Fórmula 1
26 set
-
29 set
Evento encerrado
10 out
-
13 out
Evento encerrado
24 out
-
27 out
Evento encerrado
01 nov
-
03 nov
Evento encerrado
14 nov
-
17 nov
Evento encerrado
R
GP de Abu Dhabi
28 nov
-
01 dez
Próximo evento em
8 dias
Análise técnica de Giorgio Piola
Assunto

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica: como a Mercedes deu a volta por cima no GP do Japão

compartilhar
comentários
Análise técnica: como a Mercedes deu a volta por cima no GP do Japão
Por:
Traduzido por: Vital Neto
18 de out de 2019 11:43

Equipe alemã voltou a superar Ferrari e Red Bull em termo de desempenho aerodinâmico no GP do Japão de F1

A Mercedes alcançou um feito monumental no GP do Japão, tornando-se a primeira equipe na história da Fórmula 1 a conquistar seis Campeonatos Mundiais de pilotos e construtores consecutivos.

Leia também:

O que torna isso impressionante é que o time conseguiu isso em meio a uma sequência de mudanças nos regulamentação, o que mostra poder de adaptação e desenvolvimento a uma variedade de circunstâncias.

Esta temporada não é exceção, pois a Mercedes teve que superar os avanços de seus rivais ao longo do ano.

O progresso de 2019 desacelerou depois das férias de verão, pois a Ferrari experimentou um período de ascensão e desafiou as flechas de prata em circuitos onde não se esperava que os italianos estivessem fortes.

Buscando manter sua trajetória de desenvolvimento ao longo da temporada e voltar a andar na frente da Ferrari, os alemães implementaram uma grande atualização para o GP do Japão.

É importante notar que, embora a Mercedes tenha se empenhado em recuperar terreno em relação à Ferrari, o avanço que vimos das flechas de prata em Suzuka não é algo que pode ser alcançado em curto espaço de tempo, e essa abordagem sempre foi o norte do programa de desenvolvimento do time em 2019.

Embora isso não signifique os alemães não tenham investido recursos para o projeto deste ano em busca de refinar ainda mais o carro.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui. 

Galeria
Lista

Detalhe da asa dianteira

Detalhe da asa dianteira
1/5

Foto de: Giorgio Piola

Os menores detalhes aerodinâmicos costumam ter os efeitos mais profundos no restante do carro, ainda mais quando é uma alteração na asa dianteira. Para o GP do Japão, a Mercedes levou exatamente isso: uma pequena aleta em forma de asa foi adicionada à face externa das extremidades laterais. Isso não apenas jogará um fluxo de ar em forma de vórtice à partir da extremidade da asa - que terá um impacto aerodinâmico a jusante - mas também alterará o gradiente de pressão na superfície da placa final, um fator chave na pressão aerodinâmica.

Antiga lateral

Antiga lateral
2/5

Foto de: Giorgio Piola

O desenvolvimento da região à frente e em torno dos sidepods desta geração de carros tem sido feroz, com as equipes constantemente procurando novas soluções para a área em questão. A redefinição do regulamento deste ano, embora não tenha focado nessa área, fez com que as equipes repensassem constantemente sua abordagem, com cada alteração afetando a cadeia de dispositivos aerodinâmicos. É por isso que, quando vemos uma mudança na frente do carro, como fez a Mercedes no Japão, isso muitas vezes coincide com alterações nas laterais, nas tomadas de ar e na parte traseira do carro também.

Nova lateral

Nova lateral
3/5

Foto de: Giorgio Piola

A Mercedes alterou quase todas as superfícies conectadas ao conjunto de defletores, na seção frontal do piso e ao condicionador de fluxo de ar, enquanto continua a encontrar desempenho aerodinâmico ao lidar bem com a turbulência criada pelas rodas dianteiras.

Análise das mudanças na lateral

Análise das mudanças na lateral
4/5

Foto de: Giorgio Piola

[1] A atualização mais recente cortou a conexão entre painel vertical principal e a aleta horizontal, que antes formavam uma moldura fechada. [2] O painel vertical de entrada foi um dos únicos itens mantido em toda a montagem. [3] A equipe adicionou outra seção horizontal que preencheu a lacuna entre os dois defletores montados sobre o assoalho. [4] O número de tiras de reforço usadas na porção central do defletor foi aumentado de quatro para cinco. [5] A borda do assoalho virada para cima foi remodelada e um elemento em arco foi adicionado acima dela, que fornece um ponto de ancoragem para o painel vertical principal.

Assoalho

Assoalho
5/5

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Uma nova barbatana foi colocada na porção traseira do assoalho, ao lado do pneu traseiro, pois a equipe simplesmente procura redirecionar melhor o fluxo de ar que agora está passando naquela região.

Mercedes não foi única a levar novidades

Praticamente todas as equipes do grid levaram atualizações para o GP do Japão. As mais significativas vieram de Red Bull, Renault e Williams.

No entanto, das três, apenas a equipe francesa deu sinais de ter ganho ritmo em relação aos rivais, pois Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg conseguiram levar os carros da Renault aos pontos e acirrar a briga pela quarta posição no mundial de construtores. Confira todas as atualizações levadas pelas equipes à Suzuka:

Galeria
Lista

Aero details on the Red Bull Racing RB15

Aero details on the Red Bull Racing RB15
1/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Car of Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

Car of Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10
2/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Mercedes F1 AMG W10 technical detail

Mercedes F1 AMG W10 technical detail
3/72

Foto de: LAT Images

Mercedes F1 AMG W10 sidepods detail

Mercedes F1 AMG W10 sidepods detail
4/72

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes AMG F1 W10, detail front wing

Mercedes AMG F1 W10, detail front wing
5/72

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes F1 AMG W10 front wing detail

Mercedes F1 AMG W10 front wing detail
6/72

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes F1 AMG W10 sidepods detail

Mercedes F1 AMG W10 sidepods detail
7/72

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes F1 AMG W10, cover

Mercedes F1 AMG W10, cover
8/72

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes F1 AMG W10, cover

Mercedes F1 AMG W10, cover
9/72

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes F1 AMG W10, rear

Mercedes F1 AMG W10, rear
10/72

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes F1 AMG W10, rear

Mercedes F1 AMG W10, rear
11/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull RB15

Red Bull RB15
12/72

Foto de: Motorsport.com / Japan

Front suspension of Red Bull Racing RB15

Front suspension of Red Bull Racing RB15
13/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front Suspension of Red Bull Racing RB15

Front Suspension of Red Bull Racing RB15
14/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front Suspension of Red Bull Racing RB15

Front Suspension of Red Bull Racing RB15
15/72

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Front wing of Red Bull Racing

Front wing of Red Bull Racing
16/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Red Bull Racing RB15

Front wing of Red Bull Racing RB15
17/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Red Bull Racing RB15

Front wing of Red Bull Racing RB15
18/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Red Bull Racing RB15

Front wing of Red Bull Racing RB15
19/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Red Bull Racing pit stop practice

Red Bull Racing pit stop practice
20/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Red Bull Racing pit stop practice

Red Bull Racing pit stop practice
21/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Red Bull Racing RB15 front detail

Red Bull Racing RB15 front detail
22/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 front detail

Red Bull Racing RB15 front detail
23/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 front detail

Red Bull Racing RB15 front detail
24/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 front detail

Red Bull Racing RB15 front detail
25/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 front detail

Red Bull Racing RB15 front detail
26/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 rear wing detail

Red Bull Racing RB15 rear wing detail
27/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 rear wing detail

Red Bull Racing RB15 rear wing detail
28/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 rear wing detail

Red Bull Racing RB15 rear wing detail
29/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 rear wing detail

Red Bull Racing RB15 rear wing detail
30/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 front detail

Red Bull Racing RB15 front detail
31/72

Foto de: Giorgio Piola

Front Wing of Renault R.S.19

Front Wing of Renault R.S.19
32/72

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Front Wing of Renault R.S.19

Front Wing of Renault R.S.19
33/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front Wing of Renault R.S.19

Front Wing of Renault R.S.19
34/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front Wing of Renault R.S.19

Front Wing of Renault R.S.19
35/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Renault R.S.19

Front wing of Renault R.S.19
36/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Renault R.S.19

Front wing of Renault R.S.19
37/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Renault R.S.19

Front wing of Renault R.S.19
38/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Renault R.S.19

Front wing of Renault R.S.19
39/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Renault R.S.19

Front wing of Renault R.S.19
40/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Renault R.S.19

Front wing of Renault R.S.19
41/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

山本尚貴/Naoki Yamamoto, Scuderia Toro Rosso

山本尚貴/Naoki Yamamoto, Scuderia Toro Rosso
42/72

Foto de: Motorsport.com / Japan

Naoki Yamamoto,Toro Rosso

Naoki Yamamoto,Toro Rosso
43/72

Foto de: Tomohiro Yoshita

Naoki Yamamoto, Toro Rosso STR14

Naoki Yamamoto, Toro Rosso STR14
44/72

Foto de: Motorsport.com / Japan

McLaren MCL34, rear detail

McLaren MCL34, rear detail
45/72

Foto de: Giorgio Piola

McLaren MCL34 rear detail

McLaren MCL34 rear detail
46/72

Foto de: Giorgio Piola

Front wing of McLaren MCL34

Front wing of McLaren MCL34
47/72

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Front wing of Alfa Romeo Racing C38

Front wing of Alfa Romeo Racing C38
48/72

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Front wing of Alfa Romeo Racing C38

Front wing of Alfa Romeo Racing C38
49/72

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Front suspension of Alfa Romeo Racing C38

Front suspension of Alfa Romeo Racing C38
50/72

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Mercedes F1 AMG W10

Mercedes F1 AMG W10
51/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15

Red Bull Racing RB15
52/72

Foto de: Giorgio Piola

McLaren MCL34

McLaren MCL34
53/72

Foto de: Giorgio Piola

Haas F1 Team VF-19

Haas F1 Team VF-19
54/72

Foto de: Giorgio Piola

Engine Cover of Red Bull Racing RB15

Engine Cover of Red Bull Racing RB15
55/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Car of Sergio Perez, Racing Point RP19

Car of Sergio Perez, Racing Point RP19
56/72

Foto de: Giorgio Piola

Car of Sebastian Vettel, Ferrari SF90

Car of Sebastian Vettel, Ferrari SF90
57/72

Foto de: Giorgio Piola

Rear wing of the Red Bull Racing RB15

Rear wing of the Red Bull Racing RB15
58/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Diffuser details on the Red Bull Racing RB15

Diffuser details on the Red Bull Racing RB15
59/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Aero details on the Red Bull Racing RB15

Aero details on the Red Bull Racing RB15
60/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Williams Racing FW42 front wing detail

Williams Racing FW42 front wing detail
61/72

Foto de: Giorgio Piola

Williams Racing FW42 front wing detail

Williams Racing FW42 front wing detail
62/72

Foto de: Giorgio Piola

Toro Rosso STR14 with sensors

Toro Rosso STR14 with sensors
63/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 rear floor detail

Red Bull Racing RB15 rear floor detail
64/72

Foto de: Giorgio Piola

Racing Point RP19 front wings

Racing Point RP19 front wings
65/72

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes AMG F1 W10 front detail

Mercedes AMG F1 W10 front detail
66/72

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes AMG F1 W10 front detail

Mercedes AMG F1 W10 front detail
67/72

Foto de: Giorgio Piola

Ferrari SF90 diffuser detail

Ferrari SF90 diffuser detail
68/72

Foto de: Giorgio Piola

Ferrari SF90 rear detail

Ferrari SF90 rear detail
69/72

Foto de: Giorgio Piola

Steering wheel of Red Bull Racing RB15

Steering wheel of Red Bull Racing RB15
70/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Renault R.S.19

Front wing of Renault R.S.19
71/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Aero on Renault R.S.19

Aero on Renault R.S.19
72/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

Próximo artigo
VÍDEO: Galvão relembra narração em comercial de Kichute “do fundo do baú”

Artigo anterior

VÍDEO: Galvão relembra narração em comercial de Kichute “do fundo do baú”

Próximo artigo

GALERIA: Após aprovação de mudança de nome, veja todos os carros da história da Toro Rosso

GALERIA: Após aprovação de mudança de nome, veja todos os carros da história da Toro Rosso
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Equipes Mercedes Compre Agora
Autor Matthew Somerfield