Relato da corrida

De ponta a ponta, Giovinazzi vence primeira corrida em Zandvoort

Italiano, que largou na pole, foi pressionado por Felix Rosenqvist por quase toda a prova, mas conseguiu conter os ataques do adversário e conquistar a quarta vitória da temporada

Antonio Giovinazzi, Jagonya Ayam with Carlin Dallara Volkswagen

Antonio Giovinazzi, Jagonya Ayam with Carlin Dallara Volkswagen

FIA F3 / Suer

Antonio Giovinazzi, Jagonya Ayam with Carlin Dallara Volkswagen
Pietro Fittipaldi, Fortec Motorsports Dallara Mercedes-Benz
Charles Leclerc, Van Amersfoort Racing Dallara F312 Volkswagen
Felix Rosenqvist, Prema Powerteam Dallara Mercedes-Benz
Markus Pommer, Motopark Academy Dallara F312 Volkswagen
1 Felix Rosenqvist, Prema Powerteam Dallara Mercedes-Benz

Antonio Giovinazzi não deu chance aos adversários e faturou a primeira corrida da rodada tripla da Fórmula 3 Europeia, realizada neste sábado (11), em Zandvoort, de ponta a ponta. Partindo da pole position, o italiano largou bem e conseguiu se manter à frente de Felix Rosenqvist, que saiu na segunda posição e fez uma largada agressiva.

A tônica da prova, já que nas posições intermediárias nada de especial acontecia – poucas ultrapassagens e um toque ou outro – foi mesmo a batalha entre Giovinazzi e Rosenqvist. O sueco, apesar de andar muito próximo do italiano, não conseguia se colocar em posição de ultrapassagem. A diferença entre os dois variava entre 0s5 e 0s8. Mesmo quando reduziu a desvantagem para 0s3 ao completar a décima quinta volta, Rosenqvist não conseguiu a ultrapassagem.

Giovinazzi lidou bem com a pressão e, nas voltas finais, Rosenqvist perdeu um pouco do ímpeto, permitindo que a diferença passasse da casa de 1s2. Bastou para o jovem italiano, então, conduzir o carro de número três com tranquilidade até a linha de chegada para vencer pela quarta vez na temporada. Rosenqvist terminou em segundo e Markus Pommer foi o terceiro – foi o primeiro pódio do alemão na temporada.

A vitória de Giovinazzi o colocou mais próximo do líder do certame, Charles Leclerc. Enquanto o rival triunfou, o monegasco fez prova discreta e terminou na quinta posição. Leclerc se mantém na liderança, com 279,5 pontos, mas a diferença entre os dois, que era de 42,5 antes da primeira prova em Zandvoort, foi reduzida para 27,5 pontos.

Os pilotos brasileiros no campeonato, Sérgio Câmara e Pietro Fittipaldi, não tiveram motivos para comemorar: enquanto Câmara abandonou a disputa com problemas mecânicos, Fittipaldi – que partiu da 22ª posição – terminou em 17º.  A segunda corrida do final de semana da Fórmula 3 Europeia acontece neste sábado, às 10h40 (horário de Brasília).

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Antonio Giovinazzi passeia em Norisring
Próximo artigo Soberano, Rosenqvist vence segunda corrida em Zandvoort

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil