WEC: Toyota faz a dobradinha na qualificação de Monza; Fraga é pole na GTE Am

Líderes do campeonato são dominantes mais uma vez, com o carro de López, Kobayashi e Conway na ponta; brasileiros largam da segunda fila na Hypercar e campeão da Stock Car de 2016 sai da ponta

WEC: Toyota faz a dobradinha na qualificação de Monza; Fraga é pole na GTE Am

 José Maria López, da Toyota, se recuperou de um erro em sua primeira volta rápida na qualificação para garantir a pole na Hypercar da rodada do WEC de domingo, em Monza. O argentino marcou um tempo de 1:35.899s para superar o companheiro de equipe Brendon Hartley.

O neozelandês ficou apenas a seis centésimos atrás do rival, que foi o mais rápido em todas as sessões do fim de semana até agora, mas foi bom o suficiente para a segunda posição.

Leia também:

Nicolas Lapierre, companheiro de André Negrão, ficou dois décimos atrás de López no carro da Alpine, com uma melhor volta de 1:36.121. O francês fez uma última tentativa pela pole após a sessão de 10 minutos receber a bandeira vermelha quando Stoffel Vandoorne bateu, mas não conseguiu baixar seu tempo.

“A diferença para o primeiro foi de apenas 0s2 em uma pista de quase seis quilômetros. Então acho que fomos muito bem”, resumiu Negrão. “No WEC, uma prova de seis horas como essa de Monza é até considerada curta, já que disputamos corridas de 24 horas também. Mesmo assim, teremos cerca de 1.200km amanhã, que é uma distância razoável.

"Então, acho que podemos dizer que tudo pode acontecer e nós estamos confiantes de chegar ao pódio novamente”, concluiu André.

Pipo Derani, o outro brasileiro na divisão, colocou seu Glickenhaus na quarta colocação. Ele melhorou três décimos com 1:36.686 no final da sessão. Charles Milesi conquistou a pole na LMP2 para o elenco belga da WRT.

Kevin Estre manteve o monopólio da GTE Pro ao cravar a ponta pela terceira vez na temporada e a quarta consecutiva para a Porsche. Ben Keating, companheiro de Felipe Fraga saiu por cima em uma batalha pela pole da GTE Am contra François Perrodo.

“Estamos muito felizes por esse primeiro lugar no quali aqui em Monza", destacou o brasileiro campeão da Stock Car em 2016. "Nós focamos bastante no desenvolvimento do carro para a corrida nos treinos livres e também conseguimos ser rápidos na classificação. Parabéns ao Ben, que conseguiu cravar essa ótima volta."

Grid de largada da Hypercar e LMP2:

Cla # Pilotos Carro Classe Tempo Médio Diferença
1 7 United Kingdom Mike Conway
Japan Kamui Kobayashi
Argentina Jose Maria Lopez
Toyota GR010 - Hybrid HYPERCAR 1'35.899  
2 8 Switzerland Sébastien Buemi
Japan Kazuki Nakajima
New Zealand Brendon Hartley
Toyota GR010 - Hybrid HYPERCAR 1'35.961 0.062
3 36 Brazil André Negrao
France Nicolas Lapierre
France Matthieu Vaxivière
Alpine A480 HYPERCAR 1'36.121 0.222
4 708 Brazil Pipo Derani
United States Gustavo Menezes
France Olivier Pla
Glickenhaus 007 LMH HYPERCAR 1'36.686 0.787
5 709 France Romain Dumas
France Franck Mailleux
United Kingdom Richard Westbrook
Glickenhaus 007 LMH HYPERCAR 1'38.323 2.424
6 31 Netherlands Robin Frijns
Austria Ferdinand Habsburg
Charles Milesi
Oreca 07 LMP2 1'38.527 2.628
7 22 United Kingdom Philip Hanson
Switzerland Fabio Luca Scherer
Portugal Filipe Albuquerque
Oreca 07 LMP2 1'38.557 2.658
8 21 Sweden Henrik Hedman
Colombia Juan Pablo Montoya
United Kingdom Ben Hanley
Oreca 07 LMP2 1'38.663 2.764
9 29 Netherlands Frits van Eerd
France Paul Loup Chatin
Netherlands Nick de Vries
Oreca 07 LMP2 1'38.726 2.827
10 82 Ireland Ryan Cullen
United Kingdom Oliver Jarvis
Brazil Felipe Nasr
Oreca 07 LMP2 1'38.829 2.930
11 38 Mexico Roberto Gonzalez
Portugal Antonio Felix da Costa
United Kingdom Anthony Davidson
Oreca 07 LMP2 1'38.890 2.991
12 70 Esteban Garcia
France Loic Duval
France Norman Nato
Oreca 07 LMP2 1'39.472 3.573
13 34 Jakub Smiechowski
Netherlands Renger van der Zande
United Kingdom Alex Brundle
Oreca 07 LMP2 1'39.491 3.592
14 1 Colombia Tatiana Calderon
Germany Sophia Floersch
Oreca 07 LMP2 1'39.905 4.006
15 20 Denmark Jan Magnussen
Denmark Anders Fjordbach
Denmark Dennis Andersen
Oreca 07 LMP2 1'40.026 4.127
16 44 Slovakia Miro Konopka
United Kingdom Oliver Webb
Matej Konopka
Ligier JSP 217 LMP2 1'40.413 4.514
17 28 Indonesia Sean Gelael
Belgium Stoffel Vandoorne
United Kingdom Tom Blomqvist
Oreca 07 LMP2    

Grid de largada da GTE:

Cla # Pilotos Carro Classe Voltas Tempo Médio Diferença
1 92 France Kevin Estre
Switzerland Neel Jani
Porsche 911 RSR - 19 LMGTE PRO 5 1'45.412  
2 51 Italy Alessandro Pier Guidi
United Kingdom James Calado
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE PRO 5 1'45.477 0.065
3 91 Italy Gianmaria Bruni
Austria Richard Lietz
Porsche 911 RSR - 19 LMGTE PRO 5 1'45.844 0.432
4 52 Brazil Daniel Serra
Spain Miguel Molina
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE PRO 5 1'46.214 0.802
5 33 United States Ben Keating
Dylan Pereira
Brazil Felipe Fraga
Aston Martin Vantage AMR LMGTE AM 6 1'47.272 1.860
6 83 France François Perrodo
Denmark Nicklas Nielsen
Alessio Rovera
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE AM 6 1'47.541 2.129
7 47 Italy Roberto Lacorte
Italy Giorgio Sernagiotto
Italy Antonio Fuoco
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE AM 6 1'47.950 2.538
8 56 Norway Egidio Perfetti
Italy Matteo Cairoli
Italy Riccardo Pera
Porsche 911 RSR - 19 LMGTE AM 6 1'48.057 2.645
9 61 Switzerland Chris Ulrich
France Simon Mann
Finland Toni Vilander
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE AM 6 1'48.227 2.815
10 54 Switzerland Thomas Flohr
Italy Francesco Castellacci
Italy Giancarlo Fisichella
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE AM 5 1'48.403 2.991
11 85 Switzerland Rahel Frey
Denmark Michelle Gatting
Belgium Sarah Bovy
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE AM 6 1'48.437 3.025
12 98 Canada Paul Dalla Lana
Brazil Augusto Farfus
Brazil Marcos Gomes
Aston Martin Vantage AMR LMGTE AM 5 1'48.457 3.045
13 388 Germany Pierre Ehret
Germany Christian Hook
Netherlands Jeroen Bleekemolen
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE AM 5 1'48.700 3.288
14 77 Germany Christian Ried
Australia Jaxon Evans
Australia Matt Campbell
Porsche 911 RSR - 19 LMGTE AM 6 1'48.766 3.354
15 777 Japan Satoshi Hoshino
Japan Tomonobu Fujii
United Kingdom Andrew Watson
Aston Martin Vantage AMR LMGTE AM 5 1'49.128 3.716
16 88 Andrew Haryanto
Germany Marco Seefried
Belgium Alessio Picariello
Porsche 911 RSR - 19 LMGTE AM 5 1'49.211 3.799
17 86 United Kingdom Michael Wainwright
United Kingdom Ben Barker
United Kingdom Tom Gamble
Porsche 911 RSR - 19 LMGTE AM 6 1'49.244 3.832
18 46 Norway Dennis Olsen
Norway Anders Buchardt
United States Maxwell Root
Porsche 911 RSR - 19 LMGTE AM 5 1'51.051 5.639
19 60 Italy Claudio Schiavoni
Italy Andrea Piccini
Italy Matteo Cressoni
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE AM 2    

F1 2021: VERSTAPPEN aproveita largada RUIM de HAMILTON e domina SPRINT em SILVERSTONE | Q4

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #119 - TELEMETRIA: Qual é o impacto da 'Sprint' na F1? Rico Penteado responde

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

compartilhar
comentários
WEC: Pipo Derani volta ao campeonato a bordo do novo Glickenhaus Hypercar
Artigo anterior

WEC: Pipo Derani volta ao campeonato a bordo do novo Glickenhaus Hypercar

Próximo artigo

WEC: Toyota supera "susto", confirma favoritismo e vence em Monza; brasileiros sobem ao pódio

WEC: Toyota supera "susto", confirma favoritismo e vence em Monza; brasileiros sobem ao pódio
Carregar comentários