Análise

ANÁLISE: Quantas corridas a F1 precisa fazer em uma temporada?

Com o contínuo impacto do Covid-19, a maior parte dos eventos esportivos pelo mundo estão paralisadas no momento

Race winner Charles Leclerc, Ferrari celebrates on the podium with the champagne

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

A Fórmula 1 chegou perto de iniciar sua temporada de 2020, mas acabou cancelando o GP da Austrália horas antes dos carros irem à pista para o primeiro treino livre. Com o contínuo impacto do Covid-19, a categoria está enfrentando agora uma longa espera antes de poder reiniciar as corridas.

As oito primeiras corridas do ano foram adiadas ou canceladas, indo da Austrália para o Azerbaijão, com dúvidas ainda pairando sobre a viabilidade dos GPs marcados para o início do verão no hemisfério norte, em junho e julho.

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Mas, quantas corridas a F1 precisa realizar oficialmente para poder completar um campeonato em 2020?

O CEO da F1, Chase Carey, afirmou na semana passada que ele espera um calendário com 15 a 18 corridas, iniciando em algum ponto do meio do ano, e seguindo até dezembro. Porém, a F1 precisa realizar menos da metade do segundo número para que tenha um campeonato em mãos e um campeão seja coroado.

O número mínimo de corridas necessárias para completar uma temporada é oito, de acordo com o Artigo 5.4 do Regulamento Esportivo. Esse é o mesmo documento que delimita o número máximo de corridas em 22, e foi revisado em 2020 para acomodar a adição de um evento extra ao calendário, com o teto anterior sendo 21.

A outra estipulação que a F1 deve seguir com relação ao seu cronograma e a classificação como campeonato mundial é o Código Esportivo Internacional da FIA. O Artigo 2.4.3.b.i diz que para ser considerado um campeonato mundial, o calendário "deve incluir eventos que ocorram em pelo menos três continentes durante uma mesma temporada".

Um exemplo desse regulamento em ação é que a temporada de 2019-2020 do Campeonato Mundial de Endurance pode ser considerada um Campeonato Mundial porque correu na Europa (Silverstone), Ásia (Fuji, Xangai e Bahrein) e América do Norte (Circuito das Américas).

O chefe da Ferrari, Mattia Binotto, afirmou recentemente que havia uma discussão sobre a possibilidade de uma "super temporada", que seria estendida até janeiro de 2021, além de reduzir os finais de semana de corridas para apenas dois dias.

As equipes já haviam concordado em manter seus carros de 2021 para o próximo ano com a intenção de reduzir custos, se adiantando para o impacto que a pandemia do Covid-19 terá na economia mundial nos próximos meses.

Isso permitiria a eles começar a temporada de 2021 com uma férias menor que a tradicional, já que as equipes não precisariam de tempo para preparar seus novos carros.

No momento, o GP do Canadá ainda está marcado para acontecer em 14 de junho, abrindo a temporada, antes das primeiras corridas europeias na França (28 de junho) e Áustria (05 de julho), apesar de ainda haver dúvidas sobre a viabilidade, já que a crise sanitária não mostra sinais de enfraquecimento pelo mundo.

A organização do GP da Grã-Bretanha confirmou na quarta-feira que eles tomariam uma decisão sobre a viabilidade da prova, marcada para 19 de junho, no final de abril.

Pelo mundo, outros grandes eventos internacionais marcados para o período de junho e junho foram adiados devido à pandemia, como a Eurocopa e a Copa América, além das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio.

Confira como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor pelo mundo

Uma das primeiras aparições do coronavírus no esporte a motor veio com o adiamento da etapa de Sanya, da Fórmula E.
A Fórmula 1 adiou o GP da China pelo mesmo motivo.
Com o crescente aumento de casos do Covid-19, o GP do Bahrein chegou a ser confirmado, mas sem presença de público.
A MotoGP, a maior categoria das duas rodas do mundo, chegou a realizar a primeira etapa no Catar, mas apenas com a Moto2 e Moto3.
Mais tarde, as etapas da Tailândia, Estados Unidos, Argentina, Espanha e França também foram suspensas, com adiamento. No momento, o GP da Itália é o primeiro da temporada
A Fórmula E anunciou a suspensão da temporada por dois meses: os ePrix de Paris e Seul foram suspensos.
O GP da Austrália de F1 estava previsto para acontecer, com presença de público e tudo.
Um funcionário da McLaren testou positivo para o Covid-19 e a equipe decidiu não participar do evento.
Lewis Hamilton criticou a decisão da categoria, dizendo que era chocante todos estarem ali para fazer uma corrida em meio à crise do coronavírus.
Após braço de ferro político entre equipes e categoria, a decisão de cancelar o GP da Austrália veio faltando cerca de três horas para a entrada do primeiro carro na pista para o primeiro treino livre.
Pouco tempo depois, os GPs do Bahrein e Vietnã também foram adiados.
Os GPs da Holanda e Espanha também foram postergados.
Uma das jóias da Tríplice Coroa, o GP de Mônaco, foi cancelado. Poucos dias depois, o GP do Azerbaijão também foi adiado. No momento, o GP do Canadá está marcado para ser o primeiro da temporada, no meio de junho
Para atenuar os efeitos de tantas mudanças no calendário, a F1 decidiu antecipar as férias de verão.
Além disso, FIA e F1 concordaram em introduzir o novo pacote de regulamentos que entrariam no próximo ano, a partir de 2022. Mas, segundo Christian Horner, há um movimento para adiar em mais um ano, para 2023, em preparação ao impacto que o Covid-19 terá na economia mundial
Acompanhando a F1, a F2 e F3 também anunciaram suas primeiras provas como adiadas.
Outras categorias e provas nobres do calendário do automobilismo mundial também foram prejudicadas pelo coronavírus.
As 24 Horas de Le Mans foi adiada para 19 de setembro.
A etapa conjunta entre WEC e IMSA em Sebring foi cancelada.
O tradicional TT da Ilha de Man foi cancelado.
A Indy suspendeu as primeiras corridas em St Pete, Alabama, Long Beach e Austin.
Na teoria, o campeonato de 2020 começa com o GP de Indianápolis, no circuito misto do Indianapolis Motor Speedway.
Ainda não há nada definido sobre as 500 Milhas de Indianápolis.
Na NASCAR, a maior categoria do automobilismo dos EUA, foram realizadas as primeiras quatro provas, mas as atividades só voltarão a partir de 3 de maio, com a etapa de Martinsville no dia 9.
No Brasil, a CBA suspendeu as atividades no país por tempo indeterminado.
A Stock teve que adiar a abertura do campeonato, com a Corrida de Duplas. Etapas do Velopark e Londrina também foram adiadas.
A Porsche Cup realizou apenas sua primeira etapa em Interlagos e aguarda novas diretrizes para retomar o campeonato.
Endurance Brasil, Copa Truck, entre outras competições, também estão paralisadas.
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