Recomendado para você

Michael Fassbender, ator de X-Men e 12 Anos de Escravidão, disputará os 500km de Interlagos da Porsche Cup Brasil

Michael Fassbender, ator de X-Men e 12 Anos de Escravidão, disputará os 500km de Interlagos da Porsche Cup Brasil

Porsche Cup
Porsche Cup
Michael Fassbender, ator de X-Men e 12 Anos de Escravidão, disputará os 500km de Interlagos da Porsche Cup Brasil
F1: McLaren contrata Ella Hakkinen, filha de Mika Hakkinen, para academia de pilotos

F1: McLaren contrata Ella Hakkinen, filha de Mika Hakkinen, para academia de pilotos

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: McLaren contrata Ella Hakkinen, filha de Mika Hakkinen, para academia de pilotos
O que a Mercedes aprendeu com os fracassos anteriores na F1 para 2026

O que a Mercedes aprendeu com os fracassos anteriores na F1 para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
O que a Mercedes aprendeu com os fracassos anteriores na F1 para 2026
Tela da MotoGP mostra números de Diogo Moreira e Toprak para 2026

Tela da MotoGP mostra números de Diogo Moreira e Toprak para 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Tela da MotoGP mostra números de Diogo Moreira e Toprak para 2026
F1 e Pirelli confirmam stints obrigatórios de 25 voltas no GP do Catar

F1 e Pirelli confirmam stints obrigatórios de 25 voltas no GP do Catar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 e Pirelli confirmam stints obrigatórios de 25 voltas no GP do Catar
F1: Steiner critica presidente da Ferrari por "má liderança" após reclamações sobre Hamilton e Leclerc

F1: Steiner critica presidente da Ferrari por "má liderança" após reclamações sobre Hamilton e Leclerc

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Steiner critica presidente da Ferrari por "má liderança" após reclamações sobre Hamilton e Leclerc
Verstappen revela possível rumo da carreira se não tivesse ido à F1

Verstappen revela possível rumo da carreira se não tivesse ido à F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Verstappen revela possível rumo da carreira se não tivesse ido à F1
Com 7º lugar em Valência, Honda sobe no sistema de concessões da MotoGP e 'perde vantagens' para 2026

Com 7º lugar em Valência, Honda sobe no sistema de concessões da MotoGP e 'perde vantagens' para 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Com 7º lugar em Valência, Honda sobe no sistema de concessões da MotoGP e 'perde vantagens' para 2026

ANÁLISE F1: Entenda como Red Bull 'burlou' regras com carro de 2023

Equipe pode ter encontrado brecha no regulamento no que tange ao tempo no túnel de vento e, assim, conseguiu atualizar o modelo RB19; saiba mais

Red Bull Racing RB19 sidepods inlet comparison

Atual campeã de construtores da Fórmula 1, a Red Bull tem menos tempo de túnel de vento que as equipes rivais e, além disso, teve uma restrição extra no que tange ao uso da importantíssima 'ferramenta'.

Por causa da infração ao teto de gastos de 2021, descoberta em 2022, o time taurino tem 10% a menos de tempo de túnel de vento em relação ao pouco que já poderia explorar neste ano em função do título entre as escuderias no ano passado.

O editor recomenda:

De todo modo, a Red Bull construiu um RB19 dominante para 2023 e, com ele, Max Verstappen ruma para o tricampeonato consecutivo na F1, ainda que o holandês tenha sido batido pelo rival britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, na classificação para o GP da Hungria deste domingo.

Em Hungaroring, aliás, a equipe da marca de energéticos tem atualizações, com destaque para um novo conceito de sidepod, além de outras novidades. Mas como o time anglo-austríaco consegue 'renovar' tanto seu RB19 em pleno fim de julho se enfrenta tamanhas restrições de túnel de vento?

Mesmo com tempo limitado para usar tal ferramenta, limitação que também se aplica ao CFD (túnel de vento virtual), a equipe técnica da Red Bull, liderada pelo genial engenheiro britânico Adrian Newey, conseguiu aprimorar o carro através de, ao que tudo indica, uma 'brecha' nos regulamentos.

É o que sugere o jornalista Sam Collins, da F1TV: “A estratégia da Red Bull é muito interessante, eles realmente estudaram o livro de regras detalhadamente e isso fez toda a diferença. Ao alterar o design dos sidepods, eles também modificaram toda a estrutura interna abaixo deles".

"Isso inclui resfriadores, radiadores, trocadores de calor e tudo relacionado ao resfriamento da unidade de potência", seguiu o inglês em análise feita ao serviço de streaming oficial da categoria máxima do automobilismo mundial.

"O interessante é que, de acordo com as regulamentações, ao mudar essas partes e desenvolver novos radiadores e dutos, isso não entra na contagem do tempo alocado para túnel de vento e CFD. Portanto, a equipe teve total liberdade para se aprofundar nesse aspecto”, explicou Collins.

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #239 – O que esperar de Ricciardo em retorno à F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1 discutirá retorno da equalização de motores após questionamento da Alpine/Renault
Próximo artigo F1 AO VIVO: Verstappen e Red Bull fazem história após vitória na Hungria; veja debate

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros