Fórmula 1 GP da Hungria

F1: 'Mal' de novo, Alonso culpa Pirelli por queda da Aston Martin e perda de vantagem da Red Bull

Espanhol também falou sobre o oitavo lugar no grid para o GP da Hungria deste domingo, duas semanas após largar em um discreto nono posto na Inglaterra

Bicampeão mundial da Fórmula 1, o piloto espanhol Fernando Alonso, da Aston Martin, disse que a sua equipe e a Red Bull foram prejudicadas após a mudança da especificação dos pneus da categoria feita pela Pirelli a partir do GP da Grã-Bretanha, em Silverstone.

A construção revisada e mais robusta surgiu da pesquisa para os compostos de 2024 e a Pirelli acelerou a introdução da nova especificação para o fim de semana da Inglaterra a fim de lidar com os níveis crescentes de downforce conseguidos pelas equipes em seus carros já em 2023.

O editor recomenda:

Embora o consenso geral no paddock tenha sido de que a mudança não fez muita diferença na ordem de forças da F1, Alonso está convencido de que ela teve um impacto. "É uma coincidência que, a partir da chegada dos novos pneus da Pirelli em Silverstone, algumas equipes estão com mais dificuldades e outras estão muito felizes com o carro agora. Não somos só nós, acho que a Red Bull foi claramente atingida por esses pneus", ironizou o bicampeão.

"Eles foram os primeiros em todos os treinos classificatórios e em todas as corridas, mas agora não estão nem na pole position. Checo [Pérez, mexicano da Red Bull] está sofrendo para ficar entre os 10 primeiros. Em Silverstone, acho que Max [Verstappen, companheiro holandês de Sergio] estava apenas três segundos à frente de Lando [Norris, britânico da McLaren, na corrida]. Portanto, vejo as coisas um pouco anormais desde Silverstone."

Questionado sobre se suas ideias relativas aos pneus foram motivadas pelo cronômetro ou por suas sensações no carro, ele disse: "Ambos. Acho que você pode sentir o carro um pouco diferente com os pneus. Mas, como eu disse, às vezes é difícil ser neutro".

Fernando Alonso, Aston Martin AMR23

Fernando Alonso, Aston Martin AMR23

Foto de: Michael Potts / Motorsport Images

"Obviamente, não melhoramos muito o carro em comparação com os principais concorrentes. No momento, temos, todas as quintas-feiras, novas peças para todas as equipes. Portanto, agora é muito fácil ver quais equipes estão trazendo mais e mais peças para as etapas."

"Mas, se olhar para a Red Bull, que vinha dominando e neste fim de semana não liderou um treino sequer, além de que em Silverstone ele estava apenas três segundos à frente de Lando... acho que a Red Bull perdeu desempenho desde Silverstone, isso é um fato."

Na classificação deste sábado para o GP da Hungria, Alonso conquistou 'apenas' o oitavo lugar do grid, mas o espanhol se mostrou razoavelmente otimista para a corrida, ainda que tenha admitido que suas esperanças de conseguir um pódio, expressadas ao longos dos últimos dias, sejam baixas.

"Fiquei feliz com o carro", afirmou ao Motorsport.com. "Fizemos algumas mudanças na classificação e me senti bem, me senti rápido. Mas, obviamente, havia sete carros [à nossa frente]. Portanto, acho que, apesar de ter sido uma classificação normal para nós, foi uma classificação excepcional para alguns de nossos principais concorrentes. Portanto, em termos de resultados, não foi um ótimo sábado", encerrou o bicampeão, que celebra 20 anos de sua primeira vitória na F1, na Hungria-2003.

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #239 – O que esperar de Ricciardo em retorno à F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: P***s, Russell e Leclerc 'mandam recado' para Mercedes e Ferrari após quali na Hungria; George larga de P18 e Charles, de P6
Próximo artigo Ricciardo 'abre o jogo' após superar Tsunoda em quali de retorno à F1

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil