com Kevin Estre e Neel Jani marcando sua segunda vitória da temporada, após recuperar a liderança perdida com três horas de corrida.
O pit stop mais rápido da montadora alemã permitiu que voltassem na ponta e garantissem uma vitória ainda confortável.
James Calado e Alessandro Pier Guidi ficaram com o segundo lugar. Completaram o pódio Richard Lietz e Gianmaria Bruni. O brasileiro Daniel Serra ficou em quarto junto ao companheiro Miguel Molina.
Apesar da decepção na GTE Pro, a Ferrari conquistou a vitória na GTE Am, com François Perrodo, Nicklas Nielsen e Alessio Rovera cruzando a linha com 45 segundos de vantagem sobre os adversários.
A batalha pelo segundo lugar foi decidida na última volta e quem se deu a melhor foi o trio com dois brasileiros, Augusto Farfus, Marcos Gomes e Paul Dalla Lana, da Aston Martin, derrotaram Tomonobu Fujii, Satoshi Hoshino e Andrew Watson.
Ben Keating, do mesmo carro de Felipe Fraga, liderou a corrida desde pole position, mas pagou o preço de estender seu segundo stint além da vida útil esperada dos pneus, com o dianteiro esquerdo de seu carro estourando em alta velocidade e destruindo a carroceria.
Resultado final:
Cla | # | Pilotos | Carro | Classe | Voltas | Diferença |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 7 | |
Toyota GR010 - Hybrid | HYPERCAR | 204 | |
2 | 36 | |
Alpine A480 | HYPERCAR | 204 | 1'00.908 |
3 | 22 | |
Oreca 07 | LMP2 | 200 | 4 Laps |
4 | 709 | |
Glickenhaus 007 LMH | HYPERCAR | 200 | 4 Laps |
5 | 31 | Charles Milesi |
Oreca 07 | LMP2 | 200 | 4 Laps |
6 | 29 | |
Oreca 07 | LMP2 | 200 | 4 Laps |
7 | 34 | Jakub Smiechowski |
Oreca 07 | LMP2 | 199 | 5 Laps |
8 | 28 | |
Oreca 07 | LMP2 | 199 | 5 Laps |
9 | 21 | |
Oreca 07 | LMP2 | 199 | 5 Laps |
10 | 70 | Esteban Garcia |
Oreca 07 | LMP2 | 198 | 6 Laps |
11 | 1 | |
Oreca 07 | LMP2 | 198 | 6 Laps |
12 | 20 | |
Oreca 07 | LMP2 | 197 | 7 Laps |
13 | 82 | |
Oreca 07 | LMP2 | 196 | 8 Laps |
14 | 44 | Matej Konopka |
Ligier JSP 217 | LMP2 | 191 | 13 Laps |
15 | 92 | |
Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE PRO | 190 | 14 Laps |
16 | 51 | |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE PRO | 190 | 14 Laps |
17 | 91 | |
Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE PRO | 190 | 14 Laps |
18 | 52 | |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE PRO | 190 | 14 Laps |
19 | 83 | Alessio Rovera |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 187 | 17 Laps |
20 | 98 | |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 187 | 17 Laps |
21 | 777 | |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 187 | 17 Laps |
22 | 56 | |
Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE AM | 187 | 17 Laps |
23 | 77 | |
Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE AM | 186 | 18 Laps |
24 | 88 | Andrew Haryanto |
Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE AM | 186 | 18 Laps |
25 | 54 | |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 186 | 18 Laps |
26 | 85 | |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 185 | 19 Laps |
27 | 86 | |
Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE AM | 185 | 19 Laps |
28 | 61 | |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 185 | 19 Laps |
29 | 47 | |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 184 | 20 Laps |
30 | 388 | |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 184 | 20 Laps |
31 | 46 | |
Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE AM | 183 | 21 Laps |
32 | 33 | Dylan Pereira |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 175 | 29 Laps |
33 | 8 | |
Toyota GR010 - Hybrid | HYPERCAR | 161 | 43 Laps |
38 | |
Oreca 07 | LMP2 | 127 | 77 Laps | |
708 | |
Glickenhaus 007 LMH | HYPERCAR | 90 | 114 Laps | |
60 | |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 37 | 167 Laps | |
Ver resultados completos |
F1 2021: TENSÃO após BATIDA de HAMILTON e VERSTAPPEN em SILVERSTONE! Tudo sobre o GP! | PÓDIO
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #119 - TELEMETRIA: Qual é o impacto da 'Sprint' na F1? Rico Penteado responde
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.