Fórmula 1
R
GP da Austrália
12 mar
-
15 mar
Próximo evento em
43 dias
19 mar
-
22 mar
Próximo evento em
50 dias
02 abr
-
05 abr
Próximo evento em
64 dias
16 abr
-
19 abr
Próximo evento em
78 dias
30 abr
-
03 mai
Próximo evento em
92 dias
07 mai
-
10 mai
Próximo evento em
99 dias
21 mai
-
24 mai
Próximo evento em
113 dias
R
GP do Azerbaijão
04 jun
-
07 jun
Próximo evento em
127 dias
11 jun
-
14 jun
Próximo evento em
134 dias
25 jun
-
28 jun
Próximo evento em
148 dias
R
GP da Áustria
02 jul
-
05 jul
Próximo evento em
155 dias
R
GP da Grã-Bretanha
16 jul
-
19 jul
Próximo evento em
169 dias
30 jul
-
02 ago
Próximo evento em
183 dias
R
GP da Bélgica
27 ago
-
30 ago
Próximo evento em
211 dias
03 set
-
06 set
Próximo evento em
218 dias
R
GP de Singapura
17 set
-
20 set
Próximo evento em
232 dias
24 set
-
27 set
Próximo evento em
239 dias
08 out
-
11 out
Próximo evento em
253 dias
R
GP dos Estados Unidos
22 out
-
25 out
Próximo evento em
267 dias
29 out
-
01 nov
Próximo evento em
274 dias
12 nov
-
15 nov
Próximo evento em
288 dias
R
GP de Abu Dhabi
26 nov
-
29 nov
Próximo evento em
302 dias

ANÁLISE: Conta liderar os testes da F1? A história diz que não

compartilhar
comentários
ANÁLISE: Conta liderar os testes da F1? A história diz que não
Por:
26 de fev de 2019 13:47

Nos últimos dez anos apenas uma vez a melhor equipe dos testes se sagrou campeã entre os construtores

A pré-temporada da Fórmula 1 entra em sua segunda e derradeira semana nesta terça-feira, com os carros voltando à pista para a última bateria de treinos antes da abertura do campeonato mundial, na Austrália no dia 17 de março.

Nesta época também todos tentam na medida do possível tirar conclusões dos tempos estabelecidos pelas equipes para descobrir antes da primeira corrida qual carro tem mais potencial por meio da comparação direta. No entanto, como se sabe, testes de inverno são sempre momentos em que os times seguem programas de treinamento bastante diversos.

Leia também:

Correr com diferentes modos de motor, compostos de pneus e níveis de combustível pode mascarar bastante o potencial real de um carro.

E, analisando o passado, nos últimos dez anos o time que liderou a pré-temporada na pista foi o campeão ao final do ano apenas uma única vez, em 2015. Além disso, por quatro vezes a equipe que liderou os testes não ganhou sequer uma prova durante o ano, e por cinco o piloto mais veloz não venceu.

Mas o mais interessante é notar que nenhum dos últimos dez campeões terminou a pré-temporada com o melhor tempo.

O caso mais bizarro da última década foi em 2009, quando uma grande mudança de regulamentos fez embaralhar bastante o grid da categoria. Nos testes a Williams fez o melhor tempo com o japonês Kazuki Nakajima, que não conseguiu sequer um ponto durante a temporada.

Na tabela abaixo você verá os times e pilotos que terminaram a pré-temporada da F1 na frente nos últimos dez anos e como ambos terminaram a temporada em questão.

Relembre os líderes das últimas pré-temporadas da F1:

Ano Melhor time nos testes  Melhor piloto (pos. no mundial) Pos. no fim do ano Campeã de construtores
2009 Williams Kazuki Nakajima (20º, 0 pts.) Brawn GP
2010 McLaren Lewis Hamilton (4º, 240 pts.) Red Bull
2011 Mercedes Michael Schumacher (8º, 76 pts.) Red Bull
2012 Lotus Kimi Raikkonen (3º, 207 pts.) Red Bull
2013 Mercedes Nico Rosberg (6º, 171 pts.) Red Bull
2014 Williams Felipe Massa (7º, 134 pts.) Mercedes
2015 Mercedes Nico Rosberg (2º, 322 pts.) Mercedes
2016 Ferrari Kimi Raikkonen (6º, 186 pts.) Mercedes
2017 Ferrari Kimi Raikkonen (4º, 205 pts.) Mercedes
2018 Ferrari Sebastian Vettel (2º, 320 pts.) Mercedes
Próximo artigo
Giovinazzi lidera primeira manhã de segundo teste da F1

Artigo anterior

Giovinazzi lidera primeira manhã de segundo teste da F1

Próximo artigo

Ex-parceira de times nanicos entra em concurso para câmbio único da F1

Ex-parceira de times nanicos entra em concurso para câmbio único da F1
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Autor Gabriel Lima