Fórmula 1
25 mar
Próximo evento em
25 dias
06 mai
Próximo evento em
67 dias
20 mai
Próximo evento em
81 dias
R
GP do Azerbaijão
03 jun
Próximo evento em
95 dias
10 jun
Próximo evento em
102 dias
24 jun
Próximo evento em
116 dias
R
GP da Áustria
01 jul
Próximo evento em
123 dias
R
GP da Grã-Bretanha
15 jul
Próximo evento em
137 dias
29 jul
Próximo evento em
151 dias
R
GP da Bélgica
26 ago
Próximo evento em
179 dias
02 set
Próximo evento em
186 dias
09 set
Próximo evento em
193 dias
23 set
Próximo evento em
207 dias
R
GP de Singapura
30 set
Próximo evento em
214 dias
07 out
Próximo evento em
221 dias
21 out
Próximo evento em
235 dias
28 out
Próximo evento em
242 dias
R
GP da Arábia Saudita
03 dez
Próximo evento em
278 dias
R
GP de Abu Dhabi
12 dez
Próximo evento em
287 dias

15 anos: relembre GP com maior número de brasileiros na F1

Última prova no Hockenheim antigo viu pela segunda e última vez cinco brasileiros largando para uma corrida de Fórmula 1

compartilhar
comentários
15 anos: relembre GP com maior número de brasileiros na F1

Atualmente sem pilotos garantidos para a temporada de 2017, o Brasil viu há 15 anos em Hockenheim seu maior número de representantes correndo em um GP de Fórmula 1. A prova marcou a última corrida no circuito antigo de Hockenheim, com as grandes retas da floresta, e foi a segunda em 2001 que contou com cinco brasileiros no grid.

Eles eram Rubens Barrichello (Ferrari), Luciano Burti (Prost), Enrique Bernoldi (Arrows), Ricardo Zonta (Jordan, que substituía o demitido Frentzen pela segunda e última vez) e Tarso Marques (Minardi).

Confira um resumo ilustrado da prova:

Principal nome do Brasil na F1, Rubens Barrichello tentava repetir uma vitória na Alemanha em 2001 após seu triunfo épico em 2000.

Principal nome do Brasil na F1, Rubens Barrichello tentava repetir uma vitória na Alemanha em 2001 após seu triunfo épico em 2000.
1/18

Foto de: Ferrari Media Center

Ricardo Zonta voltava ao volante da Jordan em 2001. Depois de substituir Heinz-Harald Frentzen no Canadá (prova que havia contado com cinco brasileiros no grid pela 1ª vez), Ricardo foi chamado definitivamente para o lugar do alemão após sua demissão.

Ricardo Zonta voltava ao volante da Jordan em 2001. Depois de substituir Heinz-Harald Frentzen no Canadá (prova que havia contado com cinco brasileiros no grid pela 1ª vez), Ricardo foi chamado definitivamente para o lugar do alemão após sua demissão.
2/18

Foto de: Jordan Grand Prix

Luciano Burti corria pela Prost.

Luciano Burti corria pela Prost.
3/18

Foto de: Prost Grand Prix

Já o paranaense Enrique Bernoldi era piloto da Arrows.

Já o paranaense Enrique Bernoldi era piloto da Arrows.
4/18

Foto de: Arrows Grand Prix International

O quinto dos brasileiros era Tarso Marques, no volante daquele que era o pior carro da F1 naquele ano - a Minardi.

O quinto dos brasileiros era Tarso Marques, no volante daquele que era o pior carro da F1 naquele ano - a Minardi.
5/18

Foto de: Minardi Formula 1

O pole daquele GP era Montoya. Ao lado dele saia seu companheiro de Williams, Ralf Schumacher. No entanto, a 1ª largada da prova foi marcada por um acidente bastante feio entre Schumacher e Burti, no qual o brasileiro bateu e decolou na traseira do alemão.

O pole daquele GP era Montoya. Ao lado dele saia seu companheiro de Williams, Ralf Schumacher. No entanto, a 1ª largada da prova foi marcada por um acidente bastante feio entre Schumacher e Burti, no qual o brasileiro bateu e decolou na traseira do alemão.
6/18

Foto de: Grand Prix Photo / xpb.cc

Um problema no câmbio de Schumacher foi o culpado pela batida. Tanto ele quanto Burti se aproveitaram da bandeira vermelha e participaram da segunda largada da prova com seus carros reservas.

Um problema no câmbio de Schumacher foi o culpado pela batida. Tanto ele quanto Burti se aproveitaram da bandeira vermelha e participaram da segunda largada da prova com seus carros reservas.
7/18

Foto de: Ferrari Media Center

A segunda largada foi mais normal. Montoya liderou até sua primeira parada, quando um problema na mangueira de combustível o jogou para quarto. Três voltas depois ele abandonou com problemas no motor.

A segunda largada foi mais normal. Montoya liderou até sua primeira parada, quando um problema na mangueira de combustível o jogou para quarto. Três voltas depois ele abandonou com problemas no motor.
8/18

Foto de: BMW AG

Schumacher não teve sorte. Após não ter um ritmo de prova tão bom quanto o do companheiro, ele foi obrigado a abandonar na volta 23 com problemas mecânicos. Curiosamente Schumacher só abandonaria por problemas de novo na Ferrari no Japão em 2006.

Schumacher não teve sorte. Após não ter um ritmo de prova tão bom quanto o do companheiro, ele foi obrigado a abandonar na volta 23 com problemas mecânicos. Curiosamente Schumacher só abandonaria por problemas de novo na Ferrari no Japão em 2006.
9/18

Foto de: Ferrari Media Center

Com a mão machucada após o acidente da largada, Burti abandonou depois de um acidente na volta 23.

Com a mão machucada após o acidente da largada, Burti abandonou depois de um acidente na volta 23.
10/18

Foto de: Prost Grand Prix

Tarso Marques abandonou na volta 26 com problemas de câmbio.

Tarso Marques abandonou na volta 26 com problemas de câmbio.
11/18

Foto de: Minardi Formula 1

Após bater em Verstappen na volta 7, Zonta abandonou. Com a briga de Jean Alesi com a Prost, esta foi sua última prova pela Jordan. Alesi assumiu seu lugar já no GP da Hungria (prova seguinte), enquanto que Frentzen terminou o ano na Prost.

Após bater em Verstappen na volta 7, Zonta abandonou. Com a briga de Jean Alesi com a Prost, esta foi sua última prova pela Jordan. Alesi assumiu seu lugar já no GP da Hungria (prova seguinte), enquanto que Frentzen terminou o ano na Prost.
12/18

Foto de: Jordan Grand Prix

Enrique Bernoldi conseguiu segurar o companheiro Jos Verstappen (pai de Max) e finalizou em oitavo. Pena que na época apenas os seis primeiros pontuavam...

Enrique Bernoldi conseguiu segurar o companheiro Jos Verstappen (pai de Max) e finalizou em oitavo. Pena que na época apenas os seis primeiros pontuavam...
13/18

Foto de: Arrows Grand Prix International

Com uma estratégia de duas paradas, Rubens Barrichello não foi páreo para Ralf Schumacher, que só fez uma. O brasileiro chegou em segundo.

Com uma estratégia de duas paradas, Rubens Barrichello não foi páreo para Ralf Schumacher, que só fez uma. O brasileiro chegou em segundo.
14/18

Foto de: Ferrari Media Center

Pódio da corrida, com Ralf, Rubinho e Jacques VIlleneuve, em sua última aparição no top-3 na F1.

Pódio da corrida, com Ralf, Rubinho e Jacques VIlleneuve, em sua última aparição no top-3 na F1.
15/18

Foto de: BMW AG

Do grid atual, Fernando Alonso (Minardi), Kimi Raikkonen (Sauber) e Jenson Button (Benetton) correram aquela prova. O britânico foi o quinto, o espanhol o décimo e o finlandês abandonou.

Do grid atual, Fernando Alonso (Minardi), Kimi Raikkonen (Sauber) e Jenson Button (Benetton) correram aquela prova. O britânico foi o quinto, o espanhol o décimo e o finlandês abandonou.
16/18

Foto de: Minardi Formula 1

Nos bastidores daquele GP, Nick Heidfeld - o mais baixinho dos pilotos da F1 - foi levantado por Shaquille O'Neal.

Nos bastidores daquele GP, Nick Heidfeld - o mais baixinho dos pilotos da F1 - foi levantado por Shaquille O'Neal.
17/18

Foto de: Sauber Petronas

Foi a despedida do antigo circuito de Hockenheim, com as grandes retas que cortavam a floresta negra. A partir de 2002 a pista foi encolhida para o layout atual.

Foi a despedida do antigo circuito de Hockenheim, com as grandes retas que cortavam a floresta negra. A partir de 2002 a pista foi encolhida para o layout atual.
18/18

Foto de: Jordan Grand Prix

Sergio Pérez: “A F1 seguirá sendo perigosa com o Halo”

Artigo anterior

Sergio Pérez: “A F1 seguirá sendo perigosa com o Halo”

Próximo artigo

Massa lembra Schumacher em jogo: "pessoa incrível"

Massa lembra Schumacher em jogo: "pessoa incrível"
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Evento GP da Alemanha
Localização Hockenheimring
Autor Gabriel Lima