Fórmula 1 GP dos EUA

ANÁLISE: A batalha estratégica de Red Bull x Mercedes em Austin detalhada

Equipe austríaca perdeu a liderança de Verstappen nas voltas iniciais com boa largada de Hamilton, mas recuperou posição nos boxes

Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, arrives on the podium

Max Verstappen conquistou uma importante vitória em sua tentativa de chegar ao primeiro título na Fórmula 1 no domingo, quando a estratégia audaciosa da Red Bull lhe rendeu o triunfo nos Estados Unidos. O holandês e seu rival Lewis Hamilton cravaram a primeira fila do grid para criar uma 'guerra' no Texas no Circuito das Américas - mas se tornou uma das corridas mais estratégicas e atraentes do ano.

O britânico o ultrapassou na subida para a Curva 1, o que fez com que a equipe austríaca não pudesse manter sua vantagem de ritmo de pneu médio. Isso a forçou a chamar Verstappen aos boxes bem antes do esperado em uma tática arriscada - mas recompensadora.

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Então, como Max e Red Bull conseguiram uma estratégia tão ousada e por que a Mercedes não foi capaz de responder?

A equipe alemã teve problemas com seus pneus traseiros durante todo o fim de semana do traçado de Austin, conhecido por ser 'agressivo' aos pneus devido à sua superfície abrasiva e curvas de alta velocidade. Isso leva a altos níveis de degradação, dando aos pilotos um verdadeiro desafio no que diz respeito ao gerenciamento dos compostos.

Parecia que Hamilton tinha feito a parte difícil ao ultrapassar Verstappen no início, mas rapidamente ficou claro que a Mercedes tinha dificuldades. Max notou que Lewis estava escorregando muito e disse que era muito mais rápido ao se mover para um segundo do rival e poder usar o DRS.

Lewis Hamilton, Mercedes W12, Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B

Lewis Hamilton, Mercedes W12, Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B

Photo by: Steve Etherington / Motorsport Images

No entanto, a Red Bull queria assumir o controle da corrida e ganhar posição com o undercut, que é muito poderoso em Austin por causa da alta degradação dos pneus. Isso levou a equipe austríaca a chamar Verstappen aos boxes na décima volta e calçar um novo conjunto de pneus duros, deixando Hamilton isolado na liderança.

Os dados da Mercedes sugeriram que ainda era muito cedo para o pit stop e ela não respondeu imediatamente. O britânico ficou três voltas a mais do que o holandês para ajudar a abrir uma pequena vantagem, mas quando voltou à pista, a Red Bull estava à frente. Verstappen vinha anotando tempos rápidos no setor e sua liderança ficou em mais de seis segundos depois que Hamilton parou no final da volta 13.

Apesar disso, o pneu mais frescos começaram a ajudar Lewis. Seus tempos foram gradualmente ficando menores e a diferença diminuiu, ganhando cerca de meio segundo por volta enquanto Max enfrentava o tráfego.

Quando Hamilton chegou a três segundos do rival, a Red Bull entrou em ação acreditando que era o ponto de perigo para um undercut. Verstappen foi chamado para as boxes no final da volta 29 para proteger sua liderança, mas isso o fez correr 27 com o mesmo conjunto de pneus duros - alguns no pitwall da equipe ainda tinham dúvidas sobre como fazer o trabalho depois de analisar os compostos gastos que saíram de seu carro.

A Mercedes se comprometeu a manter Hamilton de fora, dizendo-lhe para dar seis voltas a mais do que o planejado e assim tentar criar outro delta de pneu. Ele finalmente parou no final da volta 37 e com isso seus pneus estariam oito voltas mais frescos do que os de Verstappen para o stint final.

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, 1st position, takes the chequered flag

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, 1st position, takes the chequered flag

Photo by: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Lewis saiu dos boxes 8s8 atrás de Max, mas rapidamente se aproximou - cerca de mais de um segundo por volta graças à sua borracha nova. Quando a diferença caiu para 2s, Verstappen foi instruído a manter seus pneus traseiros frescos o suficiente para se defender de Hamilton enquanto a Red Bull antecipava um ataque.

A cinco voltas do fim, a diferença se estabilizou. O holandês conseguiu manter seus compostos preservados o suficiente para responder ao ritmo do britânico, que ficou a pouco mais de um segundo atrás, mas com uma pequena ajuda de Mick Schumacher, Verstappen conseguiu utilizar o DRS na volta final e se segurou para garantir a vitória marcante.

Foi o primeiro triunfo da Red Bull em Austin desde 2013, que colocou Max a 12 pontos de Hamilton na liderança do campeonato. No final da temporada, a estratégia ousada da Red Bull nos Estados Unidos pode ter sido crucial para decidir o campeão.

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