Últimas notícias

Dakar 2019 será disputado apenas no Peru

Pela primeira vez em sua história, o Rally Dakar será disputado em um único país, após a confirmação de que apenas o Peru será o anfitrião da edição de 2019

#302 X-Raid Team Mini: Nani Roma, Alex Haro

#302 X-Raid Team Mini: Nani Roma, Alex Haro

X-Raid Team

A rota para a 41ª edição do Rally Dakar foi revelada pela ASO, nesta sexta-feira, após a notícia de que o Chile havia desistido no último minuto de um possível retorno.

Com 10 etapas e um dia de descanso, todas dentro do Peru, o Dakar 2019 começará no dia 6 de janeiro e terminará em 17 de janeiro, com largada e chegada na capital peruana, Lima.

Inicialmente, a ASO esperava uma rota começando no Chile e terminando no Equador, mas não conseguiu chegar a um acordo com nenhum dos dois países para se juntar ao Peru. Conversas também foram realizadas com a Bolívia antes de também anunciar sua decisão de se retirar.

"Vamos construir etapas mais técnicas e difíceis, porque neste tipo de geografia de areia e dunas não podemos desenvolver 400 km de etapas especiais", disse o diretor de rally Etienne Lavigne ao Motorsport.com.

"Teremos pelo menos 70% dos estágios em areia e dunas, o que na história do Dakar é único. Nos últimos anos não tivemos tanta porcentagem de dunas."

Lavigne está confiante de que, apesar da falta de países interessados em sediar o Dakar, as praias, dunas e estradas peruanas ainda atrairão os melhores pilotos de rali.

"Sabemos que vamos atrair os principais pilotos dessa disciplina, porque a cada ano o evento é a referência de mais alto nível", completou.

"No Peru, aconteceu o acidente de Loeb, o de Nani Roma... é um terreno difícil".

Lavigne também confirmou que um substituto para o ex-diretor esportivo Marc Coma ainda não foi encontrado.

"Encontrar uma pessoa boa para essa função não é fácil. É uma função complicada, exigente e que requer disponibilidade, muita energia e presença no trabalho de campo por vários meses”.

"Leva um pouco de tempo para encontrar as pessoas ideais, não conseguimos encontrá-los na rua. Mas hoje a prioridade é construir uma turnê no Peru de qualidade e com grande interesse esportivo."

Outra mudança para o Dakar de 2019 é que os competidores dos carros e caminhões poderão voltar à ação na segunda semana se abandonarem o rali primeira semana, mas terão uma classificação própria para não interferir na ordem de largada. Isso não se aplica às motos e quadriciclos.

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Após saída do Chile, Bolívia também deixa Dakar 2019
Próximo artigo Dakar pensa em possível retorno à África

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil