Recomendado para você

Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025

Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025

Stock Car
Stock Car
Velocitta III
Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025
Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?

Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?

MotoGP
MotoGP
Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?
F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda

F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda
F1: Brown responde à alegação "ridícula" de Palou sobre contratação de Piastri

F1: Brown responde à alegação "ridícula" de Palou sobre contratação de Piastri

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Brown responde à alegação "ridícula" de Palou sobre contratação de Piastri
F1: Racing Bulls revela pintura exclusiva para GP dos EUA

F1: Racing Bulls revela pintura exclusiva para GP dos EUA

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Racing Bulls revela pintura exclusiva para GP dos EUA
F1: Relembre os aniversários de todos os pilotos do grid de 2025

F1: Relembre os aniversários de todos os pilotos do grid de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Relembre os aniversários de todos os pilotos do grid de 2025
Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda

Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda
"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP

"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP

25 anos: Barrichello conquistava 1º pódio em último GP antes de morte de Senna

GP do Pacífico disputado no circuito japonês de Aida foi histórico para o Brasil, os promissores Barrichello e Fittipaldi nos pontos

Podium: race winner Michael Schumacher, second place Gerhard Berger, third place Rubens Barrichello

Nesta quarta-feira o brasileiro Rubens Barrichello comemora bodas de prata de seu primeiro pódio na Fórmula 1. Foi na segunda etapa do mundial de 1994, o GP do Pacífico em Aida, no Japão. A prova contava com Ayrton Senna na pole position, sua 64ª na carreira.

Seu forte opositor naquela temporada, Michael Schumacher, saia de segundo, com Damon Hill em terceiro e Mika Hakkinen na quarta posição. Rubinho havia conseguido um bom grid com sua Jordan, em oitavo lugar, logo à frente de Christian Fittipaldi, em nono, com a Footwork.

Leia também:

No entanto, a esperança de Senna de derrotar Schumacher, após ter rodado no Brasil e visto o alemão ganhar, ficou logo na primeira curva. O finlandês Mika Hakkinen tocou no brasileiro, que rodou e ainda foi acertado na suspensão dianteira pelo italiano Nicola Larini – que substituía Jean Alesi na Ferrari 27 após o francês machucar as costas em um acidente durante um teste privado dias antes em Mugello.

Com Senna fora, Schumacher rumou fácil para a vitória – conquistada com uma margem de 1min15s. Mais atrás, após os abandonos de Hakkinen, Hill e Martin Brundle, Rubinho – que havia deixado seu carro morrer em uma parada de box – acabou herdando o terceiro lugar após figurar durante a prova inteira entre o top-6 que pontuava à época.

Melhor ainda: após terminar no pódio logo atrás de Gerhard Berger, da Ferrari, Rubinho assumiu a vice-liderança do mundial atrás de Schumacher. O alemão tinha 20 pontos das duas vitórias e o brasileiro sete, após ter sido quarto no Brasil antes da corrida em Aida.

Christian Fittipaldi, que havia quebrado no Brasil, fez bonito e ficou em quarto lugar, à frente de Heinz-Harald Frentzen, da Sauber, e Erik Comas, da Larrousse.

Foi também a única largada da carreira do austríaco Roland Ratzenberger, que não havia se classificado para o GP do Brasil. Curiosamente, Ratzenberger era o único piloto do grid a ter corrido em Aida antes daquela prova, já que fez sua carreira durante muito tempo no automobilismo japonês.

Ele perderia sua vida duas semanas depois, no segundo treino classificatório para o GP de San Marino, em Imola, onde Ayrton Senna também perderia sua vida na sétima volta da corrida, na curva Tamburello enquanto liderava. Aquele final de semana também ficou marcado por um acidente de Barrichello na sexta-feira, que o fez ser obrigado a desistir da prova.

Confira algumas fotos daquele GP:

Volta de apresentação
Largada
Nicola Larini, Ferrari 412T1 bate em Ayrton Senna, Williams FW16 na primeira curva
Nicola Larini, Ferrari 412T1 bate em Ayrton Senna, Williams FW16 na primeira curva
Ayrton Senna, Williams FW16, abandona a prova
Rubens Barrichello, Jordan 194-Hart
Ayrton Senna, Williams FW16 Renault
Pódio: vencedor Michael Schumacher, segundo Gerhard Berger, terceiro Rubens Barrichello
Race winner Michael Schumacher, Benetton
Pódio: vencedor Michael Schumacher, segundo Gerhard Berger, terceiro Rubens Barrichello
Ayrton Senna, Williams FW16
Johnny Herbert, Lotus 107C Mugen-Honda
12
Artigo anterior Veja quando Hamilton pode passar Schumacher em vitórias na F1
Próximo artigo Escultura e capacete de Senna são recebidos pelo Papa Francisco no Vaticano

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros